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O consumidor passou a ter hábitos mais digitais, com isso, as empresas reagiram passando a direcionar mais investimento ao mundo do e-commerce. Se você se encaixa neste cenário, este post é para você!

 

De acordo com a Adyen, foram 5 milhões de novos consumidores digitais só na América Latina desde o início do ano. Isso quer dizer que quem nunca tinha comprado online antes, passou a comprar.

 

Também de acordo com a mesma empresa, de janeiro para maio, o e-commerce cresceu 60%, representando hoje 5,8% do varejo brasileiro. Até o fim do ano, a taxa deve bater os 8%. Essa penetração já é muito maior em países como a China (30%), Inglaterra (20%) e Estados Unidos (15%).

 

Tudo isso mostra um grande crescimento do e-commerce brasileiro, algo que mostra o quanto pode ser vantajoso criar uma loja virtual para vender pela internet. Continue lendo para conferir as melhores dicas para você criar a sua loja virtual para vender pela internet!

Crie um plano de negócio para a sua empresa

Sabemos bem como a animação e ansiedade para criar uma loja virtual faz com que fiquemos com muita vontade de simplesmente contratar um plano, criar a loja virtual e colocar produtos para vender pela internet, sem construir um plano de negócio. Pare, respire fundo, e não faça isso!

 

Por quê? Se você simplesmente pega a primeira ideia e começa a vender pela internet o primeiro produto que veio à cabeça, significa que não pensou em um modelo de negócio, não se preparou para possíveis problemas de logística, e nem separou as ideias da melhor forma possível.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

 

Ao criar um plano de negócio, ao longo prazo, você economiza duas coisas importantíssimas para qualquer pessoa que está planejando empreender na internet: tempo e dinheiro.

 

Tempo, porque já consegue identificar potenciais problemas e desafios que poderiam atrasar suas operações por dias ou meses. E dinheiro, pois consegue identificar o mercado em que você estará inserido, e assim realizar um planejamento estratégico feito sob medida para seus produtos e público.

 

Portanto, é essencial criar um plano de negócio antes de criar uma loja virtual para vender pela internet!

Escolha uma plataforma de e-commerce de qualidade

Com certeza não é necessário dizer que para criar sua loja virtual, você precisa de uma plataforma de e-commerce de qualidade. Porém, você sabe o que é realmente uma boa plataforma de e-commerce?

 

Um boa plataforma de e-commerce funciona como uma ferramenta para fazer as operações do processo de criar uma loja virtual e vender pela internet, ela desempenha funções como cadastrar todos os seus clientes, registrar inúmeros produtos, gerenciar preços de produtos e emitir boletos.

 

Uma plataforma de e-commerce é justamente a casa da sua empresa online, diferente de vender em redes sociais e marketplaces, a plataforma deve se ajustar ao seu nicho de vendas e tamanho do negócio, acompanhando também o crescimento da sua marca.

 

Baixe o maior comparativo das plataformas de e-commerce SMB do Brasil para criar uma loja virtual!

 

Na hora de escolher uma plataforma de e-commerce para criar uma loja virtual para vender pela internet, você deve procurar por uma que oferece as funcionalidades necessárias para o bom funcionamento do seu negócio online, principalmente, um que seja confiável e esteja disposta a sempre lhe ajudar com suporte. Veja se o atendimento é rápido e eficiente, que esteja disposto à ajudar você a criar sua loja virtual e a escalar suas vendas.

 

Além disso, antes de contratar uma plataforma, verifique o histórico da empresa, há quanto tempo ela está no mercado e se há reclamações ou problemas judiciais com ela.

 

É recomendado que a plataforma de e-commerce tenha uma área de gestão de temas com vários temas gratuitos para você personalizar completamente sua loja virtual com facilidade e liberdade.

 

Uma boa plataforma é importante para dar robustez e apoiar o crescimento do seu negócio. Com estes cuidados, você poderá criar uma loja virtual para vender pela internet com sucesso.

Invista tempo na hora de definir o layout da loja

Primeiramente, defina as cores da sua loja virtual. As cores afetam o psicológico de quem as olha, principalmente no design para e-commerce. Isso faz com a escolha da paleta de cores do layout da sua loja virtual seja muito importante.

 

Para obter melhores resultados com o layout da sua loja virtual, o melhor a ser feito é testar diversas cores buscando encontrar uma paleta adequada para criar uma loja virtual.

 

Lembrando que as cores usadas no layout do seu e-commerce devem ter relação com as cores institucionais da sua marca para fugir da identidade visual da empresa.

 

Outro ponto essencial é o design responsivo. Seu design para e-commerce deve ser compatível com todos os modelos de navegadores e sistemas operacionais do mercado. Caso contrário, ele não carregará ou não funcionará corretamente, prejudicando a experiência do usuário e, provavelmente, não irá aumentar conversões.

 

Um bom design para e-commerce pode trazer muito mais resultados do que você imagina e, principalmente, pode lhe ajudar a aumentar suas vendas!

 

Além disso, se a sua loja virtual estiver confusa, os internautas sairão rapidamente da página e procurarão os sites concorrentes. Portanto, os produtos devem estar separados por categorias como marcas, gêneros, idades e características de produto, para facilitar a procura e oferecer formas simples de filtrar as informações.

 

A descrição dos produtos também é importante para mostrar a usabilidade, diferenciais, especificações técnicas, preços, formas de pagamento, entre outras informações. Ao criar sua loja virtual e suas próprias descrições dos produtos, você gera conteúdo relevante e ainda se beneficia nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

 

Para criar uma descrição de produto eficiente para o seu e-commerce, adote um tom de voz que conquiste o público durante a leitura da descrição dos produtos, escreva o que o cliente realmente que saber e tente tirar todas as possíveis dúvidas.

 

Fazer um teste A/B do layout da loja virtual é ótimo para saber o que está e o que não está funcionando no seu site. Você pode testar basicamente todos os elementos que compõem a página e que podem afetar o comportamento e as ações do cliente.

 

Ele é perfeito na hora de criar sua loja virtual pensando no layout, você pode testar cor e posicionamento dos botões call to action, imagens, banners, textos, links e muito mais!

 

Mesmo após terminar de criar sua loja virtual para vender pela internet, é sempre necessário ficar de olho nas atualizações e tendências do mercado. Só assim você terá certeza que o layout da sua loja virtual está de acordo com o design para e-commerce ideal.

 

Além disso, é sempre de bom investir em inovação e na busca de novos recursos e funcionalidades que ajudarão a tornar a experiência de compra do seu cliente mais completa, aumentando a satisfação e provavelmente o tornando um cliente fidelizado.

 

É preciso sempre observar as métricas da sua loja virtual a fim de identificar melhorias no design para e-commerce que devem ser tomadas. Além do mais, apenas assim você terá conhecimento de como o seu mercado anda atuando e como você poderá estar sempre um passo a frente dos seus concorrentes em relação ao layout.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
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