Já parou para pensar o quanto você pode aprender com os maiores sites de e-commerce do mundo? As empresas referências no setor têm trajetórias que servem de inspiração, com excelência em processos e inovação em várias áreas.

 

Para ter sucesso com uma loja online não basta apenas vender bons produtos com preços competitivos. Hoje, o cliente dá valor a outras coisas que precisam ser cumpridas, desde o marketing até a entrega de suas compras.

 

Pronto para aprender com os melhores? Este post vai mostrar os maiores e-commerces do mundo e mostrar como eles cresceram. Confira!

Amazon

Referência em e-commerce, a Amazon é uma gigante americana que entrega para o mundo todo, vendendo de tudo que você possa imaginar: desde livros até ferramentas. O respeito e a valorização que ela tem com o cliente são fatores que a diferenciam dos demais.

 

Foi sob esse pensamento que, no início de suas atividades, a loja investiu em logística, contratando profissionais das mais diversas áreas para potencializar a sua capacidade de entregas, que hoje é um diferencial e tanto da loja. Atualmente, 43% das compras online nos EUA são feitas na Amazon. Isso explica muita coisa, não é mesmo?

Alibaba

O Alibaba hoje é o grupo que detém as empresas de e-commerce mais lucrativas do mundo, à frente de gigantes como o eBay. O seu dono é um chinês, Jack Ma que, desde a fundação de seu negócio, em 1999, vem demonstrando grande habilidade para conduzir a empresa, especialmente atendendo às necessidades da população do seu país de origem.

 

Essa preocupação fez com que ele soubesse aproveitar os gaps do mercado. Na China, à época de 2004, quase ninguém tinha cartão de crédito. Para resolver esse problema e conseguir vender em seu site, ele criou o AliPay, um serviço de pagamentos online nos moldes do PayPal.

 

Hoje, sua empresa detém sites que vendem produtos com fabricação nacional para pequenos comerciantes ao redor do mundo, por custos baixíssimos. O Alibaba está, atualmente, a frente de 63% das vendas online em território chinês.

Otto

Otto é um dos e-commerces, nos formatos dos dois concorrentes citados acima, de maior sucesso na região da Europa. Desde 1995 no mercado, ele tem se destacado na venda de produtos de moda, esportivos e eletrodomésticos. A empresa atua em cerca de 50 países do velho continente.

 

Um de seus diferenciais é conseguir uma boa segmentação para o seu público por meio de campanhas de marketing, especialmente nas redes sociais. Essa estratégia gera uma ótima proximidade com o consumidor, que consegue enxergar a credibilidade na marca.

 

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Walmart

A gigante varejista chegou ao Brasil em 1995 e, em 2008, lançou o seu e-commerce por aqui. A grande oferta de produtos em um ambiente online muito confortável e que proporciona uma ótima experiência ao usuário, inclusive no uso em smartphones e tablets, foi um dos grandes segredos do seu sucesso durante os últimos anos.

 

Recentemente, o Walmart anunciou que adotará o modelo de marketplace, ou seja, limitará sua loja online a vender produtos de outros varejistas. Entretanto, essa estratégia não muda em nada para o consumidor final, muito pelo contrário. Assim, o Walmart será capaz de oferecer ainda mais produtos, crescendo sua margem de lucros e ganhando mais força no cenário nacional.

JD

A JD é uma das grandes concorrentes do grupo Alibaba na China. Ela é um e-commerce nos mesmos moldes, e que vende basicamente o mesmo tipo de produtos. Seu crescimento é tão grande que, em 2016, ela comprou o Walmart na China, expandindo ainda mais as suas atividades online.

 

A grande inovação da JD foi o lançamento do produto Jingteng Plan, uma solução aos comerciantes de pequeno e médio porte que desejam promover suas marcas. Esses serviços oferecem estratégias de marketing e divulgação, para captação de mais público e estabelecimento de negócios no mercado.

 

Deu para entender algumas das estratégias de sucesso dos maiores sites de e-commerce do mundo, não é mesmo? Usando um pouco dessa experiência, sua loja online tem tudo para crescer.

 

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