Como vender nos marketplaces: Extra, Casas Bahia e Ponto Frio

Se você procura saber como vender nos marketplaces do grupo Via Varejo: Extra, Casas Bahia e Ponto Frio, você está no post certo!

O processo de venda na Via Varejo marketplace é muito similar a outros marketplaces no Brasil. Ou seja, não é muito complicado e não tem tanta burocracia.

Nesse post, você vai conferir o passo a passo completo para vender no Extra, Casas Bahia e Ponto Frio. Então leia até o final!

Você sabia que o grupo Via Varejo marketplace, composto pelos marketplaces mais conhecidos pelos brasileiros: Casas Bahia, Pontofrio e Extra, possui mais de 60 milhões de visitas todo mês?

Pois é! Toda pessoa que está começando a entrar no mundo do e-commerce e vendas online expressa vontade em vender nos marketplaces Casas Bahia, Pontofrio e Extra. Afinal, quem nunca acessou um desses sites, não é mesmo?

Então, levando em consideração todas as vantagens que sua empresa pode obter vendendo na Via Varejo marketplace, tenho certeza de que já está com curiosidade para saber como vender nestes marketplaces, certo?

Sendo assim, descubra o passo a passo completo (com dicas) para vender no grupo Via Varejo marketplace:

 

1- Se cadastre

O primeiro passo é acessar o site do grupo Via Varejo marketplace para poder cadastrar a sua loja virtual.

Você pode usar esse link aqui e preencher o formulário.

 

 

Para realizar o cadastro e dar início à parceria, é necessário informar o CNPJ da sua loja e seu e-mail. Assim, faremos a validação das informações para seguir com as etapas de aceite do contrato e integração da loja.

Para fazer o cadastro, é preciso ter alguns dados da sua empresa em mãos, como:

  • E-mail;
  • CNPJ;
  • Informações de contato.

Caso prefira, é possível enviar um e-mail diretamente para [email protected]

Depois de feito o seu cadastro, é preciso aguardar enquanto a análise dos dados é feita. Segundo a própria Via Varejo marketplace, esse processo leva apenas alguns minutos.

Quando o seu cadastro for aprovado, seu acesso ao marketplace será liberado por meio de login e senha.

 

2- Acesse sua conta e integre sua loja virtual

Com o seu acesso ao seu cadastro na Via Varejo marketplace liberado, você já pode utilizar seu integrador de marketplace para transferir seus produtos da loja virtual e estruturar sua conta nos marketplaces Extra, Casas Bahia e Ponto, por exemplo.

Para isso, é essencial que a sua plataforma de e-commerce esteja integrada com Hubs de integração que integram com a Via Varejo marketplace.

Mas, caso ainda não tenha uma loja virtual com todos os seus produtos cadastrados, você pode criar seus anúncios nos marketplaces manualmente. A equipe do Via Varejo Marketplace dará todas as instruções para que os lojistas consigam configurar os produtos na loja de forma rápida e fácil.

  • Importante: todos os produtos anunciados estarão disponíveis tanto no site das Casas Bahia quanto do Ponto e do Extra.

 

Leia este post e aprenda mais sobre o Marketplace, suas características e importância para o e-commerce!

 

3- Cadastre seus produtos

Existem 3 formas para anunciar os produtos da sua marca no Via Varejo marketplace. Veja abaixo qual o melhor método para você:

 

Cadastro Individual

A primeira opção é cadastrar os produtos individual e manualmente. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o painel do Via Varejo marketplace.
  2. Em seguida clique em “Catálogo >> Produto >> Inclusão”.
  3. No campo “Buscar”, você deve procurar o produto que você quer cadastrar. É possível selecionar “Cadastre um novo”, caso você não encontre o item na lista.

 

Importação de planilha

É possível também cadastrar vários produtos de uma vez só usando a importação de planilha. Para isso, o lojista precisará abrir um chamado no suporte e respeitar todas as orientações descritas aqui.

 

Integração via hub

Por meio da API do Via Varejo marketplace, existem plataformas que permitem que você cadastre seus produtos rapidamente ou importe de algum outro marketplace ou loja virtual.

Um exemplo de ferramenta para você usar para fazer essa integração é a ANYMARKET.

Agora com todos os produtos cadastrados, está na hora de começar a vender!

 

Vender em um Marketplace pode ser ótimo para seu negócio mas é preciso estar atento às suas vantagens e desvantagens. Saiba aqui!

 

4- Venda seus produtos!

Depois de se cadastrar com sucesso no Via Varejo marketplace e criar os anúncios dos produtos da sua marca, é hora de finalmente começar a vender online!

Antes de tudo, é preciso estar ciente de alguns detalhes essenciais sobre as vendas online no Via Varejo marketplace. Veja bem, é de responsabilidade do lojista parceiro:

  • Questões referentes à logística;
  • Emissão de notas fiscais para os produtos vendidos;
  • Atendimento ao cliente.

Agora, vamos às melhores dicas para você vender mais pelo Via Varejo marketplace! Se você deseja ter sucesso nas vendas online, é fundamental se atentar a alguns fatos.

Lembre-se que, por se tratar de uma venda online, o consumidor não poderá tocar no produto ou vê-lo de perto, muito menos, testá-lo. Sendo assim, será preciso criar a melhor experiência do cliente para você ter sucesso nas vendas no Via Varejo marketplace.

 

Faça um título chamativo

Na Via Varejo marketplace, os títulos dos produtos deverão seguir a seguinte estrutura:

  • Nome do Produto | Marca | Características | Cor

Exemplo: Liquidificador Philco PH900 12 Velocidades 1200W – Preto

 

 

A cor só precisará ser mencionada no título quando não existir variações do produto por esse critério. Portanto, se a mesma cafeteira estivesse disponível nas cores preta, vermelha e inox, por exemplo, o ideal seria não mencionar a cor e indicar as opções na parte de variação do produto (agrupamento).

 

Use imagens de qualidade

A foto é o primeiro, e principal, contato que o cliente terá com o produto da sua marca. Caso ela não seja boa e não valorize a mercadoria em questão, você perderá vendas.

Quanto mais fotos, melhor. Aproveite para tirar fotos em vários ângulos diferentes, capriche na iluminação, no cenário de fundo e artifícios que possam compor também.

Se puder, procure também produzir vídeos de review dos seus produtos. As pessoas sentem mais confiança em comprar online vendo vídeos desse modo.

 

 

Os formatos de imagem aceitos na Via Varejo marketplace são JPG, JPEG e PNG (sem camadas). A resolução mínima da foto precisa ser de 600 x 600 pixels, mas para que o zoom esteja disponível a imagem deverá ter uma resolução superior à 1000 x 1000 pixels.

É preciso cadastrar ao menos uma imagem do produto, com qualidade profissional e preferencialmente em fundo branco. É importante que o item seja visto de forma completa na imagem principal. Se desejar apresentar algum detalhe do produto, é possível (e até recomendado) adicionar mais fotos adicionais.

 

Capriche na descrição do produto

A descrição do produto no Via Varejo marketplace fará o papel do vendedor tradicional. Logo, esse é o espaço que você terá para realçar as qualidades da sua mercadoria e, principalmente, quebrar as objeções dos consumidores.

Por mais que esse cenário venha mudando nos últimos anos, infelizmente muitas pessoas ainda sentem-se inseguras na hora de comprar pela internet. Então, se você conseguir descrever o seu produto da forma mais completa possível, você aumenta a confiança nas pessoas para que elas finalizem a compra.

 

 

Ainda nas descrições, procure tentar resolver todas as possíveis dúvidas que os interessados possam ter. Assim, você economiza o tempo em atendimento ao cliente e ainda melhora a experiência das pessoas!

 

Estrutura mercadológica

A estrutura mercadológica na Via Varejo marketplace deve informar:

  • Departamento – Categoria – Subcategoria.

Um exemplo seria:

  • Departamento: Telefone & Celular
  • Categoria: Smartphones
  • Subcategoria: Android

Esse cadastro será importante para que o cliente encontre seu produto caso acesse a página do departamento, categoria e subcategoria do produto.

A ficha técnica deverá ser objetiva, contendo apenas as informações básicas do produto.

 

Ofereça diferenciais

Muitas vezes, o que pode fazer com que o consumidor decida pelo seu produto e não pelo do concorrente é alguma vantagem que você oferece, ainda que pequena. Ter diferenciais é o que fará sua marca vender no Via Varejo marketplace!

Por isso, ofereça pequenos bônus, como frete grátis, brindes ou desconto na compra de mais de um produto. Isso faz toda a diferença!

 

Atendimento ao cliente

Relacione-se bem com os consumidores que acessam à sua loja no Via Varejo marketplace. A venda se dá pelo relacionamento que você constrói com o seu público assim que ele entra em contato com você. Então, seja atencioso, tenha um atendimento ágil e boa vontade para atender. Além disso, mantenha esse empenho no pós venda também para fidelizar seus clientes!

 

Se você chegou a conclusão de que existe algo errado com a qualidade no atendimento ao cliente da sua empresa, essas 5 dicas certamente irão te ajudar bastante!

 

Seguindo estes passos, será fácil fazer um bom cadastro de produto na Via Varejo marketplace, facilitando a aprovação de seu cadastro e engajando mais clientes a comprarem com você!

Caso você tenha mais dúvidas sobre como vender nos marketplaces Extra, Casas Bahia e Ponto Frio (que agora é Ponto), você pode acessar esse link.

Espero que esse post tenha te ajudado a atender melhor como vender no Via Varejo marketplace. Agora é só colocar essas dicas em prática!

Já fizemos um post aqui no blog sobre as vantagens que seu negócio pode ter vendendo na Via Varejo marketplace. Você pode ler o post completo clicando aqui embaixo:

Boa sorte e boas vendas!

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais