fbpx

Já faz um tempo desde que o Facebook anunciou seu novo serviço dentro da plataforma: o Facebook Marketplace – ou seja, agora, além de você visualizar as novidades dos seus amigos e compartilhar o que lhe interessa em seu feed, você também pode comprar e vender seus produtos, sem muita dificuldade. O que antes ficava restrito apenas a grupos específicos, agora ganhou um novo ambiente exclusivo dentro do Facebook.

 

O Facebook Marketplace funciona de maneira gratuita e é possível descobrir e pesquisar produtos à venda em regiões próximas, através da geolocalização, ou buscá-los também por categorias ou produtos específicos.

 

Lembrando que as transações de valores e/ou entrega não são feitos pelo Facebook, sendo total responsabilidade do anunciante definir as opções de pagamento, troca e entrega, assim como acontece na OLX, por exemplo. As mensagens entre o anunciante e o comprador são realizadas de forma privada, através do Facebook Messenger.

 

Quer saber mais sobre o Facebook Marketplace, como ele funciona, como comprar e vender dentro dele? Então, continue acompanhando este post!

Como funciona o Facebook Marketplace?

Para começar a utilizar o Facebook Marketplace, seja para comprar ou para vender, você não precisará baixar nenhum aplicativo extra, tudo funciona dentro do aplicativo do Facebook.

 

Para acessar o Marketplace é bem simples: basta clicar no ícone localizado na barra principal do facebook, juntamente com os ícones de notificação, feed, grupos e vídeos. Em iOS esta barra fica na área inferior, em Android, esta barra fica na área superior.

 

 

Agora, caso queira acessar o Facebook Marketplace através do computador, acesse o site da Facebook e, na lateral esquerda da tela, clique em “Marketplace”.

 

Pelo computador, além de você conseguir fazer pesquisas por produtos específicos e categorias, conforme dito anteriormente, também conseguirá definir um valor mínimo e máximo, além da abrangência clicando no botão “Em 40 milhas”.

 

 

Uma vez dentro do Marketplace você poderá pesquisar produtos clicando na barra de busca, onde você também achará “Atalhos” criados pelo próprio Facebook Marketplace. Estes atalhos são as categorias, que vão desde veículos até locações, móveis, roupas, acessórios, calçados, eletrônicos, classificados, hobbies, empregos e muito mais!

 

Agora, voltando para a página principal do Facebook Marketplace você verá balões com “Vender”, “Local”, “Veículos”, “Locações”, e “Mais”, que nada mais são do que os mesmos atalhos citados anteriormente mas de acesso mais rápidos.

 

Ao lado destes balões você verá um ícone com um usuário. É clicando neste ícone que você terá acesso ao seu Perfil de Marketplace, localização, caixa de entrada, seus classificados, caso esteja vendendo algo, seus produtos salvos e atividades recentes dentro do Facebook Marketplace.

Como vender no Facebook Marketplace?

Agora que você já sabe como funciona o Facebook Marketplace, vamos botar a mão na massa?

 

Você pode começar a vender no Marketplace do Facebook através do celular e também do computador. Veja como funciona em cada local:

Através do computador

Passo 1: Acesse a aba de Marketplace do Facebook e depois clique no botão “ + Vender um item”, no canto lateral esquerdo da tela.

 

Passo 2: Selecione o que você está anunciando: Um item, veículo ou imóvel.

 

Passo 3: Se você escolheu a opção “Item à venda”, precisará definir a categoria em que o item se insere, qual o item à venda, o valor, localização, descrição e fotos. Feito isso, selecione o seu público e grupos.

 

Se você escolheu a opção “Veículo para venda”, precisará informar o fabricante, modelo, ano, acabamento, milhagem, se possui transmissão automática ou não, qual o valor, localização, descrição e fotos.

 

Agora, se você escolheu a opção “Imóvel para locação” precisará enviar as fotos do imóvel além de dar mais detalhes do imóvel para alugar, como por exemplo o tipo (casa, apartamento, loft, etc.), endereço, número de quartos e banheiros, descrição, preço por mês e, caso queira, metros quadrados, impostos, taxa de condomínio, se é mobiliado ou não, quantidade de vagas de estacionamento e se aceita cães e gatos.

 

Passo 4: Após inserir as informações do seu anúncio, clique em “Publicar” para que ele fique ativo dentro do Facebook Marketplace.

Através do Celular

Para vender no Marketplace do Facebook através do celular não há muita diferença para através do computador. Siga estes passos:

 

Passo 1: Acesse o aplicativo do Facebook e depois clique no ícone do Marketplace no menu principal.

 

Passo 2: Clique no ícone de usuário no canto superior esquerdo e depois no botão “Criar novo classificado”.

 

Passo 3: Defina o tipo de anúncio que deseja: Venda de itens ou veículos, imóveis para locação ou emprego.

 

Passo 4: Siga os mesmos passos ditos anteriormente, no passo de número 3 de como vender no Marketplace do Facebook através do computador.

 

Caso queira anunciar uma vaga de emprego basta clicar em “Empregos” e preencher todos os dados necessários e depois clicar em “Publicar”.

 

Pronto! Agora basta aguardar as propostas e ficar atento às mensagens com ofertas ao seu anúncio.

 

Powered by Rock Convert

Plataforma de E-commerce vs Facebook Marketplace

Apesar de ser muito simples, rápido e fácil vender seus produtos no Facebook Marketplace e em qualquer outro Marketplace, não podemos ignorar o fato de que ainda assim, existem algumas desvantagens, como por exemplo, aquele público que está navegando na plataforma não é seu e muito provavelmente nem mesmo notará a sua loja e marca na hora em que estiver realizando a compra. Por isso, é sempre importante que você considere a opção de, além de vender em Marketplaces, também possuir sua loja virtual própria, não gerando a tão famosa – e ruim – dependência.

 

Está na hora de dar o primeiro passo e finalmente criar sua loja virtual!

 

Por exemplo, se o Marketplace que você atualmente utiliza para realizar suas vendas decidir simplesmente encerrar as suas atividades, não só você como todos os anunciantes que dependem exclusivamente deste canal de vendas sofrerão perdas.

 

Além disso, quem está anunciando em Marketplaces deve ter em mente que a qualquer momento poderá acontecer mudanças de regras, aumento de taxas, porcentagem sobre suas vendas e outras situações que poderão acabar pesando em seu bolso, de maneira inesperada.

 

Pensando nisso, é sempre importante ressaltar a importância de se ter uma loja virtual caso o Marketplace que você utiliza mudar as regras, venha a fechar e etc. Uma vez que você tenha sua loja virtual, este tipo de situação não lhe prejudicará tanto quanto se não tivesse.

 

Powered by Rock Convert

Como comprar no Facebook Marketplace?

Para quem já está acostumado a navegar em aplicativos de compra e venda como OLX, Mercado Livre e Enjoeei, não há muita dificuldade – a plataforma é simples e intuitiva.

 

Busque os produtos que lhe interessa, navegue pelas categorias, defina filtros de preço e, se gostar de alguma oferta salve nos seus favoritos, compartilhe com seus amigos ou envie uma mensagem ao vendedor para poderem negociar a entrega e o valor.

 

Viu como é simples comprar e vender no Facebook Marketplace? Deixe a sua opinião nos comentários!

 

Além disso, não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: TwitterFacebookInstagram e YouTube.


Comentários

Comentários

Luana Pina
Sou Designer Gráfico, responsável por Elaborar e Administrar os Conteúdos das Mídias Socias da Empresa iSET - Internet, Soluções e Tecnologia e, nas horas vagas, praticante de Hipismo.
Post criado 14

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo