Assim como no Dia das Mães, Black Friday, Dia do Consumidor e outras grandes datas comemorativas no ano, o Dia dos Pais também requer atenção por parte dos lojistas e empreendedores, tanto no ambiente físico quanto no digital.

 

Quando pensamos nestas datas a primeira coisa que vêm à mente são preços baixos, descontos exclusivos e ofertas especiais. É claro que a precificação é um dos fatores mais críticos para este dia, entretanto, você não deve contar apenas com a guerra de preços para conquistar consumidores e fazer com que escolham seu negócio dentre tantas opções.

 

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Especialmente no mercado de e-commerce, onde comparar preços já é natural para o consumidor moderno, é necessário apresentar diferenciais e agregar valor à experiência de compra para aumentar suas chances de conversão. Por isso, confira como alavancar seu atendimento online para o Dia dos Pais e descubra quais ferramentas podem ajudá-lo nesta estratégia.

Gere expectativa através de todos seus canais

O primeiro passo para ter sucesso no Dia dos Pais é gerar expectativa, ou seja, alertar os clientes e leads já cadastrados em sua base sobre as novas promoções que estão por vir. 

 

Além do e-mail marketing, anúncios nas redes sociais ou mesmo uma campanha de remarketing, você também pode chamar atenção sobre esta data especial a partir de seus canais de atendimento, como o telefone ou chat online.

 

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Nas semanas antecedentes ao Dia dos Pais, ao cadastrar leads não qualificados para venda durante as sessões de atendimento, peça para que retornem assim que as promoções estiverem vigentes. Isso pode ajudá-lo a reter o consumidor e evitar que o mesmo compre da concorrência.

 

E claro, segmente sua base de leads e não deixe de entrar em contato caso algum produto que já tenham demonstrado interesse entre em promoção. 

Alavanque o atendimento online com um chat online

Agora que seus clientes sabem que precisam checar suas ofertas nesta data, está na hora de reforçar o atendimento online para o Dia dos Pais e, para atingir os melhores resultados, você precisará de um chat online em sua página.

 

É verdade que o e-mail e telefone têm seus papéis durante datas comemorativas, entretanto, o chat online é o canal de atendimento preferido pelo consumidor digital e apresenta um índice de satisfação de 73% por parte dos clientes, como aponta esta pesquisa da Invesp.

 

Seus prospects não irão esperar receber retorno por e-mail caso tenham dúvidas ou encontrem problemas durante a jornada de compra e, considerando o aumento do tráfego em seu e-commerce, suas linhas telefônicas podem ficar congestionadas, gerando frustração para os novos clientes em potencial.

 

Enquanto isso, o chat otimiza a eficiência de sua equipe ao permitir que representantes atendam múltiplas sessões simultaneamente, além de apresentar o menor tempo de resposta e estar disponível diretamente de dentro da loja, o que ajuda a aumentar suas chances de retenção e a converter visitantes através do funil de vendas.

Prepare sua abordagem

O convite proativo é um dos principais recursos de uma excelente ferramenta de chat online. Com ele, você poderá revolucionar seu atendimento e sair de um posicionamento reativo, onde o visitante deve tomar a iniciativa e buscar seus canais de suporte quando precisarem de ajuda.

 

Com este recurso, é você que inicia as conversas através de mensagens personalizadas enviadas automaticamente por um pop-up da janela de chat em sua página. Se você já possui um chat online com convites pro-ativos, não deixe de configurar mensagens exclusivas para esta data especial.

 

Chame atenção para diferenciais como seu programa de fidelidade ou sua estratégia de frete bonificado para esta data.

 

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Esteja disponível e preparado para atender

Em data como estas, o esperado é que você consiga atrair não apenas clientes ou leads já cadastrados, mas também novos visitantes que ainda não conheciam sua marca.  Exatamente por isso, é importante reforçar seu tempo disponível e estar preparado para atender da melhor forma possível.

 

Seus horários de pico podem ser completamente diferentes durante o Dia dos Pais ou outras datas comemorativas. Portanto, considere oferecer atendimento 24 horas durante o período de promoções para garantir que não estará perdendo oportunidades de venda quando a equipe não estiver disponível.

 

Caso realmente esteja esperando um enorme fluxo de visitantes, talvez seja necessário redirecionar seus colaboradores para o atendimento ao cliente, reforçando a equipe de suporte e evitando que fiquem sobrecarregados.

Trabalhe o Up-sell e Cross-sell

Estas duas estratégias, quando aplicadas à um atendimento ao cliente de qualidade, podem realmente se tornar o “empurrãozinho” adicional que o consumidor precisa para tomar sua decisão de compra.

 

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Elas podem ser implementadas no atendimento online, via telefone, chat online ou mesmo diretamente a partir de elementos em uma página de produto otimizada para conversões. Ambas táticas visam aumentar o valor do ticket médio, uma das principais métricas que você precisa acompanhar em seu negócio digital. Entenda como funcionam:

Up-sell

No Up-sell, o objetivo é apresentar para o consumidor um produto melhor, mais completo e normalmente mais caro do que àquele já escolhido. Este novo produto deve cobrir todas as necessidades do cliente e trazer consigo benefícios adicionais que sejam o suficiente para convencê-lo de que pode valer a pena gastar um pouco mais para adquiri-los.

 

Uma das melhores formas de exemplificar Up-sell e Cross-sell é utilizando comida. No Up-sell, se o cliente já escolheu uma porção pequena de batata frita, seu objetivo é convencê-lo a comprar uma porção média ou grande. Para que isso dê certo, deve existir um diferencial no preço em relação à quantidade, que seja vantajoso para o cliente.

Cross-sell

Já no Cross-sell, seu objetivo é apresentar outros produtos de seu mix que complementam a escolha inicial do consumidor. Normalmente, isso é feito através de promoções ou pacotes que trazem uma bonificação no valor final da compra em conjunto.

 

Voltando para o exemplo da comida. Se o cliente escolheu uma porção pequena de batata frita, ofereça também um copo de suco, um molho ou mesmo um combo completo com sanduíche. Quanto maior o pacote, mais perceptível deve ser seu diferencial. Portanto, caso o cliente compre um combo completo, você pode oferecer o molho de graça, por exemplo.

Não tente apenas vender mais

Estas estratégias realmente ajudam a gerar oportunidades de negócios, entretanto, para que elas realmente funcionem, é crucial não tentar apenas “vender mais”.

 

O consumidor moderno consegue identificar rapidamente se um representante estiver apenas querendo empurrar o produto mais caro, sem considerar suas necessidades e demandas e isso pode resultar em uma experiência de atendimento realmente frustrante, que é detrimental para seu negócio.

 

Portanto, ofereça um atendimento personalizado e realmente se importe com o sucesso do cliente para aumentar suas chances de vendas no Dia dos Pais.

 

O Upsell e o Cross sell também podem ser aplicados em conjunto, como por exemplo: ofertando produtos mais completos e robustos que ainda saem com descontos por fazerem parte de um pacote de compra conjunta.

 

Tudo isso ajuda no processo de tomada de decisão e aumenta a assertividade do cliente que, ao perceber os benefícios adicionais, pode optar por comprar de seu e-commerce mesmo que o valor base do produto seja mais caro que na concorrência.

Está pronto para alavancar o atendimento online para o dia dos pais?

Aproveite nossas dicas, prepare suas ferramentas e treine sua equipe para que possa atingir os resultados esperados nesta data especial. Afinal, o Dia dos Pais só acontece uma vez por ano, vale a pena investir para impulsionar suas vendas.

Como mencionamos no início do artigo, a guerra de preços realmente não é a forma mais eficiente de se lidar com a concorrência, especialmente em nichos saturados, como e-commerces de moda, eletrônicos ou multicategorias. Portanto, faça do atendimento um diferencial competitivo, instale um chat online de qualidade em sua página com o JivoChat esteja pronto para fidelizar clientes desde agora!