O controle e organização proporcionados por um sistema de gestão empresarial é fundamental para o crescimento contínuo e sustentável de qualquer negócio. Quando falamos de e-commerce, possuir essa ferramenta é quase que uma obrigação.

 

Contar com um ERP e ter acesso a processos automatizados e inteligentes são essenciais em qualquer área. No comércio virtual, que já está naturalmente relacionado com agilidade e a um volume grande de transações, é impossível fugir dessa nova realidade de gerenciamento.

 

Imagine controlar suas vendas, fluxo de caixa, estoque, entrega, emissão de NF e demais processos e informações de contatos e clientes de sua loja virtual em um lugar só. É isso que um sistema de gestão empresarial entrelaçado ao e-commerce te proporciona, uma eficiente gestão de todo o ambiente do seu negócio.

 

Quando a gestão é feita de forma correta e organizada tudo flui mais rapidamente e de modo mais eficiente para o sucesso.

O que é um sistema de gestão empresarial?

Sistema de gestão empresarial ou sistema ERP é um software que auxilia no gerenciamento e organização de todas as atividades e processos de uma empresa.

 

Além de centralizar e integrar todas as tarefas em um único sistema, facilitando a comunicação entre todos os setores, o ERP automatiza diversos processos que antes deveriam ser realizados manualmente, evitando assim o retrabalho, reduzindo erros e tornando todo o processo mais ágil.

 

Não é só os processos de se tornam mais ágeis, a união do sistema de gestão empresarial e e-commerce deixa o gerenciamento mais fácil, rápido e preciso, pois, em um único programa é possível controlar diversos processos da empresa como dados financeiros, dados dos clientes, atualização de estoque, emissão de notas, controle de vendas, de entrega, pagamento de impostos, entre outros.

 

Saiba 7 cuidados essenciais para você conquistar melhores resultados e uma gestão aprimorada.

Benefícios do ERP para o e-commerce

A loja virtual, por si só já acarreta em uma diversidade de informações que devem ser constantemente acompanhadas e atualizadas. Em tempos de maiores vendas, a velocidade dos dados se intensifica ainda mais.

 

Ter um sistema ERP de gestão para e-commerce torna esse controle muito mais fácil. Ele é como o cérebro da loja virtual, o local onde armazena, processa e cruza todas as informações.

 

Dessa forma, permite que todos os processos sejam aprimorados, uma vez que b, automatiza tarefas, reduz os erros e aumenta a produtividade.

 

Veja os principais benefícios que um sistema de gestão empresarial agrega ao seu e-commerce.

 

Automatização de processos

 

Automatizar tarefas é sinônimo de aumento de produtividade e confiabilidade das informações, pois além de evitar o retrabalho com a atualização dos dados nos diferentes setores, também reduz consideravelmente o erro humano.

 

Junte isso ao fato de os volumes de transações de um e-commerce serem grandes e que, por trás de cada transação, há diferentes processos como entrega, faturamento, estoque e notas fiscais. Contar com um sistema de gestão empresarial com certeza será muito útil.

 

Leia este post e descubra cinco diferentes tarefas que podem ser automatizadas em seu e-commerce!

 

Integração do estoque

 

O software para e-commerce integra o estoque as demais atividades relacionadas com a sua gestão, como vendas, compras de mercadorias, contato com fornecedores, devoluções e muito mais.

 

Isso significa que um dado lançado em um setor é automaticamente atualizado nos demais, evitando qualquer imprevisto em relação à falta de produtos, vendas canceladas, garantindo que a disponibilidade de produtos que aparece na sua loja virtual esteja sempre compatível com o estoque real.

 

Redução do volume de estoque

 

Redução do volume de estoque significa uma redução de custos com estoques desnecessários, ou seja, não ter muita mercadoria para não ter gastos com armazenagem e dinheiro parado, nem tão pouca para não correr o risco faltar e perder vendas.

 

Estimar o volume de estoque ideal é possível com um bom controle de estoque e com a emissão de relatórios que demonstram as maiores vendas e te dão todos os dados para programar melhor as compras.

 

Ao utilizar o sistema de gestão junto ao seu e-commerce, conseguirá reduzir os custos com estoque e assim, ter mais capital para investir em outras áreas.

 

Leia este post e aprenda sobre o controle de estoque e a sua importância para o sucesso de seu negócio!

 

Prazos de entrega precisos

 

A utilização de um ERP E-commerce melhora toda a logística do seu comércio virtual, evitando e reduzindo os atrasos nas entregas e envios errados.

 

Emissão facilitada de Notas Fiscais (NFe)

 

Com o sistema de gestão empresarial, a emissão, envio e armazenamento de notas fiscais eletrônicas se torna mais simples e rápido.

 

Primeiro porque os dados dos clientes já estão gravados, ou seja, não precisa digitar tudo novamente. Depois, porque o cálculo dos impostos é feito automaticamente conforme configuração prévia e o sistema já transmite as informações para a Secretaria da Fazenda (Sefaz). Você ainda pode enviar a NF via e-mail para o cliente.

 

Apoio na tomada de decisão

 

Com dados mais precisos da situação da empresa proporcionada pelo software ERP, é possível tomar as decisões referentes ao futuro do negócio com muito mais certeza e assertividade.

 

Caso verifique algum erro, poderá corrigi-lo mais rapidamente com o uso de um sistema de gestão empresarial para e-commerce. Assim, terá menos impacto no negócio.

 

[rock-convert-cta id=”49566″]

 

Integração da empresa

 

Com um sistema de gestão empresarial no e-commerce você une todos os setores e processos da empresa em um único ambiente, tornando o gerenciamento muito mais fácil e eficaz.

 

Controle o estoque, gerencie os pedidos, organize toda a logística de entrega e de recebimentos, controle o fluxo de caixa, emita NF-e’s de forma rápida e prática, torne o controle contábil mais fácil, integre plataformas diferentes, tudo isso e muito mais de forma rápida, segura e 100% online.

 

Pesquise e compare os melhores softwares de gestão do mercado e escolha aquele que se adequa melhor ao seu e-commerce. Um bom sistema ERP não é um gasto, mas sim um investimento em qualidade e controle no seu comércio virtual.

 

[rock-convert-cta id=”49557″]