Como reverter boletos não pagos? Essa é uma dúvida que ronda a cabeça de diversos lojistas. Isso porque, o boleto emitido, mas que não teve o pagamento efetuado acaba se tornando uma grande frustração e dor de cabeça. 

Entretanto, para acabar de vez com esse problema, existem técnicas e estratégias que podem ser aplicadas para reverter e reduzir o número de boletos não pagos.

Se você possui um e-commerce já deve saber que uma das maiores dores de cabeça desse tipo de negócio são os boletos emitidos e não pagos. 

A princípio, o primeiro pensamento pode ser o de não haver muito o que fazer, pois, o cliente emitiu o boleto e não pagou. Porém, existem técnicas e estratégias que se bem aplicadas podem te ajudar a reverter quase todos os boletos que não foram pagos.

Para ajudar você a aumentar as vendas, a Monetizze separou dicas infalíveis que vão ensinar como reverter boletos que não foram pagos. Assim, você as aplica em sua estratégia de vendas e não terá mais esse tipo de problema com os seus boletos.

Vamos conferir?

 

O que leva o consumidor a não efetuar o pagamento do boleto?

Essa é uma pergunta um tanto quanto complicada. Isso porque, na verdade, são inúmeros os motivos que podem levar os clientes a emitir o boleto bancário, no entanto, não concluírem o pagamento.

Em 2019, cerca de 75% dos consumidores online no Brasil optaram pelo pagamento via boleto bancário. Ou seja, mais da metade dos consumidores enxergam esse meio de pagamento como uma boa opção, devido à facilidade de emissão e não haver taxas.

Entretanto, muitos boletos gerados não são pagos pelos consumidores. Isso pode ocorrer por diversos aspectos e vamos te mostrar os principais motivos que levam o consumidor a não efetuar o pagamento do boleto. Veja!

 

Entre os diversos meios de pagamento disponíveis no mercado atualmente, você sabe definir qual a melhor opção para sua loja virtual? Veja alguns meios de pagamento aqui!

 

1. Esquecimento

Pode parecer que não, mas boa parte dos clientes não pagam os boletos gerados por eles, pois simplesmente se esquecem. E um cliente que se esqueceu de uma compra, obviamente não irá concluí-la.

 

2. Pouca confiança na loja 

Muitas vezes o cliente se interessa, emite o boleto, mas na hora de pagar surge uma desconfiança: será que vão mesmo entregar o meu pedido?

Isso pode ocorrer por não conhecer tão bem a loja ou pelas informações não estarem bem claras.

 

 

3. Insegurança de comprar pela internet

Apesar de o número de compras online estarem em crescimento, muitas pessoas ainda se sentem desconfortáveis e inseguras em adquirir coisas pela internet. Logo, as fazem desistir de comprar.

 

4. Garantir o preço bom e/ou a disponibilidade do produto

O boleto acaba sendo uma estratégia para aquelas pessoas que se deparam com um preço bom do produto, mas ainda estão em dúvida se vão ou não o adquirir.

Nesse caso, muitas pessoas emitem o boleto como forma de “assegurar” aquele produto e o bom preço, pois ela sabe que terá alguns dias para pensar se, de fato, vai ou não concluir a compra.

 

5. Compras feitas por impulso

Semelhante ao tópico anterior, muitas pessoas geram o boleto por impulso.

Às vezes por pensarem que precisam do produto naquele instante ou, porque encontrou um super desconto, dentre vários outros motivos que podem levá-lo a compra por impulso.

 

 

Como reverter boletos emitidos que não foram pagos?

Agora que você já sabe os principais motivos dos seus boletos estarem com o status de “aguardando pagamento ou mesmo cancelado”, confira dicas e técnicas para reverter essa situação e acabar de vez com esse problema.

 

Envie lembretes sobre o pagamento

Lembra que um dos motivos do não pagamento de boletos citados lá em cima é sobre esquecimento? Pois é, se você manter uma boa comunicação com os seus clientes, você não terá mais esse tipo de problema.

Para isso, você pode utilizar ferramentas de integração e automação que enviam SMS lembrando o cliente que o boleto está prestes a vencer. 

Por exemplo, na Monetizze, você consegue comprar pacotes de SMS para fazer esse disparo de mensagens notificando sobre o boleto.

Entretanto, há um problema nessa estratégia: você precisa ter o número do celular do seu cliente. Infelizmente, nem todos os clientes gostam de fornecer este dado, além de ser um campo a mais para ser preenchido em sua página de vendas.

Neste caso, a melhor solução seria enviar um e-mail para o cliente, avisando sobre a proximidade da data de vencimento do boleto. Isso porque você pode solicitar o e-mail do cliente para enviar o próprio boleto que ele gerou, o que evitaria a rejeição por parte dele de informar este dado.

 

Gere expectativas quanto a entrega

Se a sua empresa não é tão conhecida no mercado e nicho em que você atua, talvez possa surgir dúvidas quanto a entrega do produto. Por isso, você precisa gerar expectativa para convencer o seu consumidor de que ele receberá o pedido.

Portanto, deixe claro em sua página de vendas o prazo de entrega do produto e cumpra-o, para não ter possíveis problemas.

Mas como reverter boletos, mesmo após ter deixado a informação de entrega de forma clara lá no site?

Nesse caso, você pode comunicá-lo via e-mail ou SMS que o produto já está separado para entrega e que para ser enviado depende apenas da confirmação do pagamento.

Além disso, é possível enviar, junto ao aviso, a imagem da sua central de logística ou mesmo do produto que ele adquiriu já em processo de despacho, gerando confiança e credibilidade.

 

Crie percepção de valor agregado

Uma das maiores objeções na hora de finalizar uma compra é o questionamento: será que o produto atende as minhas expectativas?

Portanto, é preciso que o cliente perceba logo de cara como o seu produto pode ajudá-lo.

O grande problema do pagamento via boleto é que o cliente tem tempo para pensar se deve mesmo comprar aquilo ou não. No entanto, o mesmo não ocorre no cartão de crédito, pois lá ele preenche os dados e pronto, compra finalizada.

Porém, no boleto ele tem que pagar via Internet Banking, ou pior ainda: se dirigir a uma instituição financeira. Este intervalo de tempo pode gerar desconfiança ou objeção no cliente.

Para acabar com isso, você pode enviar vídeos com depoimentos de pessoas que ficaram satisfeitas com o produto que ele pretende adquirir. De preferência, relatos que tenham provas de resultados.

Dessa forma, você mostra o valor que o seu produto tem, aumentando a chance dele se convencer e efetuar o pagamento do boleto, revertendo a situação.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Ofereça descontos exclusivos

A maioria das grandes lojas que atuam com e-commerce já oferecem descontos para pagamentos na modalidade boleto. É uma forma de fugir das taxas das operadoras de crédito sem, no entanto, perder receita.

Quando o seu cliente gerar um boleto e não concluir o pagamento, você pode utilizar desta estratégia. Envie para ele um novo boleto com um desconto exclusivo.

Assim, você pode reverter boletos aumentando as chances de que ele seja pago. Pois, assim, o cliente passa a perceber exclusividade na relação com a sua empresa e este é um fator importante no momento da decisão do pagamento.

 

Ofereça brindes e amostras grátis

Esta dica funciona conforme o seu modelo de negócio. Mas uma coisa que todo mundo gosta é de brindes e amostras grátis.

Por exemplo, se você vende um creme anti-idade, ofereça uma amostra de hidratante que você também comercializa. Além de serem produtos que se complementam, isto pode fazer com que o cliente efetue o pagamento.

Diversas empresas utilizam deste método para aumentar a recuperação de boletos.

Caso você não disponha de uma maneira de fazer isto, você pode, por exemplo, oferecer uma quantidade maior do produto pelo mesmo preço. 

Assim, em vez de pagar R$ 97,00 em 100 cápsulas de emagrecimento, um novo boleto será enviado com o mesmo preço, informando que agora ele levará 120 cápsulas.

 

Crie vantagens para outros meios de comunicação

Muitos vendedores oferecem descontos e vantagens para o pagamento em boleto, o que chama atenção do consumidor, certo? 

Porém, se essas vantagens fossem direcionadas a outros métodos de pagamento como o cartão crédito ou débito e PIX?

Dessa forma, você atrai o olhar do cliente para outras formas de pagamento, fazendo com ele desista do pagamento via boleto. E convenhamos, tanto o pagamento no cartão, quanto via PIX ocorre de forma instantânea, evitando que o cliente tenha tempo de criar objeções.

Por isso, você pode criar vantagens, como oferecer descontos na próxima compra, se o pagamento for finalizado via PIX, ou um desconto de 5% se a compra for realizada via cartão de crédito, entre outras possibilidades.

Na Monetizze, além do PIX ser um novo meio de pagamento, ele também possibilita sacar os valores das suas vendas de forma ainda mais rápida.

Você também pode aumentar a sua taxa de conversão utilizando o pagamento dois cartões. Saiba tudo sobre o assunto neste post.

 

Mantenha a comunicação com o seu cliente através do WhatsApp

Como você já deve saber, o WhatsApp é um ótimo canal de comunicação entre empresas e consumidores. Entretanto, para que essa relação seja boa! O ideal é que você utilize o WhatsApp Business.

Com ele você tem mais uma forma de reverter boletos não pagos, isso porque, você terá um ótimo canal de comunicação em suas mãos.

Através do WhatsApp Business você cria uma conta comercial, onde é disponibilizado várias ferramentas que o “WhatsApp tradicional” não possui, como:

  • Perfil comercial: com esse tipo de conta, é possível exibir informações específicas sobre a sua empresa, como o site, e-mail e localização;
  • Criar catálogo: é uma vitrine virtual para exibição dos seus produtos ou kits. Nele, você insere todas as informações de produtos que vende, podendo colocar fotos, descrição, valores e, inclusive, o link da sua página de vendas ou do checkout;
  • Canal exclusivo de comunicação: esse pode ser o seu diferencial, um canal dedicado ao atendimento exclusivo dos seus clientes. Além de ser uma possibilidade de se aproximar deles;
  • Mensagens automáticas: com essa funcionalidade é possível configurar uma mensagem ao cliente para ser enviada quando você não estiver disponível.


E foi pensando nessas vantagens que a
Monetizze disponibilizou a mais nova funcionalidade do WhatsApp no Checkout, garantindo que você tenha resultados ainda melhores em suas conversões. 

Com ela você terá contato direto com seu cliente e tornará o processo de venda mais eficiente. 

 

Se você chegou a conclusão de que existe algo errado com a qualidade no atendimento ao cliente da sua empresa, essas 5 dicas certamente irão te ajudar bastante!

 

Conclusão

Agora que você já sabe como reverter boletos que não foram pagos, bora colocar essas dicas e estratégias em prática?

Como vimos no artigo, o boleto bancário ainda está no gosto do consumidor e, por isso, você não pode abandoná-lo! 

Dessa forma, aplicar as técnicas de recuperação de boleto, no entanto, pode aumentar e muito a sua receita. Cabe a você definir a que melhor se encaixa no seu modelo de negócio e aplicá-la.

E se quiser melhorar a experiência de compra do seu cliente, não deixe de conferir nossas dicas para tornar a jornada de compra do seu cliente ainda mais positiva!

A Monetizze é a solução definitiva para pagamentos online, para produtos físicos e digitais. 

Além disso, possui uma estrutura para você começar as suas vendas assim que quiser. 

Possuímos uma ferramenta que possibilita a criação das suas páginas de vendas integradas aos nossos checkouts de alta conversão.

Acesse o nosso site e conheça um universo de possibilidades para alavancar as suas vendas.

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