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Gerenciar uma loja virtual de moda pode ser uma tarefa desafiadora se você não manter a organização, acompanhar os processos e resultados da empresa.

 

O e-commerce oferece muitas facilidades, seja para os clientes que podem se informar das últimas novidades e ter a comodidade de comprar e receber os produtos em casa, como também para os empreendedores que veem nesta uma forma promissora e mais barata que a loja tradicional.

 

O varejo de moda vive um momento de otimismo e as vendas nesse segmento crescem bastante a cada ano.

 

Mesmo com um cenário favorável, gerir uma loja virtual voltada para o segmento de moda requer atenção para manter e superar os números positivos com as vendas online.

 

A área da moda é muito dinâmica. Para se manter competitivo você terá que lidar com a demanda, fornecedores, entrega, financeiro, comercial, pós-venda, entre outras funções.

 

Para não ser só mais uma loja virtual, é preciso se destacar. Mais do que produtos de qualidade, preço competitivo, segurança e agilidade na entrega, uma boa gestão é fundamental. 

 

Isso envolve oferecer uma variedade de produtos, manter uma boa relação com os fornecedores e controlar os estoques.

 

O processo de gestão de uma loja virtual passa por diferentes tarefas que geralmente estão concentradas em menos pessoas.

 

Se sua loja de moda for pequena, às vezes é só você o responsável por gerenciar tudo. Portanto, a organização é fundamental.

 

Engana-se quem pensa que a principal causa para os comércios eletrônicos não darem certo é a falta de faturamento.

 

Por mais que seja importante a loja virtual fechar o mês com um balanço positivo, não é só isso que mantém a empresa funcionando.

 

O principal fator responsável por encerrar as atividades dos e-commerces é a falta de conhecimento em como gerenciar uma loja virtual.

 

Veja os pontos chaves para gerir seu negócio da melhor forma.

Seja multitarefa

Ao gerenciar uma loja virtual, seja ela de moda ou qualquer outro segmento, é preciso atuar em diferentes frentes, visto que este é um negócio mais compacto e com menos funcionários.

 

Por isso, você precisa desenvolver a habilidade de ser multitarefa e saber como funciona os processos em diferentes campos.

 

Isso significa estar atento na busca pelos clientes, pesquisa de preços, cadastro, atendimento, logística, estoque, compras, financeiro, análise das métricas de visitas e conversão do site, pagamentos, experiência do cliente e demais funções que tenha que realizar.

 

Organize-se

 

A organização torna os processos muito mais eficientes. Quando se trata de loja virtual de moda, a organização é ainda mais importante, pois geralmente a variedade dos produtos são maiores, possuem peças de diferentes tamanhos, cores.

 

Agora imagina se encontrar em meio a tantos produtos se não tiver o mínimo de organização?

 

A falta de organização pode causar, por exemplo, a demora na resposta ou o atraso no envio dos pedidos. Essas pequenas coisas trazem grandes consequências, a insatisfação dos clientes.

 

Uma das coisas mais importantes ao aprender como gerenciar uma loja virtual é operar com agilidade.

 

Isso significa estar atento aos pedidos de vendas e rapidamente encaminhá-las para o setor de entregas

 

Ser ágil necessita primeiramente de organização. Uma maneira de garantir uma gestão eficiente da sua loja virtual de moda é integrar um sistema ERP, capaz de centralizar as informações, faturar e de confirmar o pedido rapidamente.

 

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

Monitore os números

 

Apesar do número de vendas ser um indicador importante, ele não é o único que deve ser levado em conta ao gerenciar uma loja virtual.

 

Para saber se o seu e-commerce está tendo bons resultados é preciso monitorar os números.

 

Acompanhe o número de visitas, o tempo médio que as pessoas permanecem na sua loja, as páginas mais visitadas, os termos mais procurados e demais dados que conseguir captar.

 

Com base nesses dados é possível analisar o sucesso da loja e tomar as providências necessárias para melhorar os itens que apresentam fragilidade e aumentar as vendas.

 

Outra informação útil para ajudá-lo a direcionar sua gestão é conhecer o perfil do seu público. Dessa forma, poderá buscar formas de oferecer a experiência de compras que ele espera ao entrar na sua loja virtual e até te direcionar nas compras da próxima estação.

Controle as finanças

O controle financeiro é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Somente ao acompanhar de perto e verificar todos os dados é possível saber realmente se o negócio está dando bons resultados.

 

Para isso, faça um bom controle do fluxo de caixa e planejamento das contas a pagar e a receber para ver se está correndo tudo conforme o previsto.

 

Caso não esteja, você ainda tem tempo de ajustar e planejar os próximos passos para que o caixa feche positivo.

 

Ter um sistema de gestão ajuda muito nesse controle, pois, além de automatizar algumas tarefas, reduz os erros humanos e mantêm os registros em segurança.

 

Conheça algumas ferramentas que podem ser muito úteis na gestão financeira de seu negócio.

Tenha parceiros confiáveis

Ao fechar uma venda, é você o responsável por realiza-la da melhor maneira possível. Portanto, não pode haver falhas nem da sua parte nem do seu fornecedor.

 

Para evitar dores de cabeça, busque por fornecedores confiáveis, peça referências, proponha períodos de experiência e mantenha contato com diferentes fornecedores para caso aconteça algum imprevisto, você não atrase com o seu cliente. É a reputação da sua loja virtual que está em jogo.

Gerencie os estoques

A gestão de uma loja virtual passa por um bom e eficiente controle de estoque, porém, um dos maiores desafios para o varejo de moda é justamente controlar e manter o estoque em dia.

 

Com um grande número de modelos e tamanhos, é importante organizar o estoque com eficiência. Isso pode ser feito por categorias ou outro sistema que funcione melhor para seu nicho.

 

Essa organização permite que as saídas sejam mais ágeis, pois seus produtos serão mais facilmente encontrados e até para diminuir o espaço de armazenamento e facilitar o controle.

 

Outra dica para tornar o registro e controle de entradas e saídas do setor mais fácil é implantar um sistema de código de barras. Dessa maneira, seu gerenciamento será ainda melhor.

 

Além de organizar, controlar o estoque também é fundamental. Ele deve ser verificado com frequência para que não corra o risco de vender um produto que não está mais disponível.

 

Períodos sazonais em que ocorrem alta procura, como o Natal, Dia dos Namorados e demais datas comemorativas, requerem atenção especial.

 

Uma boa estratégia é verificar os produtos que possuem mais saída e fazer uma projeção das vendas.

 

Caso seu estoque esteja baixo, como ocorrem nos finais da coleção e existam produtos esgotados, trate de providenciar um novo recebimento e não divulgue essa ausência na sua loja virtual.

 

Quando um cliente visualiza um produto esgotado em sua loja ele tende a procura-lo o mesmo na concorrência.

 

Se o estoque de menos é ruim, o estoque demais também é, pois isso significa dinheiro parado. 

 

Os softwares de gestão de estoque que facilitam essa tarefa. Além de otimizar o controle, identificam os produtos mais vendidos e lucrativos.

 

Saiba 7 cuidados essenciais para você conquistar melhores resultados e uma gestão aprimorada.

 

Preocupe-se com a entrega

 

Garantir que o produto chegará no prazo e em boas condições é fundamental para o sucesso de sua loja virtual.

 

Para evitar problemas com a entrega, o ideal é que você faça parceria com os Correios ou encontre uma transportadora eficiente, mas não dependa só deles.

 

Ao gerir um e-commerce, você precisa se precaver e sempre manter uma alternativa na manga caso ocorra algum imprevisto como greves, estradas interditadas, alta procura, etc.

 

Assim como ter um programa de trocas no qual o cliente facilmente possa enviar o produto de volta.

Avalie o serviço prestado

A melhor forma de avaliar o desempenho da sua empresa é perguntando ao cliente.

 

Permita que ele faça uma avaliação na sua plataforma. Além de ter o feedback, é uma ótima maneira da sua loja ganhar credibilidade e aumentar as vendas.

 

Apesar do pós-venda ser uma atividade importante, muitos gestores acabam esquecendo essa parte do processo.

 

Gostou do post? Deixe se comentário e siga as dicas que demos e melhore a gestão da sua loja virtual de moda! Boa sorte e boas vendas!

 

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Os autores convidados do blog iSET são aqueles fazem parceria de Guest Post!
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