Vivemos um excelente momento para o e-commerce no Brasil e no mundo. No passado, esse modelo era usado por um número limitado de pessoas, mas devido à democratização da internet, ele se popularizou e, hoje, é possível até mesmo alavancar uma loja virtual no Instagram.

 

Por mês, essa rede social tem 800 milhões de usuários ativos, o que representa ótimas oportunidades de negócio. Com os seus recursos de anúncios, além das possibilidades como os Stories e o recente o IGTV (InstagramTV), a plataforma é ainda mais convidativa!

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Confira nossas dicas a seguir!

 

Use as melhores hashtags

No Instagram, as hashtags são uma febre, então você pode usar isso a seu favor e fazer sua loja bombar. Vale lembrar que toda hashtag transforma a palavra taggeada em um link indexável pelos mecanismos de busca. Para começar a crescer a sua loja virtual no Instagram, você precisa de um hashtagging excelente. Isso permite que as pessoas encontrem você com mais facilidade quando buscarem termos específicos.

 

Seu objetivo nessa rede social é envolver o seu público atual e, ao mesmo tempo, promover e atrair uma audiência futura, para que o número de seguidores não pare de aumentar. É evidente que publicar fotos interessantes e envolventes é fundamental para cativar os seus seguidores, mas fique de olho: os usuários de Instagram têm suas hashtags preferidas.

 

Entre as mais comuns estão #amor, #instagood, #me e #followme. Pesquise! Observe como as fotos que você mais gosta são taggeadas. Alguma delas é interessante para sua empresa? Dê uma espiada na concorrência!

 

Se usar as hashtags mais populares dentro de suas fotos, você aumentará muito a probabilidade de conquistar novos usuários e de sua marca ser descoberta. Analise bem e veja quais palavras combinam com sua empresa e suas imagens. Isso trará o engajamento e o retorno que você está buscando.

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

Acerte em cheio na escolha do filtro

Hashtags são importantes, mas você ainda deve prestar atenção a várias outras coisas. A comunidade do Instagram também responde melhor a certos filtros de fotos. E eles podem trazer um impacto muito positivo para seu perfil.

 

Entre os mais populares estão o Valencia, Earlybird, X-Pro II, Amaro e Rise. A escolha certa melhora a interação dos usuários perante o seu perfil. Mãos à obra! Utilize testes e descubra quais filtros são os favoritos de sua audiência. Também existe a possibilidade de seu público gostar de fotos #nofilter.

 

Concluiu qual é a preferência a respeito da apresentação das fotos? Invista na opinião de seus seguidores! Isso contribui muito para o engajamento da sua marca.

 

Agora o Instagram tem mais uma novidades que são os filtros criados para stories, que são muito divertidos e interessantes de serem usados neste formato!

 

Publique na hora certa

O Instagram — assim como todas as redes sociais — tem horas com mais movimento e outras com poucos acessos. Além disso, seu público-alvo pode ter também momentos preferenciais de login ao longo do dia, algo que você só vai descobrir testando.

 

O próprio Instagram e alguns programas permitem uma análise detalhada do quanto seus posts estão produzindo engajamento e em que medida estão sendo observados. É possível, com base nos dados, analisar os melhores momentos do dia e quais dias da semana são ideais para postar.

 

Ao trabalhar dessa maneira, você evita que boas publicações sejam pouco visualizadas. Promova encontros entre seu conteúdo e os horários em que seu público está mais exposto a ele — e mais propenso a se engajar!

 

Estimule a interação social

Incentive seus seguidores a marcar os amigos em uma publicação. Isso favorece seus negócios! Por exemplo, se você tem um e-commerce de surf, pode postar a promoção de uma prancha com a seguinte descrição: “Marque seu amigo surfista que gostaria de ter essa prancha…”.

 

Ações assim ajudam a fortalecer a indicação do negócio por meio de outros usuários. Cada vez mais pessoas vão conhecê-lo e seguir o seu perfil!

 

As marcações são ótimas para aumentar a visibilidade da sua loja virtual no Instagram. Essa pode ser uma maneira simples de um amigo apresentar seu negócio a outro. Assim, as oportunidades de vendas crescem consideravelmente.

 

 

Recomendações significam credibilidade

Quando seu e-commerce é capaz de gerar interação, isso é um bom sinal para outras pessoas que visitam a página pela primeira vez. De cara, a sensação é de que há um relacionamento próximo entre público e marca, algo muito buscado pelo consumidor da era digital.

 

Interações melhoram a frequência no feed

O engajamento também é um dos fatores mais considerados pelo algoritmo do Instagram na hora de mostrar seus conteúdos nos feeds dos usuários. Uma boa ideia é fazer sempre posts com questionamentos e brincadeiras que estimulem respostas nos comentários, além de curtidas.

 

Atraia os seguidores da concorrência

Uma das melhores maneiras de crescer no Instagram é atrair o público que está seguindo seus concorrentes. O motivo é simples: essas pessoas já têm interesse pelos produtos e serviços que você oferece, agora só é preciso convencê-las de que você tem um diferencial em relação ao que elas estão acostumadas.

 

Publique material relevante, invista em conteúdo e siga os perfis do seu público. As chances de essas pessoas integrarem a sua audiência são muito grandes, o que vai impulsionar a sua loja virtual no Instagram!

 

Aproveite o poder do Instagram Stories

Para quem ainda não conhece, o Instagram Stories é uma ferramenta, que permite criar posts rápidos que permanecerão ativos apenas durante 24 horas na rede social. A estatística indica que esse recurso tem alto engajamento: 70% dos usuários seguem contas empresariais e mais de 33% dos Stories mais vistos são de empresas.

 

A grande novidade é que será possível fazer anúncios em tela cheia — mais uma maneira de alcançar o consumidor, se usada com inteligência. Além disso, o Instagram Stories passará a contar com ferramentas de mensuração do engajamento dos usuários com as publicações.

 

Ou seja, será possível visualizar o alcance, impressões e respostas geradas por cada uma das histórias do seu negócio. Os recursos de segmentação são capazes de tornar os anúncios mais atraentes para um público-alvo específico.

 

Links possibilitam anúncios diretos

Os Stories também têm a funcionalidade de inserir links nas postagens, o que é uma grande oportunidade de fazer anúncios práticos e diretos. Você pode usar fotos e vídeos para descrever, com o link diretamente nessa publicação.

 

Apesar de poder ser usado em qualquer momento, esse link tem uma ótima adequação a casos como promoções, lançamentos ou indicações diretas de produtos — como sugestões relacionadas a algum fato ou uma data comemorativa. Entretanto, você só poderá usar essa função para a sua loja virtual no Instagram se ela já tiver mais de 10 mil seguidores, de acordo com as restrições da plataforma.

 

Faça anúncios com o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é um dos recursos mais simples e diretos na hora de fazer anúncios na plataforma. Com ele é possível direcionar seu público a um produto de um jeito prático, em um post comum do seu feed. Ele funciona da seguinte forma: você pode taggear qualquer imagem com uma espécie de etiqueta de preço, com a informação do valor e com um link direto para o seu e-commerce.

 

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, uma sugestão é postar um modelo usando suas peças e fazer essa marcação em cima de cada uma delas. Esse recurso permite que você poste conteúdos diversos — inclusive, pode aproveitar qualquer tipo de foto. Além de você conseguir desenvolver bons anúncios de modo muito natural, também dá paraaumentar o volume de vendas, já que os links vão direto ao produto.

 

Gere conteúdos em vídeo para o InstagramTV

O InstagramTV, (ou IGVT), veio para trazer uma possibilidade a mais ao Instagram. Ele surgiu para tornar essa rede mais competitiva em conteúdos de vídeo de maior duração, com a promessa de bater de frente com o YouTube.

 

A proposta é que os usuários, especialmente as marcas, postem vídeos de maior duração, de até uma hora, e também de qualidade superior. No IGTV só são aceitos conteúdos filmados na vertical e ele abre espaço para formatos mais pesados, naturalmente com qualidades muito superiores.

 

Para quem já inseriu sua loja virtual no Instagram, o IGTV é uma ótima oportunidade de gerar conteúdo atrativo, que engaje o consumidor e proporcione a ele uma experiência diferenciada. Nesse espaço, a marca pode postar vídeos dos ensaios de suas coleções, de dicas sobre como usar seus produtos ou de assuntos variados, desde que tenham relação com seu segmento. Estimule o interesse pelo que você vende!

 

Invista nas transmissões ao vivo

A nossa última dica para que você posicione bem a sua loja virtual no Instagram é utilizar o Instagram Live — que são transmissões ao vivo — outro recurso do Stories. Para quem ainda não conhece essa ferramenta, ela possibilita fazer transmissões em tempo real pela rede social e os vídeos desaparecem assim que a transmissão é encerrada!

 

Aproveite e mostre pitadas da rotina do seu negócio de maneira mais descontraída. Pode não parecer, mas as pessoas gostam de saber como é o dia a dia das empresas que elas admiram!

 

Em dúvida sobre qual tipo de vídeo exibir? O Instagram tem uma seção chamada Top Live, que reúne os vídeos mais populares que estão sendo transmitidos naquele momento. Inspire-se!

 

Por fim, preste atenção ao seguinte: a dica sobre horários de posts também vale para as transmissões ao vivo!

 

Explore o Reels

O Reels convida o usuário a criar diversos vídeos divertidos para compartilhar no Instagram. Com essa nova funcionalidade do aplicativo, batendo de frente com o TikTok, você pode criar e editar vídeos com vários clipes de 15 segundos com áudio, efeitos e novas ferramentas de criação. Bem completo não é?

 

Você pode compartilhar vídeos do Reels com seus seguidores no Feed e, se tem uma conta pública, disponibilizá-los para a grande comunidade do Instagram por meio de um novo espaço no Explorar, podendo atingir muitas pessoas no mundo todo!

 

E como esse é um recurso novo e bem recente, vale muito a pena começar já a usá-lo e explorar as melhores possibilidades de formatos de conteúdo para a sua marca dentro do Instagram!

 

Para saber como funciona e como usar, recomendo que você leia este post do próprio Instagram!

 

Hoje em dia, é fundamental inserir a loja virtual no Instagram, bem como em outras plataformas com potencial para fazer o negócio bombar. Aplique as nossas dicas adequadamente e trabalhe com dedicação para colher ótimos resultados!

 

Quer acompanhar mais conteúdos úteis para o desenvolvimento da sua loja virtual? Assine nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail!

 

Confira nosso vídeo sobre e-commerce de nicho!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram eYouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais