Como fazer um planejamento financeiro eficiente em seu negócio online

Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais do país revela que 58% dos brasileiros não se dedicam às próprias finanças. Os dados também mostram que a organização financeira não é uma tarefa que atrai os consumidores.

 

Essas informações têm ligação direta com o planejamento financeiro das empresas brasileiras, o que é perigoso!

 

O planejamento financeiro é essencial para todo tipo de empresa e para manter a saúde financeira das mesmas.

 

Sem um plano de negócios, sua marca fica exposta a uma série de complicações que podem prejudicar seu desempenho no futuro, trazendo perigo aos negócios.

 

No post de hoje, irei explicar o que é o planejamento financeiro, qual a sua importância e todos os passos para você fazer um plano de negócios para a sua empresa online sem complicação.

 

Assim, você poderá continuar a sua jornada no e-commerce sem dores de cabeça!

 

O que é planejamento financeiro?

Planejamento financeiro é o ato de organizar as finanças da sua empresa pensando no futuro dela, com o objetivo de manter a saúde e crescimento do seu e-commerce.

 

Para fazer um plano de negócios eficiente, você deve conhecer e controlar as suas receitas e despesas e criar metas e estratégias voltadas para o crescimento do seu negócio online.

 

O planejamento financeiro inclui controle, previsão e orçamentos de curto e longo prazo, deixando seu negócio online muito mais organizado.

 

Com um plano de negócios eficiente, você pode antecipar o futuro financeiro da sua empresa, possibilitando o planejamento de investimentos, antecipação de situações que possam vir a comprometer as finanças do seu negócio e o desenvolvimento de métodos adequados para o atingimento dos objetivos financeiros do e-commerce.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

 

Qual a importância do planejamento financeiro?

Com um plano de negócios, você irá saber quanto dinheiro entra e sai da empresa, assim você terá conhecimento para fazer os melhores investimentos e evitar dívidas.

 

Por isso, planejamento é crucial para todos e em qualquer área de atuação.

 

Ter um planejamento significa enxergar com mais clareza o que acontece na sua empresa, e tomar as melhores decisões que vão ajudar a alavancar seu negócio.

 

O controle financeiro possibilita que você tenha mais previsibilidade sobre seu negócio.

 

Quais as vantagens de fazer um planejamento financeiro?

São muitas as vantagens de fazer um planejamento financeiro eficiente em seu negócio online. Veja abaixo as principais:

 

Evitar confusão entre o pessoal e empresarial

Algo muito comum entre pequenas empresas é a frequente confusão entre finanças pessoais e empresariais.

 

Com isso, a falta de um planejamento financeiro pode aumentar esses tipos de situações, o que normalmente acaba por impedir o crescimento do e-commerce.

 

Ter controle financeiro e previsibilidade

Ter um negócio próprio não é uma tarefa fácil e a falta de uma previsibilidade financeira pode dificultar ainda mais seu trabalho.

 

Com previsibilidade, você tem mais foco no que realmente importa: a satisfação do cliente e dos seus colaboradores.

 

Saiba como lidar com essa situação de maneira rápida e eficaz.

 

Diminuição da inadimplência

Vivemos em um país onde mais de 40% da população adulta enfrenta dívidas, e com as empresas não é tão diferente disso! Estamos falando de mais de 5,5 Milhões de MPEs inadimplentes.

 

Grande parte dessas empresas estão nessa situação justamente por não realizarem o devido planejamento financeiro.

 

Pensando nisso, a melhor forma de diminuir as dívidas da sua empresa é por meio de um planejamento financeiro eficiente, o qual ajudará a saber priorizar quais contas pagar e se você expandir ou conter os gastos, por exemplo.

 

Leitura recomendada: 4 erros que você deve evitar ao realizar o controle financeiro de seu negócio online

 

Passos para fazer um planejamento financeiro eficiente em seu negócio online

Fazer um planejamento financeiro para uma empresa requer alguns passos essenciais. Para que o plano realmente seja eficiente, é preciso de conhecimento e estratégia.

 

Para saber como fazer um bom planejamento financeiro para o seu e-commerce, siga os passos abaixo:

 

Conheça o cenário atual da empresa

O primeiro passo para saber como fazer um planejamento financeiro empresarial eficiente é conhecer o cenário atual da companhia.

 

Então, a primeira ação que você vai tomar é fazer um levantamento dos saldos de todas as contas, despesas e previsões de entradas.

 

Com todos esses dados em mãos, é possível verificar a situação real de seu negócio online e identificar possíveis problemas que demandem intervenção.

 

  • O entendimento da situação atualizada é ainda mais importante se a sua empresa estiver com alguma dívida.

 

Faça uma previsão de orçamento

Fazer a previsão de orçamento é fundamental para o sucesso de um planejamento financeiro. É a previsão orçamentária que irá subsidiar as principais informações relativas à previsibilidade financeira da empresa. Sem ela, suas decisões serão verdadeiros “tiros no escuro”.

 

Isso pode ser feito com base em dados do histórico de anos anteriores e em estimativas de mercado. O importante é garantir que a previsão seja feita de forma realista e factível. Assim, os riscos de errar em seu planejamento estratégico financeiro diminuem.

 

Compreenda seus custos

É preciso compreender todos os custos para ter uma conta precisa.

 

Comece pelos custos diretos e depois vá para os indiretos. Inclua os custos variáveis e fixos.

 

Nos custos fixos, considere itens como salários, aluguel e gastos com água, energia, telefone e Internet. Já nos variáveis, lembre-se de considerar matéria-prima e, até mesmo, mão de obra temporária.

 

Também é relevante se atentar para o pagamento de taxas e impostos diversos. Eles podem exercer um impacto considerável dependendo do seu tipo de negócio.

 

Entenda e registre sua movimentação financeira

Para o sucesso de uma empresa, é preciso garantir uma organização apurada e evitar erros.

 

Para que isso seja possível, o registro e entendimento de toda a movimentação diária é crucial. Afinal, é preciso ter as informações disponíveis em algum lugar para, então, analisá-las.

 

Negocie com fornecedores

Fazer negociações com seus fornecedores é uma boa prática para manter dinheiro em caixa. Para garantir o sucesso desse processo, é importante contar com fornecedores com quem a sua empresa já tenha uma relação duradoura. Dessa forma, você conseguirá otimizar os prazos de pagamento sem se preocupar com falhas posteriores em relação aos seus serviços.

 

Se prepare para diferentes cenários

Dentro do processo de saber como fazer um planejamento financeiro empresarial de sucesso, lidar bem com imprevistos é uma tática essencial.

 

Por isso, é preciso também tentar prever diversos cenários futuros possíveis de forma consciente e fundamentada.

 

Para fazer isso, use como base a análise dos dados financeiros da empresa e de tendências de mercado, você pode concluir alguns caminhos possíveis. Para cada um deles, estabeleça um plano diferente, se preparando para diferentes cenários.

 

Controle e reduza gastos

Outra dica fundamental para saber como fazer um plano financeiro de uma empresa de forma eficiente é controlar e reduzir gastos. Isso envolve saber muito bem quais são os pontos essenciais nos quais não é possível fazer uma redução sem afetar a qualidade da entrega.

 

Com base em todas as análises descritas até aqui, fica muito mais fácil identificar as despesas que podem ser reajustadas. Além disso, a estratégia adotada traz metas bastante motivadoras para a equipe. Isso ajuda a fazer com que toda a empresa se engaje no mesmo objetivo.

 

Acompanhe e analise os resultados

Para saber o que está funcionando e o que deve ser melhorado ou mudado em suas ações estratégicas da empresa, é preciso ter um acompanhamento rigoroso de resultados.

 

Por isso, analise os dados e números aos quais você tem acesso e os monitore frequentemente. Caso necessário, adapte gastos e investimentos.

 

Descubra aqui como aumentar as vendas da sua loja virtual na iSET!

 

Leia este post também: Ferramentas que podem auxiliá-lo no controle financeiro de seu negócio online

 

Bom, chegamos ao final do post e você pôde conferir tudo o que você precisa saber sobre o que é planejamento financeiro, qual sua importância e os passos e dicas essenciais para fazer um plano de negócios eficiente para seu e-commerce.

 

Seguindo nossas dicas, você estará guiando seu negócio online para o caminho certo! Boa sorte e boas vendas!

 

Gostou do post ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIne YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais