A facilidade de poder comprar produtos sem sair de casa promete continuar movimentando o mercado de vendas nos próximos anos, afinal o e-commerce, ou seja, as famosas lojas virtuais estão em crescente expansão. Alguns números da E-Bit divulgados sobre o setor apontam que o crescimento do e-commerce superou o comércio varejista tradicional no último semestre. Especialistas acreditam que o crescimento será ainda maior nos próximos anos, já que as compras no ambiente virtual ficarão cada vez mais comuns.

No entanto, há um ponto crítico que pode afetar diretamente o sucesso do seu e-commerce, deixando-o fora desse cenário promissor de crescimento, o setor de logística. O cliente virtual pede agilidade nos processos, e para isso é necessário um estoque organizado e detalhado, e claro, pede também que o prazo de entrega seja cumprido. Se seu objetivo é fazer parte da estatística de crescimento, acompanhe nosso post e veja como criar um processo logístico eficiente para o seu e-commerce.

Seja transparente

Em qualquer transação comercial a transparência é fator decisivo para conquistar novos clientes e fidelizá-los. Portanto, a dica aqui é muito simples, não prometa o que não pode entregar. Não venda produtos que estão com o estoque zerado, e não prometa prazos que não possa cumprir. Cliente insatisfeito faz divulgação negativa do seu e-commerce, e quando as reclamações são lançadas no ambiente virtual, ganham proporções enormes em um curto espaço de tempo.

Aposte em um software para agilizar os processos

Se você acaba de montar um e-commerce é provável que o fluxo de venda ainda seja pequeno, entretanto, não espere o número de vendas aumentar para investir em um software desenvolvido especialmente para o setor. Hoje no mercado existem softwares que estruturam de forma correta a entrada e saída de produtos, deixando os números do estoque sempre atualizados, e ainda alertam quando um produto está em baixa no estoque, ou seja, assim você consegue planejar melhor suas compras junto aos fornecedores.

Garanta o sucesso do mundo virtual a partir da organização do ambiente físico

Manter o espaço de armazenamento organizado otimiza o tempo de trabalho dos funcionários. O ideal é separar tudo em prateleiras, ou em nichos. Se você vende sapatos, por exemplo, organize por modelos, grade de numeração e cores. Além disso, você pode imprimir relatórios periódicos e comparar com o estoque físico. Vale ressaltar que as embalagens devem ser adequadas para o transporte para evitar danos aos produtos.

 

O cuidado com o ambiente físico da logística, além de otimizar o tempo, minimiza erros. Quando o produto consta no sistema, ele precisa existir fisicamente no estoque. Em casos de estoques desorganizados é provável que haja dificuldade para encontrar qualquer produto, e esse atraso vai impactar diretamente no prazo prometido para a entrega do produto.

Faça convênios com transportadoras

Como a abrangência das vendas é muito grande, essa etapa do ciclo da logística na maioria das vezes é terceirizada, entretanto é importante estabelecer parcerias com empresas com expertise na área e que disponibilizem o serviço de rastreamento, assim o cliente consegue acompanhar em tempo real a localização do objeto. Além disso, a empresa deve manter ativo o setor de “logística reversa”, ou seja, quando o consumidor devolve o produto em caso de dano, insatisfação ou erro de processamento.

 

Mesmo utilizando todos esses artifícios no processo, em caso de erros ou imprevistos de logística, seja rápido em buscar soluções: se um produto foi extraviado, avise o cliente, e envie outro o quanto antes, se não localizou um produto no estoque físico, chegou a hora de separar uma equipe para reorganizar o estoque. Os softwares em geral são bem eficazes, por isso, em casos de erro, verifique se os dados estão sendo lançados de forma correta.

 

E nunca deixe de um cliente sem resposta no meio virtual: seu silêncio pode causar danos irreparáveis para o seu e-commerce.

 

E você, possui um sistema informatizado adequado? Como é a organização do seu estoque físico? Em casos de dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários.

 

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