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A Black Friday é uma das datas mais importantes para e-commerces de qualquer segmento. Por isso, é comum ver empresas e empreendedores de todos os tamanhos se planejando e criando estratégias com muita antecedência para assegurar resultados expressivos durante o evento.

 

Um recurso utilizado entre a maior parte destas estratégias é o chat online. Sua popularidade entre as empresas não se deve ao acaso e sim aos resultados obtidos com esta ferramenta. Segundo dados fornecidos pela eMarketer, cerca de 63% das pessoas atendidas em um site através do chat o acessam novamente. 

 

Além disso, o chat online também é considerado o canal de atendimento preferido pelos clientes quando comparado com o telefone e o e-mail. Portanto, contar com esta ferramenta estratégica é algo indispensável para alavancar as vendas de um e-commerce, principalmente em datas como a Black Friday, que geram um enorme fluxo de clientes

 

Com o chat online negócios têm a oportunidade perfeita para oferecer um atendimento customizado e humanizado com agilidade. Além de ser um canal de comunicação versátil que pode ser utilizado para tirar dúvidas, enviar propostas, fechar negociações e promover a satisfação dos clientes

 

Agora que você entende a importância do chat para o seu negócio, confira algumas dicas que vão ajudar a extrair os melhores resultados desta ferramenta durante a Black Friday

Foque no mobile

O número de compras realizadas através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, aumenta a cada ano que passa. Esta é apenas a evolução natural dos comportamentos de consumo, afinal, atualmente mais da metade do tráfego em sites é gerado por dispositivos móveis. 

 

Consultar preços, conferir avaliações e notas de produtos, fazer pesquisas e aproveitar promoções são ações que grande parte dos usuários da internet preferem realizar através de seus celulares

 

Portanto, garanta que todas as páginas do seu site estejam otimizadas para o mobile e implemente seu chat online de uma maneira que aprimore a experiência destes usuários.

 

Saiba como funciona esse tipo de sistema e como ele pode ser útil ao seu negócio.

Implemente o Callback

O Callback é um recurso disponível em diversas ferramentas de chat online. Ao disponibilizá-lo em seu site, os visitantes contarão com a opção de utilizar o chat no momento do contato ou deixar seu telefone para receberem uma ligação de forma rápida e fácil.

 

Desta forma, consumidores que não podem ser atendidos naquele momento irão receber uma ligação e clientes que preferem entrar em contato com seu negócio através de uma ligação terão uma opção acessível de atendimento. 

Utilize o chatbot

O chatbot é um recurso que foi criado com o objetivo de tornar o processo de atendimento mais prático e rápido sem a necessidade de um operador. Através desta funcionalidade é possível atender um grande fluxo de visitantes do seu site sem a necessidade de criar espera de um atendente humano, algo excelente para utilizar durante a Black Friday. 

 

Contudo, é preciso utilizar este recurso com muita atenção. Afinal, uma das principais características que tornam o chat online o canal preferido pelos consumidores é o atendimento customizado e humanizado, isso pode se perder quando o chatbot é usado em excesso ou fora de contexto, gerando frustração nos visitantes do seu site. 

 

Busque mapear as dúvidas mais frequentes de seus clientes, quais os processos mecânicos mais comuns e quais ações mais realizadas pelo seu público para deixar a responsabilidade deste tipo de demanda com seu chatbot. Enquanto chamados e conversas mais complexas são filtradas para serem realizadas por atendentes humanos. 

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Por fim, configure convites proativos personalizados em cada uma de suas páginas para iniciar conversas que façam sentido aos visitantes de algum conteúdo específico do seu site. 

Atenda e faça vendas através do WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de conversa que está instalado na maioria dos smartphones brasileiros. Integrá-lo com sua ferramenta de chat online torna o contato com sua empresa ainda mais fácil para consumidores que preferem a utilização de um aplicativo com o qual já estão habituados. 

 

Para explorar esta integração existe uma maneira muito mais simples do que fornecer seu número de contato. Links de conversas no WhatsApp podem ser criados para serem utilizados em seu site, nas redes sociais e até mesmo divulgados em campanhas com o objetivo de gerar leads

 

Conquistar este público que deseja o atendimento personalizado e em tempo real na sua plataforma preferida pode afetar de maneira expressiva seus resultados na Black Friday.

Invista em anúncios

O sucesso na Black Friday está diretamente relacionado com o quão bem um negócio se planejou para elaborar estratégias e campanhas de marketing digital focadas especificamente nesta data. 

 

Gerar expectativa para que seu público tenha interesse em descobrir quais ofertas serão feitas durante este evento é algo fundamental para alcançar grandes números de vendas. Os anúncios têm o papel fundamental de aumentar estas expectativas e levar novos visitantes para o seu site durante o dia de descontos. 

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Portanto, crie banners online atrativos para seu público-alvo, então invista em anúncios em GoogleAds e nas redes sociais para gerar tráfego nas suas principais promoções. O papel do chat online será essencial para administrar o atendimento deste grande fluxo de visitantes e aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.

Esteja presente nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais não é mais uma maneira de assegurar vantagem sobre a concorrência e sim uma necessidade de qualquer negócio online

 

Descobrir as plataformas preferidas pelo seu público, criar perfis nessas redes e produzir conteúdo que gera valor são etapas essenciais para criar uma conexão verdadeira entre seu negócio e seus clientes. 

 

Desta forma, campanhas nas mídias sociais como o Facebook e o Instagram irão obter mais resultados ao alcançar pessoas que genuinamente gostam de sua marca. Então, os leads obtidos através das redes podem ser direcionados para um canal de atendimento profissional, como o chat online, aumentando sua chance de conversão. 

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

Considere a divulgação de produtos em comparadores de preços

Consultar produtos nos comparadores de preços é uma atividade muito comum durante a época de Black Friday. Por isso, anunciar as mercadorias que seu negócio tem para oferecer é uma ótima maneira de divulgar seu e-commerce, principalmente se seus preços forem competitivos. 

 

Vale lembrar que nem sempre as opções com o menor preço são escolhidas pelos consumidores. Um site bem construído e seguro influencia muito na decisão de qual loja virtual será escolhida. 

 

Além disso, é possível preparar sua equipe para negociar descontos exclusivos para leads gerados através dos comparadores, que irão questionar o preço de seus produtos e compará-los com sua concorrência. 

Considere ampliar o horário de atendimento durante a Black Friday

Caso seu site já ofereça um chat online e seu e-commerce esteja preparado para atender o alto fluxo de visitantes durante a Black Friday, considere a viabilidade de aumentar o horário em que seus atendentes estão disponíveis no seu canal de atendimento.

 

Assegurar que operadores de atendimento estão disponíveis durante um determinado período para descontos exclusivos, como 24 horas ou 48 horas, será muito importante para evitar que oportunidades de vendas e contatos sejam perdidas pela falta de atendimento.

 

Saiba como lidar com essa situação de maneira rápida e eficaz.

Colete feedback sobre seu negócio com pesquisas de satisfação

As conversas feitas através do chat online oferecem uma excelente oportunidade de convidar seus clientes a realizarem pesquisas de satisfação relacionadas a diferentes aspectos do seu negócio. 

 

Aproveite a finalização dos atendimentos para direcionar seus consumidores à pesquisa desejada, que pode ser realizada utilizando métodos simples como perguntas de sim ou não até métodos mais elaborados como o NPS (Net Promoter Score)

 

Ao analisar as respostas de seus clientes, será mais fácil identificar quais aspectos do seu negócio precisam atenção ou recursos para serem melhorados e quais são os acertos que devem ser preservados. 

Realize o atendimento pós-venda

Por fim, procure praticar o atendimento pós-venda para preservar os clientes conquistados através da Black Friday. Acompanhe a jornada de compra destes consumidores e entre em contato com eles após suas compras para certificar sua satisfação quanto ao produto ou serviço contratado. 

 

Desta forma, o atendimento personalizado pode ajudar a preservar o relacionamento com estes clientes e conseguir sua fidelização. Esta é uma maneira inteligente de gerir os investimentos do seu negócio, afinal, segundo o grande nome do marketing Philip Kotler, conquistar novos clientes pode custar entre 5 a 7 vezes mais do que manter um atual.

 

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Pronto para conquistar resultados utilizando o chat online em sua loja durante a Black Friday?

Esperamos que o nosso conteúdo tenha trazido informações relevantes para ajudar você a otimizar o uso do chat online durante esta Black Friday. Coloque estas dicas em prática em seu e-commerce e confira a melhora nos resultados. Boas vendas! 

 

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