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Você já planejou todas as promoções, catalogou os produtos e investiu em marketing. Sua loja está bombando de acessos! Mas, infelizmente, o volume de vendas concretizadas não corresponde à expectativa. Onde será que está o gargalo?

 

Provavelmente, na solução de pagamentos oferecida. Segundo dados do Moosend, se frustrar na hora de pagar porque alguma opção de pagamento não foi oferecida soma 8% ao share de carrinhos abandonados.

 

Portanto, tão importante quanto pensar nos produtos e nas promoções que sua loja online irá promover na Black Friday e em outros eventos, é pensar em como concretizar tudo isso, de fato, em conversão.

 

Diferentemente do funcionamento das lojas físicas, em que as vendas são pagas de maneira direta e instantânea, no e-commerce, o pagamento pode ser feito de várias maneiras diferentes, exigindo um suporte de segurança mais complexo e confiável.

 

Neste cenário, o gateway de pagamento é uma opção, garantindo que o processo de compra seja simples e descomplicado, sem deixar a desejar na segurança do cliente.

 

Mais do que dar a possibilidade do cliente pagar com cartões de crédito e boletos, o gateway dispõe de diferentes funcionalidades que garantem a alta taxa de conversão para o seu negócio. Continue a leitura e entenda todos os detalhes sobre a ferramenta!

O que é gateway de pagamento?

O gateway de pagamento é uma tecnologia de pagamento digital que funciona como uma espécie de ponte para a comunicação entre o consumidor, o banco e a adquirente. Com esse sistema, é possível conectar o seu negócio a várias adquirentes e manter centralizada toda a sua operação de pagamentos.

 

É o gateway o responsável pela captura dos dados, sua transmissão e o armazenamento das informações dos clientes. Assim, há mais facilidade para realizar suas transações online, pois você utiliza uma única interface e faz um só contrato.

 

O diferencial do gateway está no benefício gerado além do bê-a-bá das transações: além de fazer a intermediação dos pagamentos com as diversas instituições que participam do processo, oferece outras funcionalidades que contribuem para o aumento da conversão em vendas.

 

Entre os diversos meios de pagamento disponíveis no mercado atualmente, você sabe definir qual a melhor opção para sua loja virtual? Veja alguns meios de pagamento aqui!

Como ocorrem as transações no gateway de pagamento?

Conhecer o fluxo das transações no gateway de pagamento é fundamental para que você, empreendedor, entenda como esta solução proporciona facilidade para os seus clientes.

 

Segundo dados do Banco Central, dia após dia o uso do cartão de crédito tem aumentado, enquanto o do dinheiro vem diminuindo. Segundo o levantamento, quando o assunto é o volume de dinheiro movimentado, o cartão já supera o papel moeda, correspondendo a 41,5% da quantidade transacionada, contra 36,5%.

 

Sendo assim, entenda como funciona o fluxo da transação em um gateway de pagamento, que oferece ampla possibilidade de pagar com cartões de crédito:

 

  1. Após decidir o que quer comprar em uma loja virtual, o cliente vai para o checkout — isto é, a página de finalização da venda — para efetuar a compra.
  2. O gateway de pagamento é integrado a essa página e, portanto, não é necessário sair da loja virtual para prosseguir. O comprador fornece suas informações e escolhe a forma que irá efetuar o pagamento daquilo que pretende adquirir: parcelado, à vista, no boleto, etc.
  3. Ao clicar para finalizar a compra, o pedido é então criado pelo gateway de pagamento, que faz toda a comunicação com a adquirente (Stone, Cielo, Rede, etc) para que a transação seja processada.
  4. Feito isso, a adquirente se comunica com as bandeiras e os bancos para verificar se as informações foram preenchidas corretamente e para se certificar de que o cliente tem saldo disponível para concluir a transação e, então, mandar para o gateway uma confirmação.
  5. Após receber a confirmação, que acontece em questão de segundos, uma mensagem é enviada ao cliente para comunicá-lo de que seu pagamento foi aprovado e que, daquele momento em diante, seu produto será preparado para envio.

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6 vantagens de usar um gateway de pagamento

Como dissemos mais acima, o grande diferencial do gateway está no valor agregado: mais do que simplesmente processar pagamentos, essa solução oferece uma série de funcionalidades que otimizam a taxa de conversão no seu e-commerce.

 

Diferente de intermediadores, cujo papel se limita a processar transações, o gateway de pagamento é uma solução personalizada para fazer o seu negócio decolar em volume de vendas. Assim sendo, conheça as 6 principais vantagens de adotar o gateway de pagamento na sua operação de e-commerce:

Variedade em pagamentos e multi adquirência

Com um gateway de pagamento, além de cartões de crédito e débito, é possível que seu cliente opte por boleto bancário. Quando o assunto é cartão de crédito, ainda é possível operar com várias adquirentes.

 

Essa é alternativa ideal para obter maiores taxas de sucesso em transações com cartões de crédito, afinal, você sempre tem um backup. Assim também é possível escolher a ordem de prioridade das suas adquirentes, baseado, por exemplo, em bandeiras e quantidade de parcelas. Dessa forma, você consegue garantir a menor taxa para cada tipo de transação.

 

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Segurança contra fraudes

Um gateway de pagamento de qualidade, em geral, possui uma solução de antifraude incorporada. Além de proteger os dados do seu cliente, o antifraude reduz os riscos de transações fraudulentas e os prejuízos com chargeback para o seu negócio.

Recuperação de carrinhos abandonados

Só um gateway de pagamento possui a tecnologia capaz de te ajudar a recuperar clientes. Isso é possível por meio de duas funcionalidades, por exemplo: retentativa e link de checkout.

 

Sabe quando o cartão não passa? Às vezes, o cliente não tinha saldo no momento ou a conexão falhou. Assim, você pode programar que a tentativa de cobrança seja feita novamente em alguns dias.

 

Ou então, sabe quando o cliente abandona o carrinho, deixando um produto desejado lá? Com o gateway, basta você usar o link de checkout, configurando o disparo de um SMS ou e-mail, para que o cliente receba uma página responsiva de checkout e conclua a compra em ambiente seguro.

 

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Recorrência

Alguns modelos de negócio, como academias, escolas e empresas SaaS, precisam criar planos de adesão variados e tornar esses pagamentos recorrentes. Em um gateway de pagamento, é possível gerenciar assinaturas pré-pagas, pós-pagas, com cobranças em dias específicos, com matrículas, descontos ou itens temporários.

Segurança de ponta a ponta

Para transacionar dados de cartões, é preciso estar em conformidade com as regras do PCI Compliance. O PCI é a certificação de que o gateway está em conformidade com as regras das indústrias de cartão, podendo, assim, realizar a transação de dados do cartão do cliente. O gateway de pagamento, em geral, possui essa certificação, oferecendo total suporte para o lojista e para o consumidor.

Gestão otimizada

O gateway de pagamento costuma oferecer acesso a painéis de controle administrativo, para que você possa acompanhar e gerenciar transações. Muitos também fornecem também dados de inteligência que te ajudam a saber suas receitas recorrentes, auditar taxas, conferir recebíveis e muito mais.

 

Por fim, lembre-se que não basta encontrar uma solução que promete diferentes funcionalidades. É fundamental que seja viável colocar todos os recursos em plena atividade. Portanto, busque um gateway de pagamento que disponibilize uma documentação completa, oferecendo suporte à sua equipe de desenvolvedores no processo de integração da sua plataforma à API.

 

Ficou mais claro para você o que é um gateway de pagamento? Então é hora de contratar a melhor solução do mercado e impulsionar as vendas do seu e-commerce.

 

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A Mundipagg é uma empresa do grupo Stone Co. que oferece a melhor solução em gateway de pagamento. Você tem total flexibilidade de personalizar os meios de pagamento do seu negócio, integrando com uma ou mais adquirentes, vouchers, boleto bancário e sistemas de antifraude. A Mundi garante a maior taxa de conversão do mercado e um atendimento 100% pessoal.

 

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Artigo escrito pela equipe da Stone Co. Digital.


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