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O Marketing de Afiliados é um novo formato de marketing que tem como objetivo ampliar as formas e canais de comunicação que consigam alcançar os consumidores

 

As estratégias de Marketing de afiliados proporcionam oportunidades para aqueles que querem lucrar no meio digital de maneira efetiva!

 

O Marketing de afiliados é uma estratégia que permite, por exemplo, que qualquer pessoa ganhe dinheiro com um blog e fazendo publicações em redes sociais.

 

A ideia por da aplicação do Marketing de Afiliados disso é promover produtos de outras empresas, ganhando comissão quando as pessoas compram o produto graças às suas estratégias de marketing.

 

Se você não tem um produto e quer fazer dinheiro, você pode promover um produto digital que acha que tem valor e, assim, ganhar comissões com isso!

 

Neste post, falarei mais sobre o que é o Marketing de Afiliados, quais os benefícios ele pode ter e como você pode aplicar as estratégias de Marketing de Afiliados! Vamos lá!

 

Antes de continuar, se você quer aumentar sua vendas e saber tudo sobre o Marketing de afiliados; o que é, como funciona e sua importância, clique aqui ler nosso post especial!

O que é Marketing de Afiliados?

Talvez você já saiba o que é o Marketing de Afiliados com base em como funcionam os Programas de Afiliados.

 

Marketing de Afiliados é um tipo de relação comercial em que o Afiliado divulga o produto de um empreendedor ou empresa, em troca de uma comissão por cada venda realizada, por exemplo. 

 

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O Marketing de afiliados é uma alternativa extremamente interessante para pessoas que desejam trabalhar com vendas na internet, além de ser uma ótima ferramenta para Produtores que desejam aumentar a divulgação dos seus produtos online.

 

Com o Programa de Afiliados e utilizando o Marketing de Afiliados, você consegue rentabilizar seus sites, blogs e redes sociais, por meio da venda de produtos de terceiros, sem precisar ter uma grande ideia ou o trabalho de criar um produto.

 

Além disso, se suas estratégias de Marketing de Afiliados resultam em vendas, você está lucrando! Se não, você não estará gastando nenhum centavo. E tem mais, com esse modelo de vendas, você pode trabalhar em casa!

Benefícios do Marketing de afiliados

O Marketing de Afiliados traz benefícios tanto para o afiliado quanto para o dono do produto do Programa de Afiliados .

 

E esse tipo de marketing ainda tem um potencial grande para a venda. Afinal, não é um tipo de propaganda invasiva, e sim algo que tem relevância para o público que acompanha o produtor de conteúdo, entendeu?

 

Outra vantagem é que as estratégias de Marketing de Afiliados são uma forma de obter uma renda extra no mês sem precisar pagar por isso, uma vez que a adesão às redes de afiliados é gratuita.

 

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Qualquer canal que você use pode ser incorporado para usar as estratégias de Marketing de Afiliados. Blog, redes sociais e e-mail marketing, como veremos a seguir, são algumas opções para viabilizar os anúncios, o que mostra que os Programas de Afiliados é um tipo de marketing versátil!

 

Se já te convenci o quanto os Programas de Afiliados podem ser vantajosos, agora continue lendo para saber como usar o seu relacionamento e engajamento com o público para aplicar estratégias de Marketing de Afiliados!

Estratégias de Marketing de Afiliado

1- Torne a identidade da sua marca reconhecida

Um afiliado é uma extensão da marca que está sendo anunciada, mas isso não quer dizer que você não deve ter identidade própria!

 

No Marketing de afiliados, é essencial que o público-alvo do afiliado confie plenamente nele para que os consumidores sejam convencidos de comprar o produto do programa de afiliados.

 

Portanto, o afiliado precisa conhecer muito bem o produto do programa de afiliados a ponto de conseguir anunciá-lo com sucesso e se tornar uma pessoa influente.

 

Para isso, é preciso tornar a identidade da sua marca reconhecida, ganhando credibilidade no mundo digital.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Vale lembrar que muitas marcas iniciam programas de afiliados porque estão buscando lojas capazes de atingir públicos que elas simplesmente não conseguem conquistar. Isso significa, então, que é justamente a confiança que os seus clientes têm na sua loja que torna você um afiliado com potencial.

 

O que a sua loja representa para os clientes? Você é um especialista em algum assunto? Eles confiam na qualidade dos conteúdos e dos produtos que você publica? Identifique aquilo que torna a sua marca relevante e use esse elemento como a pedra inicial na construção da identidade da marca.

 

Uma última estratégia relevante é: dê um rosto à marca – de preferência, o seu. Os clientes gostam de saber que há uma pessoa real por trás da tela, e esse pequeno gesto muitas vezes é o primeiro passo para construir uma relação de confiança e boa reputação com eles.

2- Foque sempre no seu público-alvo e segmente

Para que suas estratégias de Marketing de Afiliados realmente alcancem seus objetivos de venda, é preciso sempre focar no sucesso dos clientes. 

 

O que isso significa? Isso quer dizer que você deve seguir estratégias de Marketing de Afiliados que colocam o público-alvo em primeiro lugar, que venda um produto que realmente solucione o problemas dos consumidores.

 

Trabalhando com estratégias de marketing que colocam o público-alvo em primeiro lugar, com certeza, você poderá lucrar mais com o Marketing de afiliados.

 

Para isso, é preciso segmentar o público em grupos menores, algo mais vantajoso do que criar um único conteúdo genérico para todos os clientes.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Portanto, ao investir o seu dinheiro em uma estratégia de marketing pago, concentre-se naquele segmento do seu público-alvo que está mais propenso a seguir a marca (e que tem maior potencial para ser um cliente fidelizado).

 

Uma dica é explorar os recursos disponíveis do Facebook ou no Google para controlar o tipo de exposição que o seu anúncio receberá: para quem ele será anunciado, de que forma e por quanto tempo.

 

No Google AdWords, por exemplo, é possível controlar a segmentação de anúncios com pequenos ajustes no conteúdo, alterando palavras-chave ou até mesmo o modo como o anúncio será encontrado. O AdWords também permite ajustar os anúncios de acordo com a localização geográfica, o fuso horário, a idade e o sexo do cliente.

 

Outro recurso incrível do AdWords é a segmentação por públicos-alvo de afinidade, que permite criar públicos-alvo com base em algum critério específico de nicho. Você pode, por exemplo, criar um público similar àquele que já compra nos seus concorrentes.

3- Use diversos canais de divulgação

É sempre bom lembrar que os melhores canais para anunciar são justamente aqueles frequentados pelo seu público-alvo, portanto, adapte as seguintes sugestões de acordo com o produto do seu Programa de Afiliados e clientes.

 

Com produtos digitais é possível ampliar o alcance da marca, experimentar formatos diferentes de anúncios para proporcionar experiências relevantes e extremamente personalizadas e muito mais!

 

É altamente recomendável que você tenha vários canais de comunicação e divulgação com o seu público-alvo. Confira, a seguir, alguns canais que podem ser utilizados para você aplicar estratégias de Marketing de Afiliados.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

Site

A principal vantagem de ter um site é a liberdade editorial que o Afiliado tem para divulgar, além da quantidade de opções que ele pode utilizar para deixar a página com a cara da identidade visual da sua marca e nicho.

Blog

Ter um blog também é útil para quem faz muitos reviews sobre produtos, pois permite que você utilize argumentos visuais e escritos para persuadir seus leitores e reforçar a sua autoridade naquele assunto.

 

Você pode usar o blog para publicar conteúdo útil e de qualidade para o público que você deseja atingir e ainda acrescentar quantos links achar necessário, sem ser punido por isso, o que não é possível em plataformas de terceiros.

 

Você pode monetizar o conteúdo do seu blog de algumas formas, como: deixando o seu link de afiliado no decorrer do conteúdo; colocando banners nas laterais ou no final da página; criando conteúdo relacionado com o produto ou serviço que você promove (resenhas, por exemplo).

 

Quanto mais valor você oferecer ao seu público-alvo através do conteúdo do seu blog, mais tráfego orgânico você vai conseguir atrair e, consequentemente, mais vendas.

 

Uma das formas de atrair mais acessos para uma loja virtual é conseguir links de qualidade apontando para ela, o que chamamos de Link Building, isso influencia diretamente o posicionamento.

Redes sociais

As redes sociais são os canais mais utilizados para divulgar produtos e serviços, e podem trazer resultados expressivos em vendas.

 

As principais redes utilizadas com essa finalidade são Facebook ,Twitter, Instagram, Pinterest e Youtube. Devido ao seu alcance, são excelentes canais para quem deseja se tornar reconhecido.

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

 

Além disso, é preciso identificar em qual dessas redes sociais o seu público-alvo está, antes de fazer algum investimento.

 

 As redes sociais também ajudam a gerar engajamento, o que é um item muito importante no Marketing de Afiliados, então, bem muito nas suas estratégias. Isso porque o engajamento potencializa a conversão de leitores em leads e leads em clientes.

E-mail marketing

Muitas empresas ainda usam o e-mail marketing como canal de divulgação de um produto ou serviço e continuarão usando por muito tempo.

 

O Afiliado que possui uma base sólida de e-mails tem a oportunidade de construir um relacionamento a longo prazo com seus leads, entregar conteúdo de qualidade para essas pessoas, e até convencê-las a fazer a compra por meio do e-mail marketing.

 

Trata-se de uma estratégia simples e ao mesmo tempo eficaz, pois mostra para as pessoas que te acompanham que você não está interessado apenas em fazer a venda, mas sim em agregar valor à jornada de compra dessas pessoas, aprofundando os conhecimentos que esses usuários têm sobre o seu produto ou solução. 

 

É importante que você não envie somente ofertas do produto, para não incomodar o futuro cliente, correndo o risco de perdê-lo de vez.

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

YouTube

43% dos consumidores querem ver mais conteúdos em vídeo. Para ir ainda mais longe, 67% dos espectadores do YouTube querem ver avaliações de produto que vão ajudá-los a tomar decisões de compra.

 

Uma forma fácil de conectar vídeo ao seu site é publicar regularmente conteúdos “como fazer” para levar consumidores à compra.

 

O Youtube é a segunda maior ferramenta de busca na web e ainda é uma rede social. Muitas pessoas quando procuram algum produto ou assunto em que estejam interessados, buscam se informar no Youtube.

 

Por isso, se você estiver presente no Youtube, as chances das pessoas encontrarem seu conteúdo é muito maior. E a possibilidade de direcioná-las para o seu site também!

 

É por esta razão que reviews de produtos funcionam tão bem. Assim como o blog, um canal no Youtube também pode ajudá-lo a construir uma audiência e, posteriormente, gerar tráfego e interesse em sua loja virtual.

 

Se o YouTube tem 1,5 bilhões de espectadores todos os meses, é só levá-los até a sua marca!

4- Adote uma estratégia de publicidade nativa e conteúdos técnicos

A publicidade nativa é uma espécie de conteúdo pago que funciona como conteúdo orgânico. Ela é uma publicidade completamente diferente daquelas propagandas mais tradicionais, que costuma aparecer em pop-ups ou em janelas extremamente coloridas e chamativas que atrapalham a navegação do cliente.

 

Os conteúdos técnicos são recursos excelentes para afiliados que querem desenvolver um público-alvo engajado e fidelizado. Aliados a uma estratégia de marketing pago, esses conteúdos podem ser ampliados e anunciados para públicos similares aos seus.

 

Uma excelente forma de distribuir esses conteúdos e conquistar clientes em potencial é criando um botão de chamada para ação que solicita um endereço de e-mail ou uma curtida nas redes sociais. Você pode compartilhar guias, eBooks, vídeos, templates ou até minicursos – criando, assim, uma relação dinâmica e potencialmente lucrativa.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

5- Produza conteúdo de qualidade

Uma boa dica é usar posts enumerados em forma de lista no seu blog, eles atraem mais e fazem com que as pessoas se sinta mais interessadas e até compartilhem mais. Para chamar atenção, usar imagens bonitas nos seus posts, site ou páginas de vendas pode ser uma ótima opção.

 

Tudo isso pode gerar maior engajamento dos visitantes, mas também mantém as pessoas por mais tempo no seu site e o Google considera isso (tempo médio no site) como um fator importante de ranqueamento.

  

O conteúdo do seu site também é vital para seus negócios. Títulos chamativos, textos, descrições e informações relevantes aliados ao produto oferecido são fundamentais para atrair e fidelizar clientes.

 

Quanto mais links internos, maiores as chances de uma pessoa se manter no seu site. Os links internos aumentam o tempo médio do site, reduzem a taxa de rejeição e o Google interpreta eles, melhorando o posicionamento do seu site nas buscas.

 

Artigos de blogs podem linkar outros artigos, como dito anteriormente. O blog é o tipo de ferramenta muito útil para quase todo nicho de e-commerce e traz muitos benefícios além do aumento do tráfego do seu site.

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
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