A inteligência artificial (IA) surgiu como uma oportunidade para muitos negócios. Por isso, micro, pequenas e grandes empresas estão se adaptando a essa tecnologia para obter melhores resultados com uma solução confiável e assertiva.

Dentre as diversas áreas que já utilizam IA para otimizar processos, o comércio eletrônico é uma das que mais está aplicando esse recurso para aumentar as vendas on-line e tornar a experiência de compra dos clientes muito mais dinâmica.

Quer saber mais sobre inteligência artificial para e-commerce? Então continue a leitura!

 

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial (AI) é um conjunto de algoritmos que têm a capacidade de autoaprendizagem, ou seja, de ir aprendendo conforme o número de informações coletadas.

Para exemplificar melhor, podemos fazer um paralelo de como é o crescimento e desenvolvimento de uma pessoa. Primeiro vem o nascimento, depois ela começa a falar as primeiras palavras, montar frases, aprender o significado das coisas e assim por diante.

Com a inteligência artificial o processo é bem parecido. Assim como acontece no nosso cérebro, ela passa pela aprendizagem de acordo com os dados e informações que recebe, depois vai processando tudo isso, criando padrões e, de forma automática, vai evoluindo.

 

Quando surgiu a inteligência artificial e como se desenvolveu?

Por mais que as pessoas acreditem que essa tecnologia é muito nova, na verdade não é. A primeira vez que a inteligência artificial apareceu na história foi em 1956, em um congresso da Dartmouth College, evento que marcou o início do assunto.

Desde então, surgiram altos e baixos, acompanhados de investimentos e também frustrações. No ano de 1965, por exemplo, Herbert Simon afirmou que para os próximos 20 anos as máquinas poderiam fazer o que os homens fazem, porém isso não ocorreu.

O grande primeiro feito de uma inteligência artificial aconteceu em 1997, quando o IBM Deep Blue venceu o Kasparov, famoso campeão de xadrez mundial. Essa foi a primeira vez que uma máquina venceu um cérebro humano em um jogo.

Depois, com a chegada do século XXI, as coisas começaram a acontecer de uma forma ainda mais rápida.

Em 2017, muitas criações mostraram resultados, indicando que a inteligência artificial está evoluindo cada vez mais. O Facebook, por exemplo, habilitou dois robôs (Bob e Alice) para conversarem entre eles, com o objetivo de melhorar o sistema de negociação da IA.

Depois de um determinado tempo, o diálogo deles passou a ter um significado que não era entendido por humanos, ou seja, os robôs criaram uma linguagem própria, totalmente desconhecida até mesmo para os técnicos responsáveis.

 

Inteligência artificial hoje

Hoje, a inteligência artificial já se tornou popular, devido aos avanços em processamento de dados, aprendizagem e armazenamento de informações. Com isso, grandes exemplos do uso dessa tecnologia estão inseridos no nosso dia a dia.

A Netflix organiza a página inicial do serviço com base em recomendações relacionadas ao que o usuário já assistiu e gosta, o Facebook analisa o tipo de conteúdo que uma pessoa costuma consumir e a Amazon também utiliza recomendações de produtos para potencializar as vendas on-line.

A boa notícia é que os recursos de inteligência artificial para e-commerce já estão disponíveis no mercado para lojas virtuais de diversos segmentos e portes e não são mais exclusividade dos gigantes.

 

Inteligência artificial no comércio eletrônico

Entre os principais usos da inteligência artificial no e-commerce atualmente estão as vitrines de recomendação de produtos e a busca inteligente.

Esses recursos proporcionam personalização e melhora da experiência de compra para os usuários; e, consequentemente, aumento da taxa de conversão de vendas da loja virtual.

A taxa de conversão é uma das principais dores do e-commerce no Brasil hoje, pois ela ainda é bem baixa: fica em torno de 1,65%. Ou seja, para cada 1.000 pessoas que visitam um site, somente 16 pedidos são efetuados.

Mas, felizmente, a inteligência artificial está sendo uma ótima aliada para esse problema, pois faz com que as compras on-line sejam mais eficientes, intuitivas e prazerosas para os consumidores, aumentando a conversão de vendas on-line.

 

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Veja a seguir como funcionam as vitrines de recomendação e a busca inteligente.

 

Vitrines de recomendação

As vitrines de recomendação de produtos são praticamente um requisito obrigatório para as lojas virtuais que querem vender mais e crescer no segmento em que atuam.

Afinal, elas ajudam a organizar as mercadorias dentro do site e facilitam a navegação dos usuários e a jornada de compra através das sugestões fornecidas, como mostra a imagem abaixo.

 

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Além das recomendações mais genéricas, como “Mais vistos”, “Mais vendidos”, “Lançamentos” e “Ofertas”, também existem recomendações personalizadas para cada usuário, com base no comportamento de navegação deles.

É o caso de vitrines como a “Recomendado para você” e “Itens que você visualizou recentemente”.

 

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Vitrines de recomendação com inteligência artificial

Há diversos sistemas de recomendação para e-commerce que criam as vitrines através de algoritmos matemáticos simples e testes A/B.

No entanto, os sistemas baseados em inteligência artificial, como o da SmartHint, funcionam de forma automática — sem necessidade de configurações manuais e mão de obra especializada — e conseguem gerar sugestões muito mais assertivas e personalizadas.

Isso porque a IA faz análises da loja e do comportamento dos usuários em tempo real, identificando quais são as vitrines, a posição e os produtos que mais convertem para cada consumidor.

Assim, ela monta e posiciona as recomendações sozinha, sem necessidade de interferência humana.

Além de tudo o que falamos até aqui, confira 4 motivos para usar as vitrines de recomendação inteligentes no e-commerce:

 

 

Busca inteligente

A busca inteligente também é um recurso cada vez mais primordial para as lojas virtuais de qualquer porte e segmento. Através do uso de inteligência artificial, essa tecnologia otimiza o campo de busca, facilitando e personalizando a pesquisa pelos produtos.

Confira a seguir as características desse recurso disponibilizado pela SmartHint.

  • Alta velocidade: apresenta os resultados em milissegundos, na própria página de busca, sem redirecionamento e sem precisar apertar a tecla “Enter”.
  • Similaridade fonética: mostra os produtos certos, mesmo que o cliente tenha digitado errado.
  • Busca por cor automatizada: a IA identifica as cores dos itens e apresenta os produtos com a cor escolhida pelo usuário — mesmo que essa informação não esteja no título ou descrição da mercadoria.
  • Busca comportamental: prioriza os itens mais relevantes para cada usuário nos resultados de busca, com base em análises de navegação.
  • Busca por voz: permite que o cliente busque pelos itens utilizando apenas a voz, sem precisar digitar nada no campo de busca.
  • Busca por imagem: proporciona uma busca muito mais assertiva, pois o cliente pode tirar uma foto ou carregar uma imagem para encontrar um item específico.

Além da busca inteligente e das vitrines de recomendação com inteligência artificial, a SmartHint também conta com pop-ups de retenção e hotsites. Conheça todas as soluções para o e-commerce!

 

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