Seu checkout está preparado para converter na Black Friday?

Você sabia que um checkout muito complexo pode atrapalhar diretamente nas conversões da sua loja virtual durante a Black Friday?

O cliente acessa sua loja online empolgado para comprar, porém, se irrita ao se deparar com a longa ficha cadastral que ele precisa responder antes de finalizar sua compra.

Portanto, um checkout complexo ou muito extenso é capaz de diminuir as conversões da sua loja e isso se acentua ainda mais quando falamos de Black Friday, onde o volume de vendas é maior que o normal.

Leia o artigo e descubra agora se o checkout da sua loja está realmente preparado para converter durante a Black Friday!

 

Preenchimento automatizado

O autopreenchimento durante a finalização de compra ou também conhecido como checkout pré populado, é uma ótima estratégia para facilitar ainda mais o processo de compra do cliente.

Essa tática consiste em aproveitar algumas informações já fornecidas pelo seu consumidor anteriormente, seja seu nome, número de telefone, endereço, e-mail, etc.

E a partir disso, você pode criar um link inteligente que é capaz de preencher os campos sozinhos com as informações já salvas do cliente.

Dessa forma, quando o cliente for para a página final da compra ele terá que preencher menos informações, eliminando passos da jornada e facilitando a compra dele.

 

Saiba como o design responsivo vai diminuir as taxas de abandono, melhorar a experiência de compra e alavancar os negócios em sua loja virtual. Confira!

 

Informações de compra e gatilhos

Provavelmente você já deve ter reparado em alguma página de checkout informações como, por exemplo, “esse produto já foi comprado por X pessoas” ou “restam apenas Y unidades deste produto”.

Mas você já pensou, o que isso é capaz de causar em você?

Essa pequena informação consegue despertar o gatilho da escassez e da urgência.

Ele é responsável por fazer você pensar que precisa terminar sua compra, pois muitas pessoas já viram aquele produto ou restam apenas poucas unidades dele.

Portanto, é recomendável trabalhar com escassez de unidades do produto, ou escassez de tempo.

Vale a pena lembrar que, utilizar esse contador é interessante a partir de certo número, não é legal contar 5 ou 6 visitas, conte a partir de um número maior de pessoas para despertar a ansiedade de compra no cliente.

 

 

Checkout responsivo

O layout do seu checkout criado para o desktop precisa se adaptar também ao mobile.

Isso porque, no celular você possui uma tela menor do que no desktop, portanto, não é uma boa ideia utilizar as mesmas informações usadas no modelo feito para o desktop no mobile.

Por exemplo, se você tem 3 imagens na tela do desktop, escolha a mais relevante para seu checkout mobile, se tem muitos selos no desktop escolha apenas os melhores para utilizar no celular etc.

Isso deve ser feito com o intuito de não deixar a barra de rolagem muito grande e a página muito pesada, pois o visitante que está utilizando o celular geralmente está no contexto em que o acesso precisa ser rápido e prático.

Portanto, é importante pensar no consumidor que irá comprar de você, se o seu checkout demora a carregar, é cheio de imagens e lotado de textos, as chances do visitante utilizando um celular é menor.

A versão mobile do seu checkout precisa apresentar as informações principais para o cliente abrir, preencher e comprar, de forma rápida e fácil.

Pensar no momento da compra do consumidor e fazer o possível para torná-lo o mais prático possível é essencial para aumentar suas conversões durante a Black Friday.

 

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Confiança no seu produto

Quando falamos de compras feitas online, um dos maiores receios dos consumidores é sobre a credibilidade do produto. Dúvidas como:

  • Será que eu vou realmente gostar desse produto?
  • Será que ele vai suprir minha expectativa?

 

Um ponto muito importante é colocar quanto tempo de garantia seu produto tem, 7, 15 ou 30 dias? Esse tipo de informação é muito relevante para o consumidor.

Outro elemento muito usado é a prova social, colocar em um canto do checkout, fotos de clientes com pequenos trechos de relatos sobre o produto é uma ótima ideia.

Nada melhor do que a opinião sincera de outro cliente, para deixar aquele visitante mais seguro de finalizar sua compra.

Lembrando que, nunca utilize relatos falsos, pois os consumidores podem descobrir isso e consequentemente sua marca vai perder toda credibilidade.

 

 

Checkout personalizado

Personalizar seu checkout é uma ótima estratégia para aumentar suas conversões em datas sazonais.

Provavelmente durante uma data comemorativa sua loja virtual está utilizando um tema de acordo com a data, seja um banner personalizado ou uma cor diferente no template.

Então, porque não utilizar esse mesmo modelo de personalização na sua página de checkout? Isso consegue gerar mais confiança ao consumidor, pois quando ele passar do carrinho para o checkout irá se deparar com um tema igual ao resto da loja.

Essa estratégia é válida tanto para o evento de Black Friday quanto para outras datas sazonais.

 

Opções de pagamento

Uma das piores frustrações para o cliente é quando ele quer muito comprar determinado produto e na hora de concluir seu pedido, descobrir que a forma de pagamento que ele queria não está disponível.

Pagamento por transferência bancária, boleto, débito online e cartão de crédito são exemplos das formas preferidas para pagar produtos na internet, e é interessante que você as aceite em sua loja.

Quanto mais formas de pagamento você tiver na sua loja, maior será o número de clientes que poderão comprar com você.

Nesse post nós separamos alguns pontos importantes para serem aplicados no checkout da sua loja virtual, com o intuito de aumentar suas conversões durante a Black Friday.

Agora resta a você escolher qual dessas dicas é mais valiosa para você e aplicá-la no seu negócio.

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