Cadastro de produtos: principais detalhes para melhorar o SEO

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Você sabe o que é SEO e qual sua importância para quem busca por vender produtos online? SEO é uma sigla que traduzida para o português significa Otimização Para Mecanismos de Buscas.

Estamos falando de um conjunto de procedimentos aplicados com o intuito de colocar seu conteúdo entre os melhores resultados dos motores de busca, atraindo mais tráfego orgânico para o seu site.

Por isso, trata-se de um trabalho, é necessário um conjunto de estratégias para você conseguir estar sempre bem posicionado nos motores de busca.

Utilizar as estratégias de SEO durante o cadastro dos produtos da sua empresa faz com que eles consigam se posicionar bem nos principais motores de busca, isso se tornou essencial para quem quer vender produtos online.

Leia o artigo até o fim e descubra como melhorar o SEO no cadastro dos seus produtos.

 

Quanto custa investir em SEO?

Estratégias de SEO bem aplicadas são capazes de fazer com que seu site se posicione entre os primeiros resultados dos motores de busca. Existe um trabalho braçal, um trabalho técnico e estratégico para conseguir um tráfego de forma orgânica.

Ou seja, o custo de SEO é o tempo, o esforço e o trabalho. As técnicas aplicadas são de grande ajuda para você que busca aumentar o número de visitantes de forma orgânica da sua página.

As pessoas não querem passar muito tempo indo atrás do resultado de sua pesquisa, fazendo com que consequentemente os conteúdos que estão na primeira página sejam sempre os mais acessados.

Se 20 mil pessoas fizerem uma busca no Google e o conteúdo produzido por você estiver posicionado nos primeiros lugares da página como resposta, existem grandes chances dessas pessoas acabarem acessando sua página, e o melhor: você não pagou para fazer o anúncio, não vai pagar por clique de visitante.

Dessa forma você faz com que sua marca tenha mais credibilidade e se torne mais visível ao público, consequentemente gerando mais visitantes. Quanto mais pessoas tiverem acesso e visitarem sua loja virtual maior será sua chance de vender produtos online.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Dicas de SEO para cadastro de produtos

Nós já sabemos o tanto que utilizar o SEO é importante para fazer com que sua página consiga alcançar um número maior de visitantes de forma totalmente orgânica.

 

 

Agora vamos ver como utilizar as técnicas de SEO para cadastrar seus produtos online.

1- Descrição do produto

Em uma loja física, você tem um recurso muito valioso que é o vendedor. Ele é responsável por apresentar o produto para os clientes e enaltecer todos seus benefícios. Já na loja virtual, nós não temos isso, desta forma o principal recurso disponível é a descrição.

Existem alguns pontos importantes para tornar a descrição do seu produto mais completa e capacitada para vender produtos online, como, por exemplo:

  • Apresentar o valor que o produto irá agregar na vida do cliente;
  • Sanar as dúvidas mais frequentes dos clientes sobre o produto;
  • Não utilizar apenas informações técnicas, usar uma linguagem mais humanizada;
  • Não copiar conteúdos e descrições já pronta;
  • Mostrar os diferenciais do seu produto.

 

 

2- Use palavras-chave pertinentes

Uma das principais táticas do SEO é utilizar palavras-chave oportunas. Por isso, pesquise quais são as melhores para o seu produto e as utilize ao longo do conteúdo.

Vale lembrar que a utilização de forma forçada e excessiva de palavras-chave é penalizada pelo Google. Por isso, é melhor optar por utilizar palavras que estejam próximas da sua keyword. Por exemplo: se está falando de computador, termos como “mouse”, “monitor”, “teclado”, “gabinete”.

Existem também algumas ferramentas para pesquisa de keywords. Com elas, é possível achar de forma rápida palavras-chave e termos relacionados, como, por exemplo:

  • Keyword Tool;
  • Keyword Planner;
  • UberSuggest.

 

 

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3- Utilize imagens de qualidade

Você deve sempre usar imagens com boa qualidade em seu site, pois elas transmitem mais profissionalismo e credibilidade aos visitantes da sua loja virtual.

As imagens também são responsáveis por melhorar a experiência do usuário na sua página, é muito raro uma pessoa comprar na sua loja virtual se não puder no mínimo visualizar as fotos do produto antes.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

As imagens também conseguem reforçar as palavras-chave e otimizar os resultados de busca, o algoritmo dos motores de busca analisam o nome do arquivo e seu texto alternativo.

Dessa forma, é bom não usar nomes aleatórios, utilize as keywords para salvar a imagem na sua máquina, usar o hífen no nome do arquivo também é essencial. Também é recomendado adicionar o tamanho da imagem ao final do nome dela quando for salva-lá.

 

4- Ofereça títulos e descrições únicas

Utilizar a criatividade para descrever o produto e produzir conteúdo único e interessante, faz com que sua mercadoria seja priorizada quando o usuário fizer uma pesquisa relacionada a ela em buscadores.

Mostre com clareza o que seu produto oferece de melhor, priorize as vantagens dele através de descrições criativas que exaltem os diferenciais e as características do produto.

 

 

5- Utilize uma meta descrição adequada

A meta descrição trata-se daquele sucinto texto localizado logo abaixo do título e do link do site, ela tem o limite de 150 caracteres.

Nela você precisa trabalhar um motivo irresistível para que o visitante decida clicar. É nela que se encontra o resumo da sua página e os principais benefícios do seu produto, são eles os responsáveis por chamar a atenção do leitor.

Sendo assim, certifique-se de criar uma boa meta descrição capaz de atender as necessidades do visitante.

 

6- Não copie conteúdo já existentes

Não é aconselhável que você utilize descrições já existentes, como é o exemplo daquelas que vem dos próprios fabricantes dos produtos. Sem dúvidas isso vai prejudicar seu posicionamento.

Além de fazer com que sua página perca a chance de se destacar e apresentar todo seu diferencial, ela ainda pode ser penalizada e retirada dos buscadores.

Por isso, para que sua loja virtual alcance bons resultados e tenha vantagem sobre as demais, evite descrições copiadas e invista em textos únicos e interessantes.

 

Nesse artigo, você pôde acompanhar algumas técnicas para otimizar o SEO de cadastro de produtos, agora resta a você fazer o uso delas para garantir um bom posicionamento da sua página nos motores de busca.

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