As vendas da Black Friday crescem mais a cada ano e as expectativas para 2021 são altas. Saiba tudo sobre a data e veja como se preparar.

Não é novidade para ninguém que a Black Friday é a maior data do varejo. O evento chegou por aqui em 2010 e logo caiu no gosto dos brasileiros, tornando a data uma das principais do comércio nacional.

Em 2021, a Black Friday está marcada para acontecer no dia 26 de novembro e com o público cada vez mais acostumado com as compras online, a expectativa é que a adesão à data seja ainda maior.

Para os lojistas que querem participar da data, é preciso se preparar para o alto volume de pedidos que chegam nesse período.

 

O que o varejista pode esperar da Black Friday 2021?

Em 2020, tivemos a Black Friday mais digital de todos os tempos! Segundo o relatório Neotrust, cerca de 4,53 milhões de clientes aproveitaram o evento de descontos, totalizando quase 900 mil clientes a mais que o ano anterior.

Apenas no dia 27 de novembro de 2020 o faturamento foi de R$3,1 bilhões. Enquanto isso, o final de semana da Black Friday somou cerca de 7,6 milhões de pedidos, um crescimento de 24,7% quando comparado ao ano anterior. Já o ticket médio teve um crescimento de 5,1% em relação a 2019 e totalizou R$668,70.

Os dias que antecedem o evento também foram bem positivos. Entre os dias 19 e 27 de novembro de 2020, o e-commerce recebeu mais de 10,6 milhões de pedidos e chegou a faturar R$ 6 bilhões.

Esse resultado mostra como a Black Friday não é apenas um dia. Em 2020, o sábado, dia seguinte ao do evento, acumulou cerca de 70% dos pedidos de acordo com a Neotrust. Já o período pré-evento, quando as lojas podem antecipar as promoções e descontos, também tem ganhado cada vez mais relevância.

O Google Trends mostra que as pesquisas relacionadas a Black Friday começam já no final de setembro e ganham força no início de novembro. Por isso, quem quer vender muito durante a data precisa se preparar com antecedência.

 

Como se preparar para a Black Friday?

A preparação para a Black Friday envolve diversos pontos, como colocar os seus produtos no ar, caprichar nas descrições e fotos, precificar corretamente e ainda criar promoções e desenvolver estratégias assertivas para se destacar durante o evento.

Confira alguns pontos de atenção que você deve considerar na hora de preparar o seu negócio para este grande evento.

 

Foque na experiência de compra

Hoje, os consumidores buscam mais do que simplesmente uma loja para adquirir os produtos desejados, e na Black Friday isso não é diferente.

Os clientes querem uma experiência de compra completa e as melhores ofertas possíveis. Por isso, lembre-se de colocar o consumidor em primeiro lugar ao criar a sua estratégia para a Black Friday.

A experiência de compra dos consumidores envolve todo o processo de aquisição de um produto, desde a escolha do item e o valor do frete, até o atendimento e a entrega.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Esteja com o estoque em dia

Em épocas de alto volume de vendas, como é a Black Friday, é importante que você prepare o seu estoque.

Por isso, lembre-se de negociar bem com os seus fornecedores para antecipar as compras e os prazos de recebimento dos itens, evitando que esses preparativos fiquem para a última hora.

Para facilitar a sua operação durante a Black Friday, organize o estoque de forma dinâmica, colocando os produtos que mais saem em uma área de fácil acesso. Assim, você pode encontrar e preparar esses itens para entrega com mais agilidade.

 

Prepare a logística da sua loja

A logística deve ser um ponto de atenção dos lojistas para atender a alta demanda da Black Friday, evitando que problemas operacionais ocorram. Com a logística da sua loja bem organizada, todas as suas entregas são feitas em dia e com qualidade, melhorando a experiência de compra dos seus clientes.

Além disso, o lojista também deve estar preparado para os casos de arrependimento de compra. Conforme o Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, sempre que uma compra for realizada fora do estabelecimento comercial – ou seja, por telefone, a domicílio ou online –, o consumidor tem sete dias para desistir da compra.

Esse prazo começa a contar a partir do dia do recebimento do produto e, caso o consumidor se arrependa dentro desse período, os valores pagos por ele devém ser devolvidos imediatamente, monetariamente atualizados. Ou seja, incluindo o valor do frete, caso o produto já tenha sido entregue.

Além disso, nesses casos, o cliente não precisa explicar o motivo do arrependimento e nem realizar a devolução do produto lacrado, já que o Código de Defesa do Consumidor garante apenas a desistência sobre o produto e não sobre a embalagem.

 

Veja como lidar com o direito de arrependimento dos consumidores

 

Invista em publicidade

Para que a sua loja se destaque da concorrência e saia na frente durante a Black Friday, considere investir em publicidade. Assim, os seus produtos ganham uma exposição ainda maior e mais assertiva, atraindo os clientes certos, na hora certa, e melhorando a performance das suas vendas.

Para analisar o desempenho das suas iniciativas de mídia, lembre-se de analisar o Retorno sobre Investimento (ROI)métrica que indica o custo-benefício do valor investido – para entender se a estratégia aplicada está realmente funcionando e segue alinhada com os objetivos da sua loja.

Como analisamos anteriormente, as visitas nos sites já começam a aumentar nas semanas que antecedem a data da Black Friday. Sendo assim, o ideal é aproveitar essa ansiedade do público para posicionar a sua marca e se fazer presente nas buscas dos consumidores.

 

 

Tendências para a Black Friday

Analisando os resultados da Black Friday nos últimos anos e os costumes de compra dos consumidores brasileiros, podemos identificar algumas tendências que devem ganhar força em 2021.

 

 

Identificação com a empresa

Em busca de uma experiência de compra mais alinhada com seus princípios, o público está dando preferência para lojas com valores e crenças alinhados aos seus. Dessa forma, os clientes criam uma identificação com a marca e se sentem ainda mais próximos dela!

Fique atento a essa tendência e pense em como utilizá-la dentro do seu negócio.

 

Foco em determinados produtos

Como vimos anteriormente, as buscas por produtos começam muito antes da Black Friday e isso acontece porque, durante a data, as compras são feitas de forma mais planejada.

A Neotrust realizou um estudo sobre a Black Friday 2021 com o consumidor brasileiro e cerca de 59% dos participantes declararam que pretendem comprar algum produto online no evento desse ano.

Quanto aos produtos que eles pretendem comprar, os eletrônicos apareceram em destaque com 49% de intenção, seguidos por eletrodomésticos (31%), moda e acessórios (27%), eletroportáteis (25%) e informática (25%).

Se você trabalha com um destes segmentos, aproveite o momento para se diferenciar dos seus concorrentes e ganhar a atenção dos consumidores.

 

Apoio de plataformas de marketplace

Se você busca uma forma de se destacar nesta Black Friday e impulsionar as suas vendas, aposte nas plataformas de marketplace.

Na Americanas Marketplace, por exemplo, os produtos dos parceiros ganham muito mais visibilidade e aparecem para uma base de quase 50 milhões de clientes ativos, que já conhecem e confiam nos sites das marcas – Americanas, Submarino e Shoptime. E, durante a Black Friday, esse alcance é ainda maior!

Além disso, esses canais possuem integração facilitada com hubs e plataformas, como a iSET, por exemplo, e contam com diversas soluções de entrega, fulfillment e publicidade, oferecendo oportunidades ainda mais completas para os lojistas e facilitando suas rotinas de operação.

Agora que você já sabe todas as expectativas e tendências para a Black Friday 2021, não perca tempo! Comece os seus preparativos e aproveite a data da melhor forma possível.

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