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A Black Friday é um grande evento para varejistas de todo o mundo e a melhor maneira de chegar ao seu público é por meio das redes sociais.

 

Criar uma estratégia de mídia social pode ser um grande obstáculo, especialmente para um grande evento como a Black Friday, mas você pode tornar esse desafio mais fácil se colocar em prática algumas dicas essenciais.

 

Neste artigo, você vai descobrir como criar uma estratégia para as redes sociais com uma campanha forte e bem-sucedida para a Black Friday.

Planeje a sua estratégia para a Black Friday com antecedência 

Não há melhor maneira de se preparar para um grande evento como a Black Friday do que planejando com bastante antecedência.

 

Você já deve ter uma ideia clara do tipo de promoções que sua empresa fará e pode planejar as suas redes sociais com base nisso.

 

Se você deseja uma campanha de mídia social de sucesso na Black Friday, você precisa ter um bom número de seguidores – se não houver seguidores, suas postagens não serão vistas por clientes em potencial.

 

Para obter mais seguidores nas redes sociais, considere uma campanha de conscientização bem antes do evento. Organize e promova concursos de mídia social para aumentar o crescimento de seguidores e incentive mais pessoas a segui-lo adicionando call to action (CTA) em seu site, e-mails e blog.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

 

Quer se preparar ainda mais? Confira quais são as expectativas para a Black Friday deste ano.

Invista em uma comunicação visual

É importante usar recursos visuais fortes em toda a estratégia de marketing de conteúdo. 

 

Particularmente nas redes sociais, onde há tanta competição, a comunicação visual é fundamental para chamar a atenção para os seus posts.

 

De acordo com as estatísticas de marketing de conteúdo visual, 69% dos profissionais de marketing acreditam que os recursos visuais são uma necessidade de marketing de conteúdo, inclusive nas mídias sociais.

 

Quando se trata de um evento como a Black Friday, na qual a sua empresa estará competindo por atenção contra os concorrentes e a indústria como um todo, é mais importante usar recursos visuais do que depender de postagens de texto.

 

Crie vídeos curtos editados ou GIFs para compartilhar nas redes sociais. Você também pode usar um modelo de infográfico como um guia de presentes para ajudar os seguidores a fazer compras no grande dia.

 

Mas evite usar recursos visuais excessivamente complicados que podem atrapalhar a sua mensagem – lembre-se de que os recursos visuais são feitos para atrair a atenção e esclarecer informações.

 

O conteúdo precisa ser forte se você quiser que as pessoas se envolvam com sua marca e, eventualmente, realizem compras na Black Friday.

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

Compartilhe ofertas com os seus seguidores

Se coloque no lugar de seus seguidores – o que você gostaria de ver em um perfil de uma marca às vésperas da Black Friday?

 

Você gostaria de saber mais sobre a marca? Ou gostaria de saber sobre as promoções que estarão disponíveis?

 

Na preparação para a Black Friday, evite postar sobre tópicos que não interessem a seus seguidores. Fale sobre as ofertas que você oferecerá e a melhor maneira de fazer compras na Black Friday. 

 

Essa estratégia deve ser empregada em todos os aspectos de suas redes sociais – postagens, stories, vídeos e para anúncios no Instagram e no Facebook.

Ofereça descontos exclusivos para mídias sociais

Além das ofertas regulares da Black Friday, ofereça ofertas aos usuários que só podem ser acessadas por meio das redes sociais.

 

Crie códigos de desconto que você pode compartilhar nos canais de mídia social selecionados. Isso vai motivar os usuários a interagir com você nesses canais e a compartilhar com amigos.

 

Provavelmente, é melhor manter essas ofertas exclusivas limitadas – apenas um dia ou por algumas horas -, pois isso estimulará mais compartilhamentos e tráfego.

 

Você pode usar pixels para rastrear a popularidade dessas postagens e se elas estão direcionando tráfego para as páginas de seus produtos.

 

Lembre-se de deixar claro que sua rede social é segura para uso, para que os usuários se sintam mais confortáveis ​​para compartilhar suas postagens e visitar seu site.

 

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Seja omnichannel para a Black Friday

A maioria das marcas descobre que alguns de seus canais de mídia social os atraem mais do que outros.

 

Embora você fique tentado em concentrar seus esforços nos canais que estão indo bem, você não deve ignorar os canais que não estão recebendo tanto envolvimento.

 

Se você tiver ofertas exclusivas para as redes sociais ou ofertas gerais da Black Friday, poste sobre elas em todos os canais que estão disponíveis para você.

 

Quanto mais pessoas virem suas postagens, melhor. O marketing de conteúdo para o seu e-commerce deve ser amplamente divulgado para obter os melhores resultados.

 

Embora possa parecer um trabalho extra redimensionar postagens para várias plataformas sociais, especialmente as que não estão indo bem, essas plataformas ainda podem levar a mais visitas ao site e vendas.

 

Durante uma época como a Black Friday, limitar as suas opções não é uma boa estratégia. Ao ampliar a presença e divulgação da sua empresa, você poderá aumentar suas visualizações e, consequentemente, as vendas.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Aproveite dos conteúdos gerados pelos usuários

A Black Friday parece um momento ruim para veicular uma campanha gerada pelo usuário, mas há maneiras de fazer isso para interagir com seu público.

 

Pense em pedir a seus seguidores que compartilhem fotos de suas compras – as pessoas ficarão animadas para mostrar o que conseguiram comprar.

 

Como alternativa, pergunte às pessoas quanto elas conseguiram economizar comprando na Black Friday – algumas ofertas são realmente excelentes e as pessoas conseguem economizar muito dinheiro, que gostariam de compartilhar com outras pessoas.

 

Você deve envolver a sua marca no marketing de conteúdo gerado pelos usuários. Faça com que os usuários compartilhem imagens de si mesmos com seus produtos, em suas lojas ou usando seus serviços.

 

O User Generated Content (UGC) ou conteúdo gerado pelo usuário não é apenas uma ótima maneira de envolver o público, mas também encoraja as pessoas que não participaram das vendas da Black Friday a se divertirem.

 

E-book 6 Estratégias pouco exploradas por quem vende em e-commerce

Não pare na Black Friday

Embora a Black Friday seja um grande evento, não deve ser o objetivo final.

 

Os seus seguidores nas redes sociais não devem sentir que você só está interessado neles porque eles participariam de suas vendas durante esse período. O que acontece depois disso?

 

Compartilhe uma postagem de agradecimento para os clientes que participaram de suas vendas da Black Friday. Ofereça um desconto de mídia social pós-Black Friday para clientes fiéis. Abra suas vendas novamente para a Cyber ​​Monday, se possível.

 

A Black Friday é o início da temporada de férias e você deve usar isso a seu favor. Mantenha suas vendas e postagens funcionando bem após a Black Friday e você verá seus seguidores crescerem e se envolverem mais com você.

Conclusão

A Black Friday pode ser um evento decisivo para as marcas, e você deve aproveitá-lo ao máximo com sua campanha nas redes sociais.

 

Planeje sua estratégia de mídia social bem antes da Black Friday e use recursos visuais fortes para compartilhar suas mensagens.

 

Compartilhe suas ofertas da Black Friday nas redes sociais, mas também crie ofertas exclusivas. Use todos os seus canais para alcançar clientes em potencial.

 

Você também deve realizar uma campanha de UGC para incentivar mais envolvimento e não limitar os seus negócios ao dia da Black Friday.

 

Com essas dicas, você pode criar uma estratégia de mídia social que o ajudará a aumentar o número de seguidores e as vendas na Black Friday.

 

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Guest post escrito pela Venngage.

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