O user generated content (UGC ou conteúdo gerado pelo usuário, em português) é uma forma de gerar autoridade por meio de informações disponibilizadas pelos internautas. Pense na gigante do e-commerce Amazon: boa parte das visitantes do site já sabe o que quer e apenas lê as análises escritas por outros consumidores. Essas opiniões são importantes porque, como você pode perceber, ajudam no processo de decisão de compra.

 

Neste post, vamos falar sobre o UGC e como você pode aproveitá-lo na sua loja virtual. Acompanhe:

A importância do user generated content

Um estudo feito pela empresa especializada em pesquisas Nielsen mostra que 92% dos consumidores acredita que o conteúdo gerado pela família e pelos amigos é mais relevante do que as mensagens enviadas por uma marca. A opinião de estranhos vem logo em seguida.

 

No Brasil, as lojas demoraram a adotar essa prática, mas praticamente todas as grandes redes já usam o UGC. Os comerciantes vêm usando essa técnica para aprimorar o engajamento e o transformando, sem mágica, em aumento de receita.

O UGC e a taxa de conversões

É importante lembrar que no momento da compra on-line, as pessoas interessadas em determinado produto enfrentam a “ansiedade de compra”. São questionamentos naturais sobre um produto que não está na sua frente, sobre algo que ela não pode tocar.

 

Usar o conteúdo gerado por usuários dá esse último “empurrão” na tomada de decisão, já que outras pessoas já fecharam o negócio e estão expondo ali a sua opinião.

Como usar o UGC em sua loja

Os usuários têm dúvidas sobre o produto? Por que não repassar, então, esses questionamentos para as pessoas que já adquiriram uma unidade? Quando você cria uma área de perguntas e respostas, mais confiança é gerada, já que questões específicas recebem respostas.

 

Outra coisa importante é abrir um espaço para fotos. Assim, usuários que já têm o produto podem exibi-lo, e potenciais consumidores podem ver como o item é, só que agora sob outra perspectiva que não a do conteúdo gerado pela própria marca.

As vantagens do UGC

O UGC ajuda a traçar o perfil do consumidor

Com as pessoas gerando toda essa informação, falando sobre seus gostos e preferências, surge uma grande oportunidade para conhecer o seu consumidor. Basta ficar de olho no que ele diz sobre você.

O UGC tem baixo investimento

Em tempos em que todos procuram um diferencial, por que não trabalhar um conceito de custo 0? Criar um espaço no website para essa troca de informações não custa quase nada. E usando as ferramentas certas para criar engajamento, as pessoas vão se sentir estimuladas para escrever cada vez mais.

O UGC impulsiona o SEO

Nada melhor do que ser bem-visto pelos robôs do Google, não é mesmo? A partir do momento em que se abre esse espaço de forma organizada, tudo o que é produzido gera relevância.

 

Estamos falando de termos específicos e todo o conteúdo criado por essas pessoas, que acabam transformando o seu site relevante.

 

Gostou deste post sobre UGC? Então, continue com a visita em nosso blog e leiaSaiba por que investir em promoções na sua loja virtual!”.

 

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