O que é WhatsApp Business? Estamos falando de uma versão do aplicativo WhatsApp voltada para as empresas. Nele, é possível inserir mais informações sobre o seu negócio além de contar com diversas ferramentas exclusivas.

Após baixar o aplicativo, é preciso verificar o número que será usado. Se você já utiliza a versão “padrão” do aplicativo, é possível transferir seu número de telefone para a nova versão.

Além disso, também é possível utilizar as duas versões do WhatsApp no mesmo aparelho, desde que os aplicativos estejam vinculados a um número de telefone diferente.

Caso você tenha um celular que possua entrada para dois chips, é só utilizar cada aplicativo cadastrado em um chip. Porém, se você só tem um chip no seu aparelho, é necessário escolher uma das versões.

Continue lendo e descubra como utilizar o WhatsApp Business para aumentar as vendas.

 

Sobre o WhatsApp Business

O WhatsApp segue sendo um dos aplicativos mais baixados nos smartphones dos brasileiros, a probabilidade de você que está lendo agora, já ter usado ou usar o app é enorme.

De acordo com uma pesquisa feita pela Opinion Box realizada com 1.992 usuários do WhatsApp apontou que 98% dos entrevistados têm o app instalado em seus smartphones, e 86% deles recorrem ao WhatsApp diariamente.

No ano de 2018 foi lançado o WhatsApp Business, o aplicativo surgiu com o foco de ajudar as empresas a se conectarem com seus consumidores.

De lá para cá, ele se tornou uma ferramenta muito importante de comunicação e vendas entre as organizações e seus clientes, tanto para vendas quanto para prestar suporte de forma simples e rápida.

O aplicativo realmente cumpre seu papel, ainda conforme a pesquisa, 76% dos participantes afirmaram que utilizam o WhatsApp Business para se comunicar com empresas e 52% disseram que compram produtos ou serviços por ele.

 

 

Porque o WhatsApp é importante para o meu negócio?

Sabendo que o mercado atualmente está cada vez mais competitivo, empresas de todos os portes e nichos diferentes estão atrás de vender mais e com qualidade.

Para qualquer negócio se destacar no mercado é preciso ter uma boa estratégia de comunicação e atendimento.

O atendimento ao cliente é fundamental, nenhum consumidor gosta de entrar em contato com a loja e não ser atendido ou ser atendido só no outro dia.

As pessoas não compram de empresas que não sabem prestar um atendimento de qualidade, e pior, ainda vão atrás do concorrente procurando um atendimento melhor que o seu.

Pesquisas indicam que 61% dos clientes relatam que receber um atendimento de qualidade é mais importante do que a qualidade e o preço dos produtos.

Os clientes estão cada vez mais exigentes e o mercado cada vez mais competitivo, por isso, oferecer um atendimento profissional e personalizado é excelente para criar um vínculo duradouro com seu consumidor.

Se você chegou a conclusão de que existe algo errado com a qualidade no atendimento ao cliente da sua empresa, essas 5 dicas certamente irão te ajudar bastante!

 

Como utilizar o WhatsApp Business para vender mais?

Como o WhatsApp Business é voltado para atender empresas e negócios, nele existem alguns recursos com essa finalidade.

Seu diferencial está em funcionalidades pensadas exclusivamente na divulgação do pequeno negócio, como a possibilidade de montar listas de transmissão, formar um catálogo de produtos e também cadastrar mensagens automáticas.

 

1- Crie seu Catálogo de produtos

O catálogo de produtos é uma funcionalidade muito útil, pois é através dele que você pode inserir imagens do produto, o preço, colocar descrições e qualquer informação relevante sobre ele.

Para criar um catálogo é muito simples. Basta clicar nos três pontinhos no aplicativo, configurações, configurações da empresa e lá vai ter a opção catálogo.

Após isso é só preencher com as informações e salvar.

Criar um catálogo e exibir seus serviços e produtos é uma ótima opção, pois ajuda o cliente a esclarecer dúvidas básicas sobre o item em questão, além de deixar seu negócio mais organizado, gerando credibilidade para a marca.

 

 

2- Use as Etiquetas de mensagens

Essa funcionalidade permite que você marque a conversa do cliente com uma etiqueta e organize por período, categoria ou prioridade.

O recurso traz etiquetas coloridas com diversos temas para cada mensagem ou chat salvo.

Também é possível criar marcadores personalizados para chats específicos para manter toda a conversa marcada.

Essa função é muito útil para filtrar suas mensagens e manter seu aplicativo sempre organizado.

 

 

3- Poste bastante nos Status

Existem muitas pessoas que acompanham com frequência o status do WhatsApp.

Tratando-se de vendas, essa função se usada da forma correta, se transforma em uma ferramenta muito útil.

Através dele você vai postar seu conteúdo e todas as pessoas que tiverem seu contato salvo, poderão ver.

Quanto mais pessoas verem o conteúdo da sua marca diariamente em vários canais de venda, maiores as chances delas comprarem de você.

Por isso, o status do WhatsApp Business é tão importante, pois é uma forma de inserir sua marca ali no dia a dia da pessoa.

Além disso, o status é uma maneira de filtrar os clientes, pois aqueles que visualizam suas postagens com maior frequência, provavelmente são os clientes mais engajados com sua marca.

 

 

4- Organize suas mensagens automáticas

Outra funcionalidade super importante são as mensagens automáticas.

Sim, é possível configurar uma mensagem de saudação, dessa forma é possível responder o cliente automaticamente assim que ele entrar em contato com você.

Também é possível colocar como mensagem de ausência, quando você não estiver disponível ou uma mensagem informando o horário de funcionamento da sua empresa.

Dessa forma a pessoa nunca vai ficar sem receber uma resposta, mesmo fora do horário comercial, ela será informada de maneira automática sobre o horário correto de atendimento.

 

 

5- Configure respostas automáticas

Esse recurso é ótimo para os comerciantes que atendem muitas pessoas através do WhatsApp Business, é possível utilizar respostas padrões para facilitar e agilizar o relacionamento com o cliente.

Dessa maneira, é possível cadastrar uma mensagem e para utilizá-la basta digitar /mensagem.

Por exemplo, o cliente entra em contato com você através do aplicativo querendo saber informações sobre os meios de pagamento.

Como essa é uma dúvida frequente, você pode cadastrar uma mensagem padrão, assim toda vez que alguém perguntar sobre os meios de pagamento, você só digita /pagamento e a mensagem será escrita de forma automática.

 

Entre os diversos meios de pagamento disponíveis no mercado atualmente, você sabe definir qual a melhor opção para sua loja virtual? Veja alguns meios de pagamento aqui!

 

6- Acompanhe as estatísticas disponíveis

A função de estatísticas do WhatsApp Business é uma das mais importantes de todo o app.

Pois, é através dela que você consegue saber quantas mensagens você envia, quantas pessoas entram em contato com você.

Dessa forma, você consegue ter parâmetros, consegue saber tudo que acontece no seu WhatsApp Business.

A função traz dados importantes sobre o uso do aplicativo, dessa forma, você consegue https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrar melhor seu negócio e aumentar a produtividade.

É importante se lembrar que as pessoas não vão simplesmente brotar no seu Whatsapp. É preciso divulgar sobre seu WhatsApp em todos seus canais de atendimento e vendas.

Onde for possível colocar o contato do seu WhatsApp, coloque!

  • Cabeçalho e rodapé do site;
  • Páginas de vendas;
  • Redes sociais;
  • Cartão de visita;
  • Flyer com o pedido, etc.

 

 

Nesse artigo, você pôde acompanhar um pouco mais sobre o Whatsapp Business, um aplicativo que, nos dias de hoje, é praticamente indispensável para qualquer negócio, seja físico ou digital.

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