Com o crescimento das vendas online e dos e-commerces nos últimos anos, os marketplaces se tornaram canais ainda mais relevantes para quem quer ofertar seus produtos online tanto é que de acordo com a 42° edição da Webshoppers, eles representaram 78% do faturamento das lojas virtuais brasileiras.

 

Existem vários marketplaces disponíveis para vender online, contudo, vender em vários desses canais de forma individual pode ser uma tarefa bem complicada não é mesmo?

 

Para conseguir realizar suas vendas e fazer a gestão nesse tipo de e-commerce, é muito importante ter um ferramenta que permita isso e te ajude a simplificar sua operação, dessa forma, vamos apresentar neste artigo 8 razões para automatizar suas vendas nos marketplaces

8 motivos de vender nos marketplaces de forma automatizada

Confira as 8 principais vantagens de vender no marketplace de forma automatizada e entenda porque isso pode fazer com que você venda mais e aumente o faturamento da sua loja virtual.

Gerencie suas vendas de maneira prática

Você consegue gerenciar todas as suas vendas, seja de um ou mais marketplaces e um único lugar, além disso seus anúncios podem ser criados de maneira mais simples e o gerenciamento deles pode acontecer em tempo real, permitindo também a automatização da impressão de notas fiscais e etiquetas.

 

Somente esse processo de “casar” as notas fiscais de maneira manual, faz com que diversos vendedores gastem cerca de horas por dia e também possuam custos relacionados à mão de obra para fazer esse tipo de atividade.

 

Ter um hub de integração com a funcionalidade de impressão de notas fiscais de maneira conjunta com as etiquetas dos marketplaces, pode te ajudar a economizar boas horas do seu dia e te ajudar a focar mais tempo na sua estratégia de venda.

 

Leia este post e aprenda mais sobre o Marketplace, suas características e importância para o e-commerce!

Controle sobre os valores a serem cobrados

Ter em apenas uma única plataforma o controle dos valores cobrados por cada produto em cada um dos marketplaces e fazer as alterações necessárias para que você garanta que eles vendam mais.

 

Afinal, não só nos e-commerces, mas também, no mercado de uma maneira geral, existem diversas datas em que você pode dar descontos ou fazer kits unindo vários produtos que podem ser interessantes para aquele período, por exemplo, para o dia das mães ou para o dia internacional das mulheres.

 

Com a precificação automática, a margem de lucro determinada pelo seller já vai levar em conta impostos, custo de frete, custos de operação e a comissão de cada marketplace em que você está vendendo.

 

Se quiser conferir todas as datas importantes, veja o texto sobre o calendário do e-commerce em 2021!

Gerencie o prazo de entrega em uma só plataforma e evite quedas da sua reputação

Após a venda, um dos principais diferenciais no e-commerce e nos marketplaces está em possibilitar o acompanhamento do rastreamento do produto para o cliente e principalmente em conseguir realizar a entrega do produto antes ou no máximo na data estipulada, pois se houver algum atraso, o cliente poderá não comprar de você novamente.

 

Uma situação bastante comum para quem vende em sites como Mercado Livre, B2W e Shopee é o medo da queda da reputação do vendedor nesses sites que impacta diretamente sobre os resultados de vendas.

 

Ter uma plataforma que te ajuda a https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrar o seu estoque e todo seu controle de picking & packing, pode evitar erros na expedição e envios de produtos duplicados, cancelamentos ou até mesmo venda de produtos que faltam no seu armazém ou centro de estocagem.

 

Dessa forma, ao invés de realizar a gestão dos prazos de entrega em uma só plataforma, com a automatização nas vendas do marketplace, você consegue gerenciar também a parte do pós-venda, que é uma das mais relevantes depois que o cliente escolhe comprar seu produto.

Automatize os anúncios do seus produtos

Anunciar cada produto em cada um dos marketplaces que você vai vender pode dar muito trabalho, dessa forma, com uma plataforma que automatize as vendas nos marketplaces, você pode carregar todas as fotos, descrições, categorias, estoque, variações e características adicionais dos seus produtos de maneira automatizada, não perdendo tempo em fazer isso e tendo uma gestão bem mais rápida e prática.

 

Vender em um Marketplace pode ser ótimo para seu negócio mas é preciso estar atento às suas vantagens e desvantagens. Saiba aqui!

Extração de relatórios dos produtos vendidos

Antes de fazer a expedição dos seus pedidos você poderá conferir uma lista em que vão estar presentes tudo que é necessário separar, com isso, você elimina a possibilidade de erros humanos na expedição dos produtos e basta apenas conferir esse “checklist”.

 

Esse processo vai garantir com que você evite cancelamentos e reclamações de seus clientes a partir de produtos errados ou alguns outros erros e isso vai impedir com que você diminua a reputação do seu e-commerce nos marketplaces.

Consiga uma gestão mais enxuta e eficiente

Com a automatização de todos os processos citados acima e com os vários outros que são possíveis, você consegue gerir sua loja virtual de maneira mais enxuta e eficiente e isso possibilita com que tanto você quanto seus colaboradores possam focar em processos que gerem mais valor para a companhia e para o cliente, ao invés de se preocupar com trabalhos que poderiam ser automatizados.

 

Por exemplo, de maneira prática, ao invés de uma pessoa estar formatando todos os textos e imagens e subindo um anúncio por vez em cada um dos marketplaces que você deseja integrar na sua loja virtual, ela pode gerenciar esses anúncios em uma só plataforma, identificar aqueles que estão com uma performance baixa e otimizá-los, mudando seu texto e sua call to action (CTA) para que eles possam gerar mais conversões.

Integre seu e-commerce com ERPs

Os ERPS, conhecidos como Enterprise Resource Plannings, são sistemas de gestão que permitem a integração das atividades da empresa, automatização de tarefas e redução de erros e custos.

Relatórios dos produtos mais vendidos

Com os relatórios dos produtos mais vendidos, você pode analisar porque eles estão “fazendo tanto sucesso” e estender a estratégia que você está utilizando para divulgar eles para outros produtos.

 

Dessa forma, você vai conseguir ter um acesso rápido aos produtos mais vendidos e definir melhor as estratégias de vendas, tanto para impulsionar mais ainda a venda desses itens quanto para criar novas maneiras para tentar vender mais.

 

Portanto, a partir do momento que você consegue integrar seu e-commerce com esse tipo de sistema, tudo fica mais organizado e você consegue ter uma gestão ainda mais ágil, permitindo com que você realize a análise de resultados de maneira integrada.

 

Se você acredita que todos esses pontos podem tornar seu e-commerce mais eficiente ao conseguir vender no marketplace de forma automatizada, conheça o Magis5, o hub de integração ideal para gerenciar e vender nos marketplaces.

 

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