Neste post, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que rodeia a atração de leads e marketplaces. Falaremos sobre o que é um marketplace, como ele funciona, quais os desafios, os benefícios, e principalmente, como usá-lo de forma integrada à sua loja virtual para a atração de leads, com objetivo de potencializar ainda mais os resultados da sua loja virtual!

 

Embora os marketplaces não sejam algo tão novo no mercado de e-commerce, as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre como usá-los em parceria com a loja virtual. Se este é o seu caso, aproveite este conteúdo completo que criamos para você. Vamos lá?

O que é marketplace

Se você não sabe o que e o marketplace, com certeza está por fora! Mas vou fazer uma pequena introdução. O marketplace é um modelo de negócio de comércio eletrônico que começou no Brasil em 2012 através de grandes nomes do e-commerce e ganhou força expressiva no mercado nos últimos anos.

 

De modo bem simplificado, o marketplace funciona como um shopping center no comércio físico, mas no marketplace é mais simples para o cliente encontrar os produtos que precisa.

 

Esse modelo de negócio foi popularizado no mundo através da Amazon dos EUA, que até hoje é a maior referência no assunto.

 

Leia este post e aprenda mais sobre o Marketplace, suas características e importância para o e-commerce!

Integração entre marketplace e loja virtual

A integração entre marketplace e loja virtual é responsável por fazer com que todas as vendas saiam do mesmo estoque e, com isso, sejam evitadas as vendas duplicadas e desorganização.

 

Além disso, a integração entre marketplace e loja virtual pode trazer segurança, agilidade, melhora na experiência e precificação facilitada.

 

Uma das grandes vantagens de fazer a integração do seu e-commerce com o marketplace é a automatização de processos. Com ela, ganha-se mais autonomia de gerenciamento, além de maior precisão. A automatização de processos facilita a logística que, como todos sabem, é um dos fatores que mais complicam a vida dos gestores de uma loja virtual.

 

Apesar das vantagens, infelizmente, um dos maiores desafios para o gestor de um comércio eletrônico que tem intenção de trabalhar com um marketplace, é justamente a integração dessa nova ferramenta de vendas com sua plataforma de e-commerce.

 

Mas, pensando nos benefícios, o trabalho de quem desenvolve uma loja virtual é manipular a plataforma para que ela já comece a operação integrada com os marketplaces.

 

Para isso, é preciso procurar usar uma plataforma que já possui módulos e plugins para integração com os mais diversos marketplaces, que podem ser instalados no sistema da loja. Com isso, os processos de gestão entre a loja e seus canais de venda se tornam automatizados, e muitas novas possibilidades de negócio se abrem para o lojista!

 

Vender em um Marketplace pode ser ótimo para seu negócio mas é preciso estar atento às suas vantagens e desvantagens. Saiba aqui!

Como fazer integrar loja virtual e marketplace

Agora que você já conhece um pouco sobre marketplace e as vantagens da integração entre ele e a sua loja virtual, confira alguns passos necessários na hora de colocar isso em prática.

Verificar sua plataforma

O primeiro passo é verificar se a sua plataforma realmente faz essa integração e se é vantajoso. Pode-se dizer que é nesse momento que se avalia o custo-benefício de um investimento, pois não fazer isso de forma adequada no início pode gerar um grande impacto negativo no futuro

 

Caso a sua plataforma não ofereça essa integração de forma nativa com o marketplace em que você vende e atua, será preciso fazer esse processo manualmente, por meio de ferramentas integradoras que consumirão mais tempo e recursos para que possa se iniciar a venda em marketplaces.

Escolher o marketplace

Caso ainda não esteja vendendo em um marketplace, essa é hora de escolher um para o seu negócio! Embora pareça simples, a escolha de marketplace é uma missão que exige cuidado.

 

É preciso levar em consideração alguns fatores. Entre eles estão a familiaridade e compatibilidade do marketplace com o seu nicho de e-commerce, a comissão que deve ser paga ao marketplace, a presença do seu público-alvo, a quantidade de concorrentes, entre outros itens específicos que podem variar conforme cada tipo de negócio e empresa.

 

O essencial é pesquisar bastante antes de escolher. Mas, também fazer uma espécie de pesquisa interna na sua empresa e conectá-la com as características oferecidas pelo marketplace. Com isso, é possível obter uma validação melhor do que precisa ser feito e informações suficientes para saber se vale a pena se integrar como ele ou não!

Cadastrar os produtos

Após escolher o marketplace e integrá-lo à sua loja virtual, é necessário cadastrar os seus produtos nele. Esse cadastramento pode e deve seguir regras que são disponibilizadas previamente pelo marketplace a fim de padronizar as operações.

 

Agora que você já sabe bastante sobre os marketplaces, vamos falar sobre as leads! Continue lendo.

 

Está na hora de dar o primeiro passo e finalmente criar sua loja virtual!

O que são leads

Os Leads, no mundo do Marketing Digital, são potenciais consumidores da sua marca que demonstraram interesse em comprar o seu produto.

 

Esse interesse é definido pelo preenchimento de formulários para download ou acesso de conteúdos ou pelo contato direto em busca de mais informações sobre a oferta, por exemplo.

 

Assim, o lead passa a fazer parte do funil de vendas da empresa e é trabalhado pela equipe de Marketing e Vendas em esforços conjuntos visando a concretização da venda.

 

Depois de entender um pouco mais sobre o que são leads, você já deve ter entendido a importância da geração e atração de leads para o aumento das vendas da sua loja virtual, certo?

 

Nutrindo um bom relacionamento com possíveis novos clientes, você os deixará mais confortáveis para que escolham você como parceiro de negócios no futuro.

 

Quanto mais potenciais clientes você tiver à sua disposição, maiores serão as chances de aumentar os resultados da sua empresa no médio e longo prazo.

Atração de leads

Todas as interações que um Lead apresenta com as ações realizadas pela empresa, como clique em e-mails, páginas visitadas dentro do site, e-books acessados. É usando estes gatilhos que se faz a atração de leads.

 

Os melhores gatilhos para a atração de leads envolvem o marketing digital no geral. Os mais comuns e usados são: e-mail marketing, como newsletters; visitas no site; conversão em landing pages, por meio de preenchimento de formulários, por exemplo; dentre outras.

 

Se você quer aprender mais sobre cada uma dessas estratégias, acesse esse post sobre: “

Como fazer a atração de leads com Marketplaces

Agora vamos ao que interessa!

 

Em um ambiente competitivo e com tantas variedades de produtos como o marketplace, é preciso que o lojista tenha consciência que precisa, de alguma forma, se diferenciar de todos os outros para chamar atenção dos consumidores e realizar a atração de leads para a sua marca.

 

Para isso, podem ser utilizados anúncios mais competitivos, que aumentem a performance de venda dos produtos, por exemplo. Separei algumas dicas, por isso, para ficar sabendo de tudo, leia até o final!

Ofereça produtos exclusivos

É claro que você não vai anunciar todos os seu produtos no marketplace, pois sua intenção com esse canal de vendas é fazer a atração de leads para que a próxima compra delas seja dentro da sua loja virtual, onde sua receita é maior. Por isso, pense em produtos exclusivos, que podem ser um diferencial da sua loja perante a concorrência.

 

Se você está no mesmo lugar que os seus concorrentes, é importante ter um diferencial. Encontrar um ponto em que seu e-commerce seja completamente diferente dos demais requer muita análise de negócios, do perfil dos seus clientes, das necessidades deles e da sua capacidade de gerar soluções que sejam efetivas.

 

Diferencial é algo que agrega valor à experiência do cliente, que faz com que ele perceba a vantagem de manter um relacionamento com a sua marca. Uma embalagem que seja reaproveitável como uma caixa para guardar pertences, por exemplo, pode ser considerada um diferencial!

Use imagens de qualidade

É normal as imagens chamarem mais atenção do que títulos, descrições e outras informações. Por esse motivos, as fotos que você vai publicar nos anúncios têm muita importância. Vale a pena prestar atenção na qualidade, e principalmente, na forma como o produto é mostrado para o cliente.

 

Use uma boa câmera para tirar as fotos dos produtos, crie um cenário envolvente, faça pequenas produções que ajudem os visitantes a entenderem os benefícios de cada item. Acredite: esse é um investimento que traz retorno quase imediato.

 

Os vídeos também são ótimos recursos para você aumentar suas chances de sucesso em um marketplace. Produções com passo a passo para ajudar a montar determinado produto ou com depoimentos de clientes satisfeitos podem mudar completamente a percepção do público a respeito de seus produtos.

Invista nas descrições

O usuário já se interessou pelo produto lendo o título e vendo a imagem, por isso, a descrição nessa hora precisa ser bastante completa e apresentar todos os detalhes do que ele está comprando: dos mais gerais aos mais específicos. Assim, você terá muito mais chances de fazer a atração de leads.

 

A descrição dos produtos deve ser completa, transmitindo segurança para quem está visitando a página. Evite replicar totalmente as informações dos fabricantes, pois normalmente são conteúdos técnicos e de pouca atratividade. Prefira criar descrições únicas e interessantes, que façam o consumidor imaginar-se usando o produto ou serviço.

Apresente sua loja virtual para o cliente

Até que sua loja conquiste credibilidade e força de marca no segmento de atuação, sempre que tiver a oportunidade de ter contato direto com o cliente, é fundamental que você apresente sua marca e sua empresa para essas pessoas. Se sua loja conseguir conquistar a credibilidade por meio do marketplace, a chance de o cliente voltar a comprar diretamente na própria loja é maior.

Atendimento de qualidade

Falando em conquistar o cliente no primeiro contato, o atendimento de qualidade é a melhor forma. Além de ser uma maneira excelente de fidelizar o consumidor, ainda serve para apresentar outros produtos que ele não comprou ou até mesmo lançamentos da loja.

 

O maior diferencial que você pode oferecer é sempre a valorização do cliente, que é expressa no atendimento. Um atendimento diferenciado pode fazer com que mais pessoas se engajem com a sua marca e convidem outros consumidores a fazer parte da sua legião de seguidores.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

Faça promoções e descontos

As tradicionais promoções e os mais que desejados descontos são fundamentais para a atração de leads e fazer com que eles comprem de você. Portanto, seja criativo! Aproveite datas comemorativas como o Dia do Orgulho Nerd ou o Dia dos Avós, que são pouco conhecidas, e conquiste um público mais seleto, disposto a se conectar com sua marca por essa lembrança tão especial.

Acompanhe suas métricas

Para sempre melhorar e estar sempre atraindo leads, é importante acompanhar dados importantes da sua empresa e suas métricas mais importantes! Essa, com certeza, é uma das dicas mais importantes deste post, pois de nada adianta começar várias estratégias se você não conseguir definir quais são fundamentais e quais não estão funcionando.

 

O monitoramento de métricas consiste em acompanhar todos os dados fornecidos pelo marketplace a respeito dos visitantes que chegam até seus produtos, mas também do público em geral que chega até o marketplace.

 

Atração de leads e clientes é um eterno exercício de análise e aplicação de novas ideias, de tentativas, de ajustes e de aprofundamento do conhecimento sobre seus clientes e seu mercado. Portanto, mãos à obra! Boa sorte e boas vendas!

 

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