Vender em marketplaces não é uma ação automática. Se você espera que apenas o cadastramento dos seus produtos nesses canais irá retornar em muitas vendas, você precisa reavaliar o seu negócio e aprimorar o trabalho.

 

Como nas lojas físicas, é necessário pensar na exposição do produto, estratégia de venda e local da exposição. A internet funciona de forma muito parecida.

 

Neste artigo você irá conhecer métodos para vender mais em marketplaces, continue lendo!

 

Conheça seu público-alvo

Antes de iniciar a expansão do seu negócio, o ideal é entender onde está o seu público e como ele procura pelo o que você está oferecendo.

 

Se a sua categoria for moda, por exemplo, marketplaces de nicho podem oferecer ferramentas ideias para uma boa exposição, além de se comunicar com quem deseja comprar itens de moda.

 

Caso sua categoria for de produtos de baixa complexidade e utensílios do dia a dia, um marketplace de catálogo aberto pode ser uma ótima vitrine.

 

Invista em informação

A moeda do século 21 é o conteúdo.

 

Desenvolver essa prática dentro dos seus anúncios pode resultar em benefícios.

 

Um anúncio com: título, descrição e fotos bem feitas tendem a se destacar e ainda mostram ao consumidor que você é autoridade no assunto. Quem nunca foi em uma loja e comprou um produto, pois o vendedor passava confiança?

 

Trabalhe melhor os títulos, descrições e fotos

Título

Esse elemento é a porta de entrada, quando for pensar em um título faça buscas em outros sites de venda – mas nunca copie o seu concorrente – procure no Google e utilize as ferramentas de Analytics dentro do próprio marketplace, e entenda por qual nome o seu público o identifica.

 

Descrição

Uma boa descrição pode ser decisiva no momento da venda, quando o cliente clica no seu anúncio é a hora exata para você o cativar e não procurar por outras ofertas.

 

Invista em conteúdo e também seja informativo, mostre o valor do seu produto e como você pode ajudar o cliente caso ele compre. Técnicas de persuasão e gatilhos mentais podem auxiliar nesse momento.

 

Fotos

Uma boa foto é o cartão de visita do seu anúncio, além de realçar o produto pode ser o seu diferencial. Evite pegar fotos prontas na internet, tire suas próprias fotografias e sempre pense: “Em que ângulo o meu cliente gostaria de ver o produto?”

 

Desenvolva uma boa comunicação e respeite os prazos

A boa comunicação é essencial para um bom desempenho de vendas. Muitos canais contam com pontuação que se chama score ou reputação, que levam em consideração itens como:

 

  • Tempo de resposta
  • Suporte ao cliente

 

Sellers (vendedores) com bom score ou reputação passam mais confiança para seus clientes e potenciais consumidores, além de auxiliar os algoritmos no momento da pesquisa, indicando o seu anúncio nas primeiras páginas.

 

Faça estratégias de pós-venda

Responder perguntas de forma completa e oferecer a melhor experiência para quem compra o seu produto pode gerar um “boca a boca” dentro da plataforma e fazer com que o seu anúncio seja recomendado ao invés de outros.

 

Vale ressaltar que muitos canais de marketplace deixam as avaliações visíveis para todos os consumidores verem, melhorando ou destruindo a reputação das lojas.

 

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Tenha cuidado com sua apresentação

Envie os produtos em embalagem da sua loja e evite caixas reutilizadas e pense na qualidade do produto enviado! A relação com o vendedor não acaba quando o produto é postado.

 

O pós-venda pode ser utilizado para reforçar a imagem da sua marca e fidelizar o seu cliente. Pequenos detalhes podem cativar o seu público, veja algumas ideias que fazem a diferença:

 

  • Alguns marketplaces liberam o contato telefônico, envie uma mensagem de agradecimento, mas atenção: não faça spam;
  • Envie um cartão de agradecimento ou brindes junto com o pedido;
  • Utilize o envio de mensagens transacionais para ir informando o seu cliente de onde está o pedido.

 

Faças testes

A internet é um local dinâmico para pesquisas, sempre realize testes para ver como o seu produto tem um melhor desempenho. Oferecer variações de um mesmo anúncio, também pode ser um termômetro de como as pessoas reagem a cada versão.

 

Use palavras-chaves

No dia a dia estamos cercados de produtos que são conhecidos por nomes alternativos. Uma boa estratégia é encaixar os termos que são popularmente relacionados ao seu anúncio, seja no título ou descrição.

 

Trabalhe as modalidades de anúncio na sua oferta, faça testes fluindo entre oferecer frete grátis ou descontos, veja qual anúncio tem uma melhor aderência. Alguns marketplaces como Mercado Livre possibilitam que você tenha anúncios múltiplos de um mesmo produto.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Acompanhe os resultados

Relatórios e dados sobre vendas dão uma visão mais clara sobre o negócio. Faça pesquisas de como as pessoas estão procurando pelo seu produto, conhecimento em SEO podem te auxiliar nessa etapa.

 

Mantenha a organização do seu negócio

A equação, ser empreendedor + cuidar de múltiplos canais de venda pode ser igual à correria e pequenas confusões, mas não deixe de manter a organização do seu negócio. Além da estratégia de vendas, é necessário se atentar também:

 

  • Furos de estoque
  • Tempo de postagem

 

Todos os marketplaces mantêm um padrão de qualidade, quando não cumpridos o vendedor é penalizado podendo acarretar em queda de reputação, bloqueio do acesso à plataforma ou até multas.

 

Procure ferramentas e soluções que podem te auxiliar no gerenciamento do seu negócio como um HUB de integração, que realiza sincronizações entre um ERP ou plataforma de e-commerce e seus múltiplos canais de venda.

 

Tente criar uma rotina de envio, automatizando alguns processos como emissão de nota fiscal e criando horários específicos para a postagem, assim fica mais fácil de respeitar os prazos.

 

Além dessas dicas essenciais para vender mais em marketplaces, procure praticar técnicas SEO em seus anúncios e utilizar as ferramentas de Web Analytics para visualizar em números o impacto dessas mudanças em suas vendas.

 

Proponha analisar e criar relatórios diários para entender, de fato, o que está acontecendo dentro da loja.

 

Pronto para vender mais?

 

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