Produto encalhado no estoque não é característica apenas do comércio tradicional, ou seja, de lojas físicas, essa realidade também faz parte da rotina de muitos e-commerces. No entanto, com muito jogo de cintura e um bom planejamento esse quadro pode ser revertido.

 

Para alavancar as vendas desses produtos em sua loja virtual o ideal é investir em ações promocionais e ter uma divulgação correta deles na rede. Estoque encalhado impacta diretamente no capital de giro afetando o lucro do seu negócio.

 

Se no seu comércio eletrônico você possui muitos produtos parados no estoque, acompanhe agora nosso post e veja como você pode mudar essa realidade em 5 passos!

Reorganize sua loja virtual periodicamente

Parece trabalhoso, mas com uma simples atualização, reestruturando os produtos da sua loja pode ajudar e muito nas vendas. Não é algo muito complexo, a ideia é dar um “upgrade” na sua vitrine virtual. Dessa forma, os produtos ganham um ar de novidade e é possível, por exemplo, mudar a imagem de divulgação. Faça o teste e continue aprimorando a sua página!

 

Quer saber dicas de como escolher o melhor template para e-commerce? Então, clique aqui!

Crie promoções

Crie uma data de validade para cada produto, assim é possível identificar em tempo hábil quais as mercadorias estão empoeirando na sua prateleira. Com o levantamento dos produtos é hora de soltar a imaginação e criar ações promocionais. Além de descontos nas peças, uma outra dica é incentivar a venda através de um outro produto. Ao anunciar um tênis, por exemplo, é possível sugerir a compra de meias e acessórios esportivos.

Divulgue suas ações

Não adianta criar a melhor promoção e não divulgá-la. Aproveite as redes sociais, crie alertas no seu site. Afinal, o cliente precisa saber que existem produtos com preços reduzidos. Saiba quais mídias o seu público-alvo marca presença e escolhas os canais de divulgação adequado. Para que a campanha promocional tenha o resultado esperado, realize publicações programadas e faça um aviso prévio das suas promoções.

Tenha uma estratégica calda longa

O nome pode soar estranho, no entanto, o método é simples. O conceito de calda longa nada mais é do que aumentar o volume de produtos e reduzir a quantidade deles. O objetivo é alcançar um número maior de clientes. Segundo especialistas, esse método ajuda também a fidelizar o cliente, pois pela variedade de produto disponibilizada pelo seu site o cliente lembrará da sua loja virtual em diversas ocasiões.

Fique de olho no preço e no prazo

Crie promoções reais e jamais engane o cliente. A base do sucesso do seu e-commerce é a transparência nas transações. Então, nunca aumente o preço de um produto e depois o anuncie com x% de desconto. Esse tipo de atitude afeta de forma negativa sua loja virtual.

 

É importante também ficar atento às condições de pagamento e ao prazo de entrega. Conceda descontos especiais para pagamento a vista ou de parcela única, pois é preciso fazer com que o dinheiro volte a girar na empresa. E por fim, fique atento ao prazo de entrega, informe ao cliente o prazo real e não ofereça um prazo mínimo se não puder cumprir. Lembre-se de que o seu prazo depende não só do estoque, mas também da transportadora.

 

E você tem produto parado no estoque? Coloque em prática nossas dicas e faça o teste! Só não deixe de contar para gente os resultados. Em casos de dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários.

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram eYouTube.