Comodidade e ofertas atraentes fazem do mercado do e-commerce a alternativa perfeita para empreendedores que desejam investir em um canal de vendas com grande alcance. Mas, para consolidar sua loja virtual, é importante entender alguns conceitos básicos como o tripé do e-commerce.

 

Para as pequenas e médias empresas, as lojas virtuais podem ser uma oportunidade de potencializar vendas, minimizando custos, e de chegar até clientes em diferentes locais, inclusive no exterior. Dados recentes, do Ebit, apontam que o segmento de comércio eletrônico deve registrar um crescimento de até 12% em 2017.

 

Entretanto, existem outros pontos decisivos na hora de implantar um e-commerce.

 

É importante contratar uma agência com competência para identificar qual a real necessidade do seu negócio, auxiliar na escolha da plataforma ideal e até mesmo ajudar na definição das estratégias para alavancar seu negócio.

 

Neste artigo, iremos explicar o conceito do tripé do e-commerce e como ele pode ajudar na consolidação da sua loja. Veja:

Invista em tecnologia e uma boa plataforma

Atualmente o mercado do e-commerce dispõe de diferentes soluções quando o assunto é tecnologia. Existem desde modelos simples de lojas virtuais, até formatos complexos e totalmente customizáveis. Mas a pergunta que não quer calar é: Como saber qual o modelo ideal para o meu negócio?

 

Antes de tudo, é preciso traçar a identidade e personalidade do seu empreendimento. Qual é o seu público, como ele se comporta e como consome. Isso irá lhe auxiliar a entender se, para o seu negócio, vale investir um pouco mais em uma plataforma personalizada ou não.

 

Lembre-se: seu e-commerce é um espelho de sua marca e deve reproduzir a identidade dela, trazendo características de sua personalidade como se fosse sua loja física.

Torne o marketing aliado do seu e-commerce

Muitos empreendedores acreditam que para obter sucesso com um e-commerce basta ter uma loja online e bons produtos.

 

Em um mercado com alta competitividade, adotar boas soluções de marketing é um diferencial para o seu negócio sair na frente da concorrência.

 

A seguir listamos três soluções de marketing para impulsionar suas vendas:

 

  • Redes sociais: Sites como o Facebook e Instagram dispõem de uma ampla gama de ferramentas para que empresas possam anunciar serviços e produtos, criando uma relação estreita com o seu público investindo pouco. Para elas, essa oportunidade de falar diretamente com o consumidor possibilita conhecer seus hábitos, entender seu comportamento e criar campanhas customizadas;

 

  • SEO: O termo significa Search Engine Optimization e trata de ferramentas que permitem ao cliente encontrar determinado produto a partir de uma simples busca no Google. Para isso, você deverá investir em apropriação de termos e palavras-chave para incluir suas soluções no topo das buscas;

 

  • CRM: Do inglês Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), é uma ferramenta inteligente que executa uma série de tarefas de acordo com o comportamento do cliente em seu site ou loja virtual, atuando inclusive no pós-venda.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Saiba a importância em gerenciar seu estoque

Para um e-commerce, comercializar um produto indisponível em estoque pode trazer danos irreparáveis na relação e confiança com o cliente. Por isso, os investimentos em logística e gerenciamento de estoque são peças-chave para o sucesso de uma loja virtual.

 

Saiba 7 cuidados essenciais para você conquistar melhores resultados e uma gestão aprimorada.

 

Caso você tenha uma loja física e um espaço virtual, a primeira coisa é criar um sistema de coordenação muito eficiente e que seja capaz de manter seu estoque atualizado em tempo integral. Manter as entradas e saídas de seu estoque atualizadas em tempo real também ajudará o seu e-commerce a controlar melhor as vendas.

 

Para obter sucesso com seu canal online de vendas, é fundamental entender a importância de cada ponto do tripé e desenvolver cada tópico de forma correta. Com o domínio do tripé do e-commerce, você poderá alavancar o alcance da sua loja virtual e até mesmo incrementá-la criando uma plataforma mobile, expandir seu território de atuação, etc.

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram eYouTube.