Como prospectar clientes pela internet é uma dúvida comum entre os profissionais de vendas, sobretudo com a transformação e aceleração digital enfrentada pelas empresas nos últimos anos.

Ao todo, são mais de 134 milhões de brasileiros com acesso à internet diariamente, segundo dados da TIC Domicílios 2019. Uma grande mina de ouro para a captação de leads.

Ainda assim, mesmo com tantas oportunidades de negócio, prospectar novos clientes pela internet ainda é uma questão para muitas empresas.

Por isso, hoje trouxemos algumas dicas de captação de clientes pela web que você pode colocar em prática para gerar mais oportunidades de venda. Confira!

 

1. Defina os canais ideais para prospecção

Muito se fala sobre a importância da presença online para empresas, marcas e profissionais, mas tão essencial quanto estar ativo na internet, é compreender quais os canais ideias para você.

Entre tantas opções, o segredo de como prospectar clientes pela internet é entender qual o seu público ideal e onde ele está presente.

Um erro comum quando falamos em como prospectar novos clientes pela internet é investir em todos os meios e redes sociais possíveis, sem selecionar os mais estratégicos para investir seus esforços.

Vejamos um exemplo:

Se sua empresa atua sob o modelo B2B, por exemplo, estar presente no TikTok, apesar do seu grande alcance, talvez não proporcione bons resultados.

Já o LinkedIn, a maior base de dados de profissionais registrados no mundo, pode ser uma oportunidade de ouro para fechar novos negócios.

Agora, se você possui uma empresa B2C que atua no segmento de moda, produzir conteúdo no TikTok, Instagram e outras plataformas de vídeos e conteúdos visuais, pode ser uma excelente estratégia de prospecção de clientes.

 

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O mesmo vale para redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube, por exemplo. Antes de investir tempo e recurso em todas as plataformas, entenda em quais delas está o seu cliente ideal e faça o melhor trabalho possível para alcançá-los.

Depois de identificar os canais mais estratégicos para trabalhar sua presença online, fortaleça esses perfis com conteúdos relevantes, que agregam valor e eduquem o lead, otimizando o processo de decisão de compra.

 

 

2. Invista em marketing de conteúdo

Hoje em dia o marketing de conteúdo é um dos principais e mais indispensáveis pilares da prospecção passiva de clientes.

Por meio do conteúdo, uma empresa é capaz não apenas de educar o lead, mas fazê-lo reconhecer uma necessidade e apresentar seu produto ou serviço como a solução ideal.

Para ter bons resultados, porém, a estratégia precisa ser bem desenhada e executada.

Assim, após identificar o seu público-alvo, em quais canais ele está presente e quais as suas dores e necessidades, pode oferecer o conteúdo certo no momento ideal para, então, convertê-lo em cliente.

Um bom canal para trabalhar o marketing de conteúdo da sua marca são os blogs. Atualmente, segundo o Hosting Tribunal, existem mais de 500 milhões de blogs ativos na internet. E eles são responsáveis por mais de duas milhões de publicações por dia.

Desse modo, além de aumentar a presença digital do seu negócio e oferecer conteúdos que respondam às principais dúvidas e necessidades do seu cliente, os blogs ajudam a reforçar a autoridade da marca, sobretudo quando se torna um canal de referência para estudos e pesquisas.

E não podemos esquecer do SEO (Search Engine Optimization), que em português significa otimização para mecanismo de busca.

Um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para ranquear o seu site e levar o seu conteúdo para as primeiras páginas de resultados na internet.

Colocando assim, sua empresa, marca, produtos ou serviços, em evidência!

 

3. Trabalhe com anúncios pagos

Trabalhar com marketing orgânico é bom, mas quando o assunto é como prospectar clientes pela internet, o tráfego pago pode fazer maravilhas.

Ao investir um valor para que um anúncio da sua empresa rode pela internet, você aumenta as chances de atingir seu público alvo, especialmente quando o anúncio é bem produzido e distribuído.

E não é necessário grandes investimentos financeiros para conseguir resultados com a estratégia, desde que a empresa saiba quem deseja atingir e como segmentar os anúncios.

Alguns canais nos quais você pode trabalhar com anúncio pago são as redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube, assim como os motores de busca, como é o caso do Google Adwords.

 

4. Planeje estratégias de e-mail marketing

Provavelmente você já ouviu ou leu por aí alguém afirmando que o e-mail morreu. Mas quando falamos em como prospectar clientes pela internet, acredite, essa ferramenta ainda pode ser muito poderosa.

A verdade é que o e-mail nunca esteve tão presente na vida das pessoas como hoje — e continuará marcando espaço.

Segundo uma pesquisa realizada pela Statisa, a expectativa é que até 2024, cerca de 4,48 bilhões de pessoas tenham uma conta de e-mail ativa no mundo.

Esse número representa mais da metade da população global atual, o que faz uma estratégia de e-mail marketing ainda ser uma excelente forma de prospectar novos clientes via web.

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

 

Além da autonomia de conseguir contato direto com o consumidor final, utilizar o e-mail para prospecção é uma alternativa para educar o lead, compartilhar informações e conteúdos de valor que podem favorecer a tomada de decisão.

Abaixo, no vídeo do canal de Youtube do treinador de equipes comerciais Thiago Concer, você entender com descobrir algumas estratégias para tornar o seu e-mail marketing mais atrativo para os clientes:

 

 

Como prospectar clientes pela internet não precisa ser um desafio para sua empresa

Agora que você descobriu as principais dicas para a prospecção de clientes pela internet, conseguir novos contatos não será mais um problema para sua empresa.

Aproveite o potencial da internet para aumentar suas vendas e a receita do seu negócio.

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