Terceiro Passo: Registre um domínio

As estratégias e ações digitais que você desenvolve têm o objetivo de gerar tráfego para o seu site estimulando as vendas. O domínio da sua loja online é o endereço dela, e para realizar compras o consumidor precisará acessá-la da forma mais simples possível.

Se o domínio registrado for complexo, não tiver semelhança com sua marca ou associação ao segmento, suas chances de ser encontrado podem ser prejudicadas. Por isso, a escolha deste endereço requer muita atenção!

Tipos de extensão de domínios

O habitual “.com” é utilizado para fins comerciais. Quando isolado trata-se de um domínio global. Acompanhado por “.br” remete a um endereço brasileiro. Contudo, você já deve ter visto domínios diferentes do tradicional www.meusite.com.br e se questionado qual o critério de escolha ou o que significa, certo?

  • -.org: para organizações sem fins lucrativos;

  • -.info: sugere que sejam sites com grande volume de informações, seja para assuntos específicos ou não;

  • -.biz: voltado para negócios, remete ao significado da palavra em inglês business;

  • -.net: indicado para empresas envolvidas em negócios na Internet.

Existem também extensões de domínios para segmentos específicos e profissionais liberais como:

  • -edu.br: para entidades de ensino superior;

  • -gov.br: voltado para entidades governamentais;

  • -med.br: para profissionais liberais de medicina;

  • -mus.br: indicado para músicos.

Dicas para escolher o melhor endereço para a sua loja

O melhor domínio para a sua loja é o nome dela. Caso isto não seja possível ou não seja a melhor estratégia para o seu negócio, você deve pensar neste endereço como uma identidade digital da sua marca. Por isto ele deve ser simples, curto e de fácil compreensão para ser gravado. Para a melhor escolha fique atento a questões que possam dificultar a memorização como:

  • Escrita diferente da pronúncia;

  • Letras repetidas;

  • Excesso de consoantes;

  • Nomes extensos;

  • Acentos que dificultem a pronúncia, logo a memorização;

  • Nenhuma associação ao nome da marca, produto ou segmento.

Como registrar um domínio no Brasil

Após a escolha do endereço o próximo passo é validar se ele está disponível. Desta forma, é sempre bom ter algumas cartas na manga.

Para fazer esta verificação separe os domínios de interesse e acesse http://www.registro.br/. Se preferir você pode fazer isto aqui em nosso site. É simples! Basta inserir o endereço e escolher a extensão. Caso o endereço esteja livre basta dar continuidade aos passos da ferramenta para adquirí-lo.

Considere o registro de endereços alternativos

Seja para redirecioná-lo ao domínio em que seu site for hospedado ou apenas como estratégia para que a concorrência não os utilize, considere a compra de domínios que possam causar dúvidas ao cliente como nomes similares em extensões diferentes ou endereços com termos mais genéricos que remetam ao seu segmento e tenham alto volume de buscas.

Os custos para registrar um domínio são baixos e podem ajudar a cercar o cliente que busca por sua marca ou mercadoria.

Agora que você já tem todas as dicas para escolher um domínio avalie as possibilidades e registre a melhor opção para a sua estratégia. Se ainda restaram dúvidas, não se esqueça de compartilhá-las aqui nos comentários!

Além disso, siga a gente em nossas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.Também possuímos várias dicas incríveis lá!


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais