As estratégias e ações digitais que você desenvolve têm o objetivo de gerar tráfego para o seu site estimulando as vendas.

O domínio da sua loja online é o endereço dela e para realizar compras o consumidor precisará acessá-la da forma mais simples possível.

Se o domínio registrado for complexo, não tiver semelhança com sua marca ou associação ao segmento, suas chances de ser encontrado podem ser prejudicadas.

Não se esqueça que o site é o endereço da sua loja.

Por isso, a escolha deste endereço requer muita atenção!

 

Tipos de extensão de domínios

O habitual “.com” é utilizado para fins comerciais. Quando isolado trata-se de um domínio global. Acompanhado por “.br” remete a um endereço brasileiro.

Contudo, você já deve ter visto domínios diferentes do tradicional www.meusite.com.br e se questionado qual o critério de escolha ou o que significa, certo?

  • -.org: para organizações sem fins lucrativos;
  • -.info: sugere que sejam sites com grande volume de informações, seja para assuntos específicos ou não;
  • -.biz: voltado para negócios, remete ao significado da palavra em inglês business;
  • -.net: indicado para empresas envolvidas em negócios na Internet.

Existem também extensões de domínios para segmentos específicos e profissionais liberais como:

  • -edu.br: para entidades de ensino superior;
  • -gov.br: voltado para entidades governamentais;
  • -med.br: para profissionais liberais de medicina;
  • -mus.br: indicado para músicos.

 

 

Dicas para escolher o melhor endereço para a sua loja

O melhor domínio para a sua loja é o nome dela. Caso isto não seja possível ou não seja a melhor estratégia para o seu negócio, você deve pensar neste endereço como uma identidade digital da sua marca.

Por isto ele deve ser simples, curto e de fácil compreensão para ser gravado. Para a melhor escolha fique atento a questões que possam dificultar a memorização como:

  • Escrita diferente da pronúncia;
  • Excesso de consoantes;
  • Nomes extensos;
  • Acentos que dificultem a pronúncia, logo a memorização;
  • Nenhuma associação ao nome da marca, produto ou segmento.

 

Sabia que criar uma loja virtual é muito mais fácil que você imagina?

 

Como registrar um domínio no Brasil

Após a escolha do endereço, o próximo passo para registrar seu domínio é validar se ele está disponível. Desta forma, é sempre bom ter algumas cartas na manga.

Para fazer esta verificação separe os domínios de interesse e acesse http://www.registro.br/.

Se preferir você pode fazer isto aqui em nosso site. É simples! Basta inserir o endereço e escolher a extensão. Caso o endereço esteja livre basta dar continuidade aos passos da ferramenta para adquiri-lo.

 

 

Considere o registro de endereços alternativos

Seja para redirecioná-lo ao domínio em que seu site for hospedado ou apenas como estratégia para que a concorrência não os utilize, considere a compra de domínios que possam causar dúvidas ao cliente como nomes similares em extensões diferentes ou endereços com termos mais genéricos que remetam ao seu segmento e tenham alto volume de buscas.

Os custos para registrar seu domínio são baixos e podem ajudar a cercar o cliente que busca por sua marca ou mercadoria.

 

Muita atenção com as junções de palavras

Na hora de registrar seu domínio é preciso se manter atento caso for necessário utilizar duas palavras, pense como elas vão ficar quando forem digitadas juntas.

Por exemplo, se você escolher o domínio www.abelhaamarela.com.br é bem possível que o consumidor se confunda por um momento com a letra “a”.

Além disso, esse modelo de domínio também consegue fazer com que você precise sempre deixar claro qual é o nome certo do seu site, isso pode se tornar bem cansativo com o tempo.

Portanto, é melhor prestar atenção nas junções de palavras antes de registrar seu domínio.

 

Erros e variações

Existem algumas palavras cuja grafia consegue confundir as pessoas, como, por exemplo, viajem ou viagem, conserto ou concerto?

Por isso, é preciso pensar muito antes de utilizar esse tipo de palavra, pois elas conseguem confundir as pessoas com facilidade e isso vai dificultar o acesso ao seu site.

Outro ponto importante que você precisa se atentar na hora de registrar seu domínio são as variações, como, por exemplo, masculino e feminino, plural e singular.

Uma única letra errada pode levar seu cliente diretamente para um domínio que não é o seu, ou até pior, pode ser o site de um concorrente.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Opte por não utilizar caracteres especiais

Números, traços, underlines, pontos e outros caracteres especiais não precisam ser utilizados na hora de registrar seu domínio.

Isso por esses elementos conseguirem confundir a cabeça do usuário, além disso, a maioria dos sites, principalmente empresas, não têm o costume de utilizar esses caracteres.

Palavras com Ç também precisam ser evitadas, pois, o sistema de domínios não suporta esse caractere, dessa forma ele será identificado apenas como C.

Agora que você já tem todas as dicas para escolher um domínio avalie as possibilidades e registre a melhor opção para a sua estratégia.

Se ainda restaram dúvidas, não se esqueça de compartilhá-las aqui nos comentários!

Leia também:

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais