Já estamos no segundo mês do ano e já durante esses meses começam a se lançar as novidades dos setores e as tendências de mercado para o novo ano.

É como se um novo ciclo se iniciasse, e com ele, a renovação das ideias de da forma de fazer. Isso é a evolução que as mudanças mercadológicas e a passagem do tempo trazem.

Quando falamos em mercado virtual, essas mudanças parecem cada vez mais impactantes e ágeis. É um mercado em plena ascensão e o centro de inovações nas tendências de consumo, o que acaba impactando em outras diversas áreas.

Portanto, quem tem uma loja física, e principalmente virtual, não pode estar alheio às tendências e modificações da chamada ‘Era da Informação’. 

Confira algumas tendências para este mercado que promete crescer ainda mais nesse ano de 2022!

 

Mobile e omnichannel

Expressões já conhecidas por quem atua no e-commerce, o mobile é responsável pela expansão das vendas online, através da popularização do smartphone. 

 

[rock-convert-cta id=”53014″]

 

Além disso, o mercado é controlado pelo consumidor, que busca experiências no espaço virtual, mas também no espaço físico. 

Por isso, o fato de seu produto estar disponível em diversos canais, de diferentes formas, faz o consumidor se aproximar da compra. 

É preciso ser omnichannel, seja por redes sociais, lojas virtuais, físicas, através de ações de experiências de compra e venda.

 

 

Integração dos dispositivos

Para estar presente em canais variados, é preciso estar integrado às plataformas

A Internet das Coisas (IoT), visa conexão direta com o consumidor, onde quer que esteja. Isso abre portas para a Inteligência Artificial (IA) e a automatização da experiência de compra do consumidor.

Outro fator é ter as lojas virtuais integradas aos marketplaces, que são os locais onde o cliente busca a confiança na compra.

O Bling é um sistema de gestão que integra seu e-commerce aos maiores players do mercado, sem perder o controle de estoque e questões https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrativas da empresa. 

Aposte na automatização dos processos manuais e ganhe mais tempo para se envolver com novas campanhas de venda que irão colocar seu negócio em destaque.

 

Assistentes virtuais

Durante este ano, muito já se expandiu sobre o assunto dos assistentes virtuais. Diversas marcas lançaram atendimento inteligente e parece estar dando muito certo. 

O consumidor se acostuma ao atendimento por chatbots, devido a praticidade e agilidade das demandas. 

Algumas empresas já alegam que além de otimizar o atendimento, os bots diminuem o fluxo de solicitações repetidas. 

Portanto, apostar em bots de atendimento é uma tendência que tem dado certo e economiza tempo e dinheiro da empresa.

Caso não for a opção, algumas ferramentas como o Whatsapp Business ou o Facebook para empresas, podem agilizar o atendimento inicial.

 

[rock-convert-cta id=”52897″]

 

Logística otimizada

A experiência de compra, tão estimada pelo consumidor, está diretamente ligada ao processo de logística: o recebimento da compra.

No Brasil, isso vem passando por processos de melhorias, devido à rede de transporte pouco variada. Mas algumas soluções são cada vez mais utilizadas, como os ‘pontos de retirada’ de produtos, ou seja, compra no site, retire na loja.

Isso diminui o preço do frete e torna a compra do produto mais acessível para o consumidor e menos complicada para as empresas. Essa descentralização logística projeta ainda mais a experiência do consumidor online e off-line.

 

Voice Search Marketing

A pesquisa por voz já é uma realidade. Esse comportamento é acelerado pelos assistentes pessoais, que identificam a necessidade e pesquisa segundo comando de voz. 

É válida sua estratégia de canais estar preparada para atender este consumidor, já que o e-commerce que mais se beneficiará dessa tendência é o que oferece uma espécie de “compra automática”.

 

Marketplace

Até 2023, estima-se que os marketplaces serão responsáveis por grande parte  do mercado de varejo. 

Isso porque esses canais são capazes de aumentar a lealdade do cliente, o ticket médio e ter maior credibilidade. 

Essa tendência também é chamada de “Amazonificação”, inspirada na Amazon, onde metade dos produtos vendidos é de vendedores de lojas virtuais terceirizadas.

 

[rock-convert-cta id=”53019″]

 

Vale também ser transparente com o cliente, isso gera valor e confiança na marca e no produto, e deve acompanhar o consumidor em todas as fases da operação, desde a definição de preço até o atendimento e a pós-venda.

Além de ser uma questão de ética, é comprovado que gera aumento de vendas a médio e longo prazo. 

O consumidor ganhou voz na internet e é essa voz que pode propagar as boas e também as más impressões das lojas. Ganhe a confiança do consumidor e ele mesmo será porta-voz do seu negócio.

Tudo isso pode não ser novidade, pois a tendência é que as novidades que invadiram nossas vidas nos últimos anos, se tornem realidade aplicada. 

O cliente busca, cada vez mais, facilidades e experiência personalizada, e isso o e-commerce consegue realizar, através de um relacionamento contínuo e próximo durante a jornada de compra.

Fazer a gestão da sua loja virtual através de um sistema de gestão como o Bling! torna o trabalho mais produtivo e assertivo, desde o cadastro dos produtos, controle de estoque até a logística e integrações. 

Faça um teste grátis de 90 dias e confira as facilidades dos processos.

Deixe seu comentário!

 

Leia também:

 

Não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter! Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio decolar!