As mudanças estão presentes em todo tipo de mercado, até no virtual. O e-commerce não só é influenciado por tendências, como está no centro delas. 

E é por isso que é importante que sua loja virtual sempre esteja atualizada nas novidades para acompanhá-las.

Não é atoa que essa é a era da informação. 

É essencial saber o que está rolando, principalmente se isso está relacionado à sua empresa. Se você já tem uma loja virtual, já é meio caminho andado.

Agora, para continuar crescendo no futuro, confira a lista que fiz com algumas tendências do ano de 2022 para os e-commerces!

 

Mobile

Não é atoa que este é o primeiro tópico do nosso post. Essa com certeza é uma tendência que você deve estar bastante atento. 

Se seu site ou loja virtual ainda não tem um design mobile, faça isso o mais rápido possível, você pode estar perdendo vendas.

As vendas por smartphone e demais dispositivos móveis estão crescendo cada vez mais, além disso, o consumidor moderno procura um relacionamento mais próximo com a marca. 

Ele está com seu smartphone o tempo inteiro, quer encontrar informações rápido, comprar pela internet e gosta de ser atendido no canal de sua preferência, seja, um site, um aplicativo, um telefone ou até mesmo pelo Direct do Instagram.

 

 

Um dos principais motivos para ter um site responsivo, falando mais da parte técnica, é que o Google possui preferência por esse tipo de portal. Ou seja, ele os exibe com prioridade em seus mecanismos de busca. 

Portanto, investir em uma plataforma de e-commerce mobile é também uma estratégia de marketing digital.

 

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Omnichannel

Isso já não é tão novidade, oferecer diversos canais de atendimento para o consumidor é uma tendência de mercado antiga. Porém, agora ser omnichannel é essencial e não pode faltar de forma alguma na sua empresa se você deseja que ela continue crescendo. 

Uma das principais vantagens do omnichannel é o fato de todas as informações estarem concentradas em um único local.

Esteja nas redes sociais, ofereça múltiplos canais de atendimento ao cliente e fonte de informações que possa ser encontrada pelo consumidor de forma virtual e fácil. Faça isso tudo com foco nos seus clientes e na experiência deles com a sua marca.

Tenha o Whatsapp Business e esteja no Google Meu Negócio. Não se esqueça de oferecer uma ótima experiência de compra. 

O atendimento ao cliente é um setor que está constantemente se inovando para acompanhar o lançamento de novas tecnologias e adequar-se às mudanças no comportamento, preferências e expectativas do consumidor.

 

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Integração

Continuando com o foco na experiência do cliente e no atendimento, essa tendência diz respeito à sua loja virtual estar presente em canais variados. Para isso, é recomendado estar integrado à plataformas.

Seu e-commerce deve estar integrado à marketplaces, sistemas de gestão de estoque, controle financeiro e de questões https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrativas da empresa. 

Isso pode ser muito vantajoso para a sua loja virtual, visto que a automatização dos processos manuais com esses sistemas e integrações, faz com que você ganhe mais tempo para se envolver com novas campanhas e projetos. 

Esse tópico nos leva ao próximo, pois estão diretamente ligados à automatização de processos, outra tendência para o ano de 2022.

 

Logística de entrega

Uma tendência no Brasil, com o intuito de alcançar os consumidores que moram distante dos centros urbanos e oferecer um melhor atendimento e experiência ao cliente

Foi buscando justamente isso, que as empresas têm investido cada vez mais na otimização do processo de logística através da utilização de “pontos de retirada” de mercadoria.

Mas o que é isso? 

Bom, isso pode diminuir o preço do frete e tornar a compra do produto mais acessível para o consumidor e menos complicada para as lojas virtuais.

Isso acontece, pois, o Brasil é um país com dimensões continentais e não possui uma rede de transportes variada e suficiente, gerando complicações em algumas vendas online.

Todo mundo já sabe que um fator motivador para o abandono de carrinhos é o valor do frete, não é mesmo? Agora, imagine você enfrentando este problema na raiz e vendo suas vendas crescerem!

 

Assistentes virtuais 

Durante este ano, muito já se expandiu sobre o assunto dos assistentes virtuais. Diversas marcas lançaram atendimento inteligente e parece estar dando muito certo.

O consumidor se adapta rapidamente ao atendimento por chatbots, devido a praticidade e agilidade das demandas.

Algumas empresas já alegam que além de otimizar o atendimento, os bots diminuem o fluxo de solicitações repetidas.

Sendo assim, apostar em bots de atendimento é uma tendência que tem dado certo e economiza tempo e dinheiro da empresa.

 

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Busca por voz

A pesquisa por voz já é uma realidade. Esse comportamento é acelerado pelos assistentes pessoais, que identificam a necessidade e pesquisa segundo comando de voz.

A busca por voz funciona através do reconhecimento de fala com inteligência artificial e só é possível graças à união de dois campos de estudo: a linguística e a computação, que deram origem à linguística computacional.

Com o reconhecimento de fala, a inteligência artificial consegue reconhecer fonemas, palavras e frases pronunciados verbalmente. Dessa maneira, é possível promover a interação via fala do ser humano com a máquina. 

Ter uma busca por voz ativa em sua barra de busca faz com que o consumidor não precise digitar nada na hora de procurar por um item. 

Isso contribui muito com a jornada de compra, principalmente nos casos de produtos com nomes difíceis ou marcas estrangeiras.

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