Uso de softwares e profissionais alocados em diferentes cidades e até países são algumas das tendências de home office para 2022.

O trabalho remoto que parecia algo temporário por apenas alguns meses em 2020 acabou se tornando permanente para muitas pessoas.

Essa é uma realidade um pouco diferente do que o mercado de trabalho brasileiro estava acostumado, mas as tendências de home office apontam mudanças. Enquanto as pessoas se habituam a ele, as empresas buscam maneiras de melhorar a comunicação e a produtividade.

Conheça agora algumas das tendências de home office para 2022.

1- Videoconferência em alta

Apesar de as pessoas estarem afastadas fisicamente, elas precisam se reunir para determinar as tarefas, apresentar projetos e resultados.

A videoconferência já teve um grande aumento em 2020 e segue sendo tendência em 2022. Esse recurso passa a ser usado não apenas para fins profissionais, como também para a socialização dos funcionários.

Integrações de novos colaboradores e até mesmo happy hour estão sendo feitas com o uso de câmeras.

O uso de apps de videoconferência online tem crescido muito e facilitado essa comunicação, principalmente por serem eficientes e seguros, além de possibilitarem conferências com muitas pessoas e incentivando o trabalho em equipe.

home-office

 

2- Decoração do home office

Como a tendência do home office é que ele passe a ser fixo, as pessoas estão organizando melhor esse cantinho de trabalho em casa.

O que muitas vezes era formado apenas por uma mesa, cadeira e computador, agora ganha mais forma e personalidade. A decoração visa deixar claro que aquele é um ambiente de trabalho e deve ter identidade própria.

A ideia é que ele fique bonito e funcional e, claro, apareça bem na videoconferência, afinal, ninguém quer estar em uma reunião e aparecer com uma bagunça por trás.

A decoração também deve ser pensada para que a pessoa tenha ao alcance tudo o que precisa para exercer sua atividade. Dessa forma, nichos e acessórios tendem a ser acrescentados nesse espaço.

Outro ponto a ser considerado é o conforto. Além de bonito, o espaço deve permitir que o profissional fique confortável e com móveis ergonômicos.

home-office

 

3- Aumento da velocidade da internet

A internet usada na residência nem sempre atende as necessidades do trabalho e com o aumento do home office foi preciso fazer adequações.

Uma tendência que iniciou em 2020 e deve continuar nos próximos anos é, as pessoas optarem por uma maior velocidade de internet residencial. Dessa forma podem realizar os trabalhos e participar de reuniões com vídeo sem problemas de conexão.

4- Aumento do uso de tecnologias

Há algum tempo se acreditava que a máquina substitui o homem em praticamente todas as funções, mas, a realidade não é essa.

A adoção de novas tecnologias permite que alguns trabalhos sejam otimizados a até automatizados, mas, que as pessoas não são indispensáveis. Isso faz com que cada vez mais se adotem novos recursos.

As tendências do home office para 2022 incluem o uso mais frequente das tecnologias, seja para garantir a interação humana, aprendizado e organização das tarefas.

Essas tecnologias podem se fazer presentes em forma de softwares, aplicativos, assistentes de voz e até mesmo em recursos para tornar a casa/escritório inteligentes.

[rock-convert-cta id=”52971″]

 

5- Contratação de profissionais de diferentes lugares

Uma das tendências de home office é a contratação de profissionais que estejam em outras cidades que não sejam a sede da empresa. Algumas organizações já decidiram que determinadas posições devem continuar de forma remota em definitivo.

Essas mudanças permitirão a contratação de profissionais que estejam alocados nos mais variados lugares. Dessa forma se consegue a mão de obra qualificada que a organização precisa mais facilmente.

Isso também faz com que muitos trabalhadores optem por mudar para locais mais afastados. Já não é raro encontrar quem prefira trabalhar de sítios ou de áreas menos urbanizadas.

A contratação também deve fazer com que aumente o trabalho freelancer. As empresas podem contratar um serviço para um trabalho pontual ou de curto prazo.

Os profissionais também devem se interessar mais pelo trabalho freelancer, dado que permite uma rotina mais flexível. Além disso, oferece a oportunidade de trabalhar em parceria com diferentes empresas para ganhar mais experiência.

6- Crescimento da mentoria

Principalmente a geração millennials deseja ter um rápido crescimento na carreira e não querem ficar estagnados em nenhum ponto.

Para garantir isso, as empresas precisam estruturar um programa de aprendizado e desenvolvimento a fim de reter os bons profissionais e proporcionar crescimento. A mentoria é a melhor maneira de conseguir bons resultados.

Com um mentor a distância, o profissional não se sentirá desamparado, poderá aprender e buscar pelos seus anseios.

[rock-convert-cta id=”52889″]

 

7- Auxílio home office

Uma das tendências do home office 2022 é que as empresas incorporem ao seu pacote de benefícios um auxílio para quem trabalha de casa.

Nas atividades feitas em casa, a pessoa tem gastos com internet, luz e outros. Por outro lado, as empresas conseguem fazer economia com aluguel, e pagamento de contas diversas.

Algumas organizações já estão disponibilizando um valor mensal que serve de “auxílio home office e essa é uma tendência crescente. Cada vez mais esse deve ser um benefício incorporado pelas empresas e também desejado pelos colaboradores.

Além disso, existe também o kit home office. As empresas fornecem os equipamentos eletrônicos como notebooks e smartphones, além de mobília e outros itens para serem usados no local de trabalho.

8- Home office para setores inusitados

Quando se pensa nas tendências do home office, é comum imaginar que ele só será possível para alguns setores. Somente nos trabalhos https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrativos é que se pensa que podem ser feitos de fora da empresa.

Com a internet e a inteligência artificial será possível que muitas atividades que exigem mão de obra industrial sejam feitas remotamente. Algumas tarefas produtivas e serviços que exigem esforço físico poderão ser feitos em casa.

Isso inclui a manutenção de grandes peças da indústria e processos produtivos que não são realizados em cadeia produtiva. Cada vez mais será possível a realização de diferentes atividades conforme existe o avanço tecnológico.

9- Horários de trabalho flexíveis

O horário comercial ou fixo de trabalho tende a deixar de existir para diversas atividades.

Como o foco será em entregas e a jornada será flexível, com as pessoas adaptando a rotina com o horário que melhor lhes convém para trabalhar.

Atividades que hoje são realizadas apenas durante o dia poderão ser feitas à noite e até mesmo de madrugada. É claro que isso deve ocorrer principalmente com trabalhos feitos de forma individualizada.

Reuniões com a equipe devem continuar a acontecer em horários convencionais. A flexibilidade também não se aplicará a todas as profissões, já que algumas exigem a presença do funcionário.

Por exemplo, quem trabalha com atendimento de cliente em tempo real, ainda deverá continuar com horário fixo.

As tendências do home office vão surgir conforme o número de pessoas a adotarem a modalidade crescer. Mas algumas delas são previsíveis, já vêm acontecendo há algum tempo e se intensificaram com a pandemia.

Nesse post você pode acompanhar um pouco mais sobre as tendências de home office para o ano de 2022, espero que tenha gostado e agora, mãos à obra!

Leia também:

 

Não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter! Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio decolar!