Storytelling online: o que é e como fazer no marketing digital da loja virtual?

Storytelling online

Storytelling online é um termo que traduzido para o português significa: o ato de contar histórias. É a forma de comunicar suas ideias por meio de palavras, sons ou imagens criativas.

É a criação de narrativas com começo, meio e fim. Elas têm o intuito de comunicar algo sobre sua marca ou se comunicar emocionalmente com seu público, é uma técnica que quando usada da forma certa, é capaz de estabelecer um relacionamento duradouro com seus clientes e seu público-alvo.

Agora que você já sabe o que é Storytelling, continue lendo e descubra sobre como utilizar esta técnica no marketing digital da sua loja virtual para conquistar seus clientes!

 

Quais as vantagens do storytelling para meu negócio?

Um storytelling online bem feito é muito importante para a empresa, pois é por meio dele que se torna possível a criação de um material único e atrativo para seu público-alvo. Além de aumentar a retenção dele.

Aumentando as chances da marca conquistar mais clientes e aumentar suas vendas, o storytelling é responsável por cativar o público e criar uma relação mais próxima com seus clientes.

Ele desperta emoções e gera identificação.

Quando você cria uma história envolvente e emocionante, as chances do seu público se identificar com sua marca são bem maiores. Isso faz com que seu público tenha empatia e se identifique com seu serviço ou produto, ajudando sua marca a fidelizar e conquistar novos clientes.

Outra vantagem do storytelling online é que, esta técnica é menos invasiva, já que os clientes estão envolvidos com sua narrativa, fazendo com que sua mensagem seja aceita por eles com maior facilidade.

O storytelling online também ajuda com o engajamento social da sua empresa, já que, quando se cria uma empatia com o público, ele se sente mais à vontade para engajar com seus conteúdos, seja comentando, curtindo e até compartilhando. Isso traz cada vez mais destaque para sua marca.

 

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Como fazer storytelling online na prática

Escolha o que você quer comunicar

Ter claro o que sua empresa quer comunicar no storytelling online é muito importante, isso faz com que sua marca tenha uma narrativa com o direcionamento claro, para o que sua empresa precisa explorar e comunicar de forma efetiva.

Conheça seu público

Estude bem a audiência da sua marca, entenda as dificuldades e os problemas do seu público, assim como seus gostos e suas preferências.

Dessa forma você vai conseguir focar bem nos pontos-chave que serão responsáveis por cativar e envolver o público alvo com seu storytelling online.

O que vai auxiliar muito sua empresa a montar um bom storytelling é ter a sua buyer persona bem definida. A buyer persona é basicamente a representação fictícia do cliente ideal para sua marca, feito a partir de pesquisas.

 

Positividade

Histórias que estimulam sensações positivas costumam ser mais aceitas do que as que estimulam sensações negativas, isso aumenta as chances do público se manter na narrativa até o fim.

Isso não quer dizer que não podem existir problemas na durante sua narrativa, e sim que os problemas que surgirem sejam resolvidos ao final da história, de preferência que envolva um produto ou serviço da sua empresa, representando a solução para resolver as necessidades ou os problemas dos clientes.

Apresentar seu produto como a solução do problema, gera mais valor para ele, trazendo grandes chances de aumentar suas vendas.

 

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Não vá direto ao ponto

Em um storytelling online tente não ser muito direto.

Não é uma boa opção ir direto ao ponto, antes de divulgar sua ideia principal e envolver o público com sua narrativa.

Porém não demore muito para passar sua mensagem, caso contrário seu público pode acabar ficando entediado, e tem grandes chances dele não chegar até o final da sua história.

Se isso acontecer, seu storytelling online terá sido inútil.

É essencial saber dosar sua narrativa, de forma que ela seja envolvente para o público.

 

Trabalhe bem os personagens

Quando um personagem é muito básico ou genérico, é mais difícil do público se identificar com ele.

Escolha bem os personagens da sua narrativa, tente encontrar personagens com os quais seu público-alvo vá se identificar.

Pensando nisso, crie personagens bem trabalhados e profundos, assim eles farão com que seu storytelling online seja mais envolvente e atrativo para as pessoas.

 

 

Estruture bem sua narrativa

Para ter um bom storytelling online, você precisa montar uma história bem estruturada, ela precisa ter início, meio e fim.

Busque por criar uma narrativa que se destaque das demais, trabalhe de forma natural sua introdução, vale lembrar que contextos de superação sempre chamam atenção do público.

Desenvolva sua história, tente pensar fora da caixa e inovar. Opte por trazer ao público uma narrativa emocionante, histórias verdadeiras ou baseadas em fatos são muito boas para estimular a empatia nas pessoas.

Conclua sua história relacionando o contexto dela com sua marca, produto ou serviço oferecido.

 

Use muita criativida

Surpreender o público é uma ótima opção.

Quebrar as expectativas dele, é uma boa ideia para surpreender e prender ainda mais a atenção das pessoas.

Storytelling online é bem mais simples do que as pessoas imaginam, basicamente são histórias contadas de forma prática, em narrativas reais ou inventadas, procure sempre usar dessa liberdade ao seu favor para entreter ao máximo o público e espalhar sua marca.

É interessante também contar histórias que aconteceram consigo mesmo no seu dia a dia.

Não tem a necessidade de um investimento milionário para isso, basta olhar para sua vida, para as conversas que você tem com seus clientes ou com seu público-alvo, também é válido usar histórias de clientes satisfeitos com a empresa e que recomendam seu serviço, mostre como seu produto resolveu o problema deles.

Tente juntar tudo isso e criar uma narrativa simples que seja fácil do público entender, isso vai ajudar sua empresa a criar vínculo com o cliente, fazendo com que as pessoas consigam enxergar sua marca como algo palpável.

O ser humano sempre gostou de boas histórias, e o storytelling online é a técnica de marketing que explora justamente isso, contar boas histórias entretendo seu público e ao mesmo tempo apresentando seu produto ou serviço.

Se for desenvolvida da forma certa, essa técnica é capaz de trazer grandes resultados para sua empresa.

Sendo capaz de atrair seu público-alvo de forma muito sútil e fazer com que sua marca crie credibilidade e se espalhe alcançando cada vez mais clientes.

Agora que você sabe o que é storytelling online, escolha qual dessas dicas se encaixa melhor no seu contexto e aplique na sua empresa.

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