Sistema ERP: o que é e quais as principais vantagens?

O ano começou com muitas oportunidades e desafios para o empreendedor.

 

A gestão do negócio não deve ser uma preocupação com relação aos processos, e sim, um pensamento criativo em quais os caminhos que o negócio vai seguir neste ano que está iniciando.

 

Por isso, para que a gestão diária de estoque, controle financeiro, integrações logísticas, emissão de notas fiscais entre outros processos fiquem otimizados, dispor de um ERP é fundamental.

 

O sistema de gestão online é um software usado para cuidar de diversas operações diárias e faz com que os setores da empresa funcionem de forma estabilizada e integrada. Ou seja, o ERP ajuda na produtividade e organização de cada departamento e é responsável por processos importantes do seu negócio.

Principais funcionalidades do ERP

O Brasil é o segundo país com maior número de usuários de internet do mundo. Com isso, o e-commerce ganha cada vez mais força já que o comportamento do consumidor tende a ser cada vez mais dinâmico.

 

Para quem vende online, o desafio é manter o negócio organizado e com boas estratégias de venda. Por isso, além de facilidade e velocidade para lançamento dos dados no sistema, confira as principais funcionalidades do ERP e não perca tempo ao profissionalizar o seu trabalho:

 

  • Faturamento;
  • Financeiro;
  • Compras;
  • Estoque;
  • Gestão de vendas;
  • Integração com e-commerces;
  • Cadastro de clientes e fornecedores;
  • Fiscal.

 

Saiba 7 cuidados essenciais para você conquistar melhores resultados e uma gestão aprimorada.

 

Conheça de forma mais aprofundada outras vantagens em utilizar um sistema de gestão ERP:

Organização

A gestão interna é fundamental para que o negócio tenha capacidade de vender mais e continuar entregando bons produtos e atendimento ao consumidor, o ERP faz desde o cadastro de produtos até o controle de estoque conforme as vendas. A unificação da gestão significa também resultados mais fáceis de serem analisados e representa uma melhora nas tomadas de decisão por olhar para o negócio de forma mais abrangente.

Integração

Quando a comunicação interna entre os setores está funcionando de forma integrada, a gestão se torna mais eficiente e com menor chances de falhas. A agilidade nos processos também torna-se um ponto positivo, já que o empreendedor dispõe de uma ferramenta para auxiliar nos registros de compras, vendas e integrações. Além da integração interna, outra parte importante é a integração aos marketplaces que o sistema gera, facilitando vendas e ampliando o campo comercial.

Economia

A ferramenta ERP é um software com custo que cabe no bolso de qualquer tamanho de empresa, desde as micro até as grandes empresas. Esse é um grande facilitador para a economia do empreendedor que está começando, já que terá uma ferramenta aliada ao negócio por um valor em conta. Outra economia é a de tempo, já que processos manuais demandam muito mais energia e tempo, assim como otimização de mão de obra que ganha o mesmo benefício.

Logística

O e-commerce se consolidou muito no último ano e trabalhar de forma facilitada é uma maneira inteligente que faz seu negócio crescer de forma fluida. A logística é parte importante do negócio, e uma fatia considerável no que diz respeito à experiência do consumidor. O sistema de gestão online também é eficiente para o controle logístico, promovendo uma logística integrada. Isso proporciona benefícios como a cotação de serviços da transportadora, e acompanhamento de frete, tudo pensado para automatizar os procedimentos.

 

Saiba mais sobre o tema e conheça algumas sugestões de como desenvolver uma política de trocas eficiente.

 

Trabalho remoto

O sistema ERP tem a vantagem de ser online e em nuvem, facilitando o empreendedor a acessar o sistema em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Um sistema de gestão em nuvem possibilita trabalhar e atualizar o caixa, estoque, emitir notas e boletos, fazer os controles administrativos de onde quer que esteja. Com uma plataforma cloud computing (sistema em nuvem), a segurança também é maior porque a criptografia dos dados, e inclusive os backups são feitos automaticamente.

Bling e iSET

A integração entre as plataformas permite importar pedidos, produtos e a sincronização do estoque. O processo evita perda de tempo e diminui o risco de erros nesse processo. Na sincronização do estoque permite agilidade e precisão no acompanhamento do negócio.

 

Para aprender a integrar a sua loja virtual da iSET com o Bling, leia este tutorial!

O que o Bling faz pelo seu negócio?

O Bling é um sistema de gestão empresarial (ERP), o maior do mercado e-commerce no Brasil para micro e pequenas empresas. Sua plataforma permite que empresários possam gerenciar o seu negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência.

 

São diversas ferramentas que possibilitam o controle sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais. O sistema permite ainda a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças e de propostas comerciais.

 

O ERP entra em ação fazendo integrações entre lojas virtuais e grandes players do mercado, aumentando a visibilidade, as vendas e facilitando os processos internos.

 

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais