A evolução do mercado virtual tem feito com que o nível de exigência dos consumidores escale, naturalmente, tem aparecido mais lojas virtuais e mais soluções de mercado. O fato é que temáticas que não eram consideradas anteriormente, atualmente são olhadas como fator crucial para conseguir diferencial de mercado, como é o caso do Cálculo de frete na Black Friday.

 

Em um mercado cresce 2 dígitos por ano, é preciso ter meticulosidade para manter a loja virtual atuando em alto nível, pois definitivamente, o problema do e-commerce não é vender, é fornecer uma logística eficiente.

 

Todos esses fatores são elevados na Black Friday, o volume de acessos é maior, de vendas e caso a loja não esteja bem estruturada, a quantidade de problemas também aumenta.

O cálculo de frete é ponta da lança na Black Friday

Sim, o cálculo de frete é a ponta da lança na Black Friday da sua loja virtual, onde o consumidor já sabe o que vai comprar, já avaliou os preços no Google Shopping e o próximo passo é comparar os preços de frete.

 

O modo de consumo mudou, naturalmente, os consumidores antes de adquirir um produto, é feito um comparativo com a descrição, preço do produto e preço de frete, afinal, o mercado chegou ao entendimento que é vendido produto + serviço.

 

Neste caso, é importante o e-commerce possuir uma gama opções de entrega para atender as necessidades dos clientes. Obviamente, é importante ter opções mais baratas de frete, mas é preciso ir além, fornecer prazos de entrega que também possibilitem atender outras necessidades, além da economia, como por exemplo, a urgência.

 

Veja o artigo “Como contratar uma transportadora em 4 passos”.

 

Pesquisando rapidamente no Google, é possível encontrar pesquisas falando sobre o gigantesco abandono de carrinho. Segundo a Moosend, 60% dos abandonos de carrinho são em decorrência das condições de envio.

 

Leia este post e aprenda sobre o controle de estoque e a sua importância para o sucesso de seu negócio!

 

Entendemos que essa estatística é acentuada pelas poucas opções de entrega apresentadas pelos lojistas e pelo fato de que cada consumidor possui uma necessidade distinta.

 

Entendemos também que o processo de prospectar, contratar, realizar a integração e gestão de tabelas para cada transportadora que precisar ser inserida no e-commerce, é algo oneroso e totalmente fora do core business. Em função desses fatores, a maioria dos lojistas contam com as formas “tradicionais” e mínimas para enviar suas mercadorias.

 

Tomando Porter (1989) como referência, a “vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o seu custo de fabricação”.

 

Com essa premissa, o e-commerce que consegue fornecer opções de entrega para seus consumidores, seja prospectando-as door to door ou através e tecnologias como o HUB de transporte digital Frete Rápido, que já possui transportadoras plugadas para que o lojista utilize, deixa de apenas enviar seus produtos com uma opção de entrega qualquer, para passar a fornecer uma experiência de compra e entrega, agregando valor à sua marca.

Cálculo de frete na Black Friday: A tecnologia é o caminho

Ok, é importante ter opções de entrega, mas ter várias transportadoras não irá resolver todos os seus problemas logísticos.

 

Para ter um cálculo de frete efetivo em sua loja virtual, é recomendado ter uma função Gateway de frete ativa em seu e-commerce. Veja bem, também não estou recomendando ir no mercado e contratar uma ferramenta que vá fazer só isso, pois depois de cotar o frete você precisará solicitar coleta com a transportadora, imprimir etiqueta de rastreio, rastrear o frete, gerir a operação. Não dá para fazer tudo manual, não é?

 

Entenda mais no artigo “Frete para e-commerce: O que é um Gateway de Frete?”.

 

Bom, por mais que apenas o cálculo de frete via função gateway não resolva todos os pontos de seu negócio, ele é essencial.

 

O cálculo de frete dá abertura para tecnologias como a Consolidação de volumes, para fornecer mais economia e redução no valor do frete para o consumidor final. A funcionalidade é fornecida exclusivamente pela Frete Rápido para o mercado de e-commerce.

 

Saiba 7 cuidados essenciais para você conquistar melhores resultados e uma gestão aprimorada.

 

Essa tecnologia permite que o lojista cadastre as volumetrias de suas embalagens na Frete Rápido e na hora do cálculo de frete no carrinho de compras, os produtos serão agrupados virtualmente dentro das embalagens para que haja uma otimização na cubagem dos produtos e consequentemente, uma redução de 20% a 40% do valor do frete.

 

 

Veja o artigo “Os benefícios da Consolidação de volumes”.

 

Utilizar a tecnologia no cálculo de frete do e-commerce também irá auxiliar na precisão, em vez de utilizar tasbelas de frete das transportadoras, onde cada transportadora possui um layout e que nem sempre compõem todas as generalidades que um frete tem. É recomendável utilizar a função gateway para que as cotações sejam feitas via integração.

 

Todos esses fatores te auxiliarão para escalar o nível de serviço na Black Friday do seu e-commerce.

 

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Artigo feito por Eduardo Bragança, Líder de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o primeiro HUB de transporte digital da América Latina, conecta embarcadores, empresas B2B, B2C e D2C, como indústria e-commerce e varejo, a transportadoras para que façam negócio entre si. Além disso, automatiza os processos da Pré-venda, Pós-venda, Gestão e Tracking.