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Não sei se você já parou para pensar, mas, nos últimos tempos, os comércios online, em grande parte, estão sendo criados a partir de ‘’areia’’, ou pior: areia movediça. Você tá construindo seu negócio online com palha ou alvenaria? Ou de areia?

 

Neste post, vamos mostrar os pilares considerados mais sólidos para as pessoas que desejam trabalhar online e os pilares mais frágeis e que são, em geral, mais comuns.

 

A ideia é que no final da sua leitura do post você consiga ver, no seu negócio, investimento em pilares sólidos e fortes, que realmente trazem resultados a longo prazo e vão manter seu negócio estável e evoluindo; ou se você tem gasto toda a sua energia em pilares frágeis que trazem resultado a curto prazo, mas que a qualquer momento podem trazer surpresas desagradáveis.

 

Vamos relembrar a famosa história dos Três Porquinhos, você já deve ter ouvida falar, certo? Essa história pode ter muita semelhança com o seu negócio.

Os três porquinhos

A história conta a trajetória de três porquinhos que saíram da casa de sua mãe.Cada um construiria a sua própria casa e, por isso, seguiram caminhos diferentes. 

 

O primeiro porquinho construiu a sua casa com palha que rapidamente ficou pronta. Chegou um lobo que queria comer o porquinho e mandou que a porta fosse aberta, caso não o fizesse, sopraria para derrubar a casa.O porquinho não abriu. O lobo soprou e derrubou a casa. O porquinho fugiu.

 

O segundo porquinho fez a sua casa com galhos de árvore, que não demorou muito para ficar pronta. Novamente, chegou um lobo que queria comer o porquinho  e mandou que a porta fosse aberta, caso não o fizesse, sopraria para derrubar a casa.O porquinho não abriu. O lobo soprou e derrubou a casa. O porquinho fugiu.

 

O terceiro porquinho construiu a sua casa com tijolos, que demorou para ficar pronta e precisou de muito trabalho. Para lá, foram os seus irmãos e o lobo também. Desta vez, o lobo soprou até cansar e não derrubou a casa, então resolveu descer pela chaminé, mas a lareira estava acesa e ele saiu pegando fogo. O lobo foi embora e os porquinhos ficaram muito felizes, morando na casinha de tijolos.

 

Agora, você já deve estar imaginando qual deve ser a relação das história dos três porquinhos com o seu e-commerce.

O que são pilares frágeis (da casa de palha)?

Primeiramente, vale deixar claro que esses pilares que citaremos são frágeis, mas isso não significa que eles não dão resultados. Na verdade, eles geram resultados rapidamente, porém, o que dá resultado de modo rápido tende a ter quedas bruscas ou um movimento negativo com a mesma velocidade.

 

E é justamente por isso que não se deve construir a sua casa (ou loja virtual) somente em cima destes pilares, criando uma dependência. Eles devem ser usados e trabalhados, mas não podem ser a base de todo o seu negócio online.

 

Exemplo de pilares frágeis:

 

  • vender em marketplace (Mercado Livre, B2W, Magazine Luiza, Amazon, etc);
  • trabalhar perfis de redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, TicTok etc);
  • fazer parcerias com influenciadores digitais (blogueiras, youtubers, etc).

 

Estes são considerados estratégias frágeis, pois não cabe a você a decisão de comunicação com os seus clientes, por que existe um intermediário que decide se efetuar a comunicação ou não.

 

Outro ponto importante é que, por exemplo o marketplace, é uma ‘feira livre’ onde várias pessoas também estão presentes para trazer, muitas vezes no mesmo ambiente, clientes para comprarem seus produtos, tornando a concorrência muito forte.

 

Vender em um Marketplace pode ser ótimo para seu negócio mas é preciso estar atento às suas vantagens e desvantagens. Saiba aqui!

 

Além disso, ao considerar perfis de redes sociais e vendas em marketplace, você depende do algoritmo dessas plataformas, que pode mudar rapidamente. Por isso, negócios que estão usando essas estratégias como base podem facilmente perder vendas e acessos, e até falir.

 

Quando falamos de marketplaces e redes sociais temos que ter em mente que seu perfil pode ser banido a qualquer momento por qualquer diretriz que eles interpretem como infringida.

 

Quando se trata de parceiras, elas podem ser mais frágeis ainda. Qualquer um pode ofertar uma parceria mais vantajosa que a sua para a pessoa que já trabalha com você, e esse indivíduo pode ser seu concorrente. O youtuber, influenciador digital e a blogueira podem desistir da parceria a qualquer momento.

Pilares Robustos, mas ainda com seu nível de risco (Casa de madeira)

Esses pilares não são tão fracos como os de palha, mas também não são tão fortes como os de alvenaria. Alguns exemplos de pilares e estratégias robustas são:

 

 

Mas qual é o problema desses pilares? Bom, novamente você está sendo dependente de algoritmos, que podem mudar rapidamente. Ademais, é muito complicado entender como essas indexações funcionam e como trabalhar com elas de modo correto. Se recuperar de uma queda de indexação pode ser muito difícil e trabalhoso.

 

O Youtube também é uma rede social e, assim como no Facebook e Instagram, você estará sujeito a Termos e Condições, que podem mudar e se tornarem desvantajosas para a sua marca. Novamente, o Google e o Youtube são apenas intermediários que decidem se você vai falar com seu público ou não.

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

O que são pilares fortes (Casa de Alvenaria)?

Alguns exemplos de pilares fortes são:

 

Pontos Fortes

Por mais que muitas pessoas pensem que a entregabilidade dos e-mails não é muito boa, isso não é verdade. Antigamente, e-mail era usado para tudo: conversa com amigos, correntes e anúncios. Essas funções migraram para outros canais, como o Whatsapp.

 

Assim, o e-mail agora só tem duas funcionalidades: spam e assuntos formais e importantes. Ao se inscrever na lista de e-mails de algum lugar, você receberá e-mails que poderão ser considerados spam ou eles irão cair na sua caixa de entrada, e você pode se interessar muito.

 

As taxas de conversão por e-mail podem não parecer tão altas, mas ao conseguir criar uma forma de engajamento correta é possível obter ótimos resultados.

 

Além disso, sobre o site e loja próprias, quando você se indexar melhor no Google é preciso, obviamente, ter um site, ou seja, ele é um pilar básico, assim como a loja virtual. Ao montar um blog para gerar tráfego, esse tráfego tem que ser direcionado para um lugar, que pode ser tanto o site da sua marca como a loja virtual.

 

Está na hora de dar o primeiro passo e finalmente criar sua loja virtual!

 

Por isso, esses são pilares básicos. Ter seu site próprio te dá inclusive a possibilidade de trabalhar com SEO e Conteúdo de Blog para posicionar nas buscas, ou seja, é um pilar que é necessário para você ter a chance de trabalhar os outros pilares.

 

Sendo assim, em geral, tudo que depende de algoritmo, o que tem algum nível de fragilidade. Mas, quando se trata de algoritmo de buscas do Google e Youtube, temos um pouco mais de segurança e estabilidade.

 

Algoritmos de Redes Sociais e de Marketplaces são bem mais voláteis e podem mudar de forma profunda da noite pro dia. Além disso, redes sociais vendem exatamente a entrega de conteúdo, enquanto o Google vende a priorização de conteúdo.

 

Marketplaces podem mudar regras de vendas da noite para o dia e, pior, podem te penalizar por pequenas falhas de forma muito rígida, inclusive com suspensão temporária ou até banimento. Imagine o quanto isso pode ser arriscado?

 

Por isso, é tão importante ter sua própria loja virtual, ninguém pode tirar seu domínio de você. Sua lista de e-mails é a sua lista de e-mails. E o e-mail não decide qual vai ser a porcentagem de e-mails que entregará, possibilitando uma comunicação mais direta e garantida, quando feita do modo correto.

 

Agora, escreva aqui nos comentários quais desses pilares você mais tem focado recentemente e quais pilares você deseja usar! Até mais!

 

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Seu Negócio Online é de Palha ou Alvenaria?


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Paulo Pina
Sou Empreendedor há 15 anos e CEO da iSET. Responsável por todo processo decisório além das estratégias de negócio e e-commerce. Nas horas vagas sou inventor na Vixon Jukebox.
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