Você já tem ou acaba de criar sua loja virtual, certo? E sabe que toda empresa, independentemente do segmento, vive em busca de uma meta principal: vender cada vez mais. As Mídias Sociais são um excelente meio para a conquista desse tipo de resultado, mas escondem alguns segredinhos que vamos desvendar agora e que podem ser a chave para o sucesso de suas promoções:

Entenda definitivamente o que são Mídias Sociais

Para se ter uma ideia clara do significado de mídias sociais basta entender o seguinte: as mídias sociais são plataformas online onde vozes individuais podem ser ouvidas. São um meio de conversação de muitos para muitos e permitem que pessoas comuns criem relacionamento, consolidem uma reputação e formem grupos de interesses diversificados e quase sem fronteiras.

Presença social é diferente de ação promocional

Observando o funcionamento dessas redes, e a exigência do mercado, cada vez mais empresas estão aderindo ao que denomina-se: presença social. Estar presente na web vai muito além de ter um site corporativo ou uma loja virtual.

A presença da empresa em uma ou mais redes sociais é quase imperativa para o sucesso dos negócios.

Mas as exigências não param por aí. Não basta estar online, é preciso se comunicar com os clientes de forma próxima e bastante pessoal. Levar conteúdo relevante ao público alvo e principalmente: aprender a ouvir.

Conheça os principais erros de quem é viciado em oferecer produtos

Você deve conhecer e provavelmente é ou já foi alvo de inúmeras empresas que enchem nossas caixas de e-mail com aquelas “promoções exclusivas”, “ofertas irrecusáveis” e por aí vai. E é bem possível que ignore ou simplesmente peça para ser excluído do cadastro de empresas que agem dessa forma repetidamente.

Logo, não é difícil de deduzir que essa estratégia tem funcionado cada vez menos, porque os consumidores estão mais seletivos e atentos.  As pessoas estão cansadas disso. Para não cair na tentação de inventar promoções que ao invés de atraírem cliques, compras ou leitores para seus posts irão levá-los para léguas de distância, basta ficar atento às 3 dicas essenciais de como não promover:

  1. Não deduza quem é seu cliente (descubra quem ele é e do que ele gosta)
  2. Não considere seu produto essencial (é muito melhor identificar seu nicho e vender para ele)
  3. Não faça e-mail marketing sem antes criar um relacionamento (criar um relacionamento com sua lista de clientes é o X da questão)

Essas dicas podem parecer óbvias, mas volta e meia esbarramos com ações dessa natureza. Um consumidor um pouco mais esclarecido se aborrece com esse tipo de comportamento. Isso gera comentários desastrosos no lugar das indicações e elogios e toma proporções inimagináveis.

Personificando sua marca ou empresa

Agora é hora de colocar a mão na massa. Deixe de lado os conceitos arraigados de marketing e vendas e abra sua mente para um novo jeito de vender. Transforme sua marca, empresa ou negócio de qualquer espécie em alguém, quase palpável, uma presença quase humana, sensível e atenta. Isso é personificar!

As pessoas querem se relacionar com pessoas e não com máquinas. É fácil perceber que uma empresa que responde dúvidas do cliente, atende reclamações ouve sugestões e está sempre publicando algo novo, de valor, e ainda marcando aquela presença amiga nas redes tem melhores resultados em vendas do que outra que apenas se esconde atrás de um site fechado e sisudo.

O momento certo para promover

Você já entendeu como construir uma boa presença social, sabe que é preciso saber ouvir seu cliente, entender as reclamações e criar um relacionamento pessoal, antes de qualquer tentativa de promover algo. Agora você está apto a seguir os 5 passos para construir uma oferta irrecusável:

1.       Defina seu avatar: construa detalhadamente o perfil do seu cliente ideal, baseando-se na observação atenta de seu público e tenha-o sempre por perto.

2.       Ofereça conteúdo relevante: produza informação de qualidade periodicamente para seu cliente e deixe disponível e sem restrições.

 3.       Use o poder do grátis: ofereça eventualmente e sem custo um brinde, um desconto especial, algo de real valor para seu público alvo. Essa simples estratégia vai criar um poderoso gatilho mental denominado reciprocidade. É aquele desejo que temos de retribuir quando ganhamos algo.

4.       Aprenda a quebrar objeções: se você conhece seu cliente, sabe exatamente o que faz ele comprar, ou não um produto. Quando for elaborar uma promoção lembre-se de quebrar antecipadamente todas as possíveis objeções.

5.       Desenvolva uma oferta irresistível e inove: pesquise, crie, descubra novas maneiras de anunciar. Evite termos comuns como promoção, desconto arrasador etc. Coloque-se no lugar do seu cliente e pense em algo que fale diretamente com ele.

Então, vale lembrar que ninguém quer ser visto como se fosse uma nota de dinheiro ambulante. Agora é com você: veja como  anda sua estratégia de promoção em mídias sociais. E se precisar mude!

Ah, e escreva para gente a sua experiência nos comentários!

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