Produção de conteúdo para redes sociais: 9 dicas importantes

Conseguir muitos likes e seguidores nas redes sociais não é difícil, basta investir em anúncios e pronto! Mas conseguir um relacionamento próximo e duradouro com potenciais clientes vai te pedir tempo e esforço.

 

A produção de conteúdo para redes sociais tem esse objetivo: criar engajamento e atrair pessoas realmente interessadas na sua marca. Por isso, é muito importante começar já a pensar nesta questão.

 

O que você precisa entender primeiro é o que funciona melhor para a sua audiência. Em cada canal o comportamento da sua audiência é diferente. 

 

E é sobre essas dicas maravilhosas que eu vou falar hoje, continue lendo e confira x dicas importantes para a produção de conteúdo para as redes sociais da sua marca!

 

1- Conheça seu público e crie uma persona

Essa é a dica mais óbvia e é algo bem básico, mas se isso não for cumprido, todas as outras dicas não irão funcionar, ou seja, não existe dica mais importante do que essa.

 

Definir suas personas garantirá que todos os conteúdos desenvolvidos pela sua empresa estarão de acordo com o que seu público-alvo quer ver e tem interesse.

 

As redes sociais exigem proximidade, humanização e interação. A persona ajuda a ajustar a linguagem e o tom de voz para falar de igual para igual com ela, além de orientar sobre as temáticas que mais vão engajar.

 

Cada empresa possuirá diferentes formas de abordar seus seguidores. Portanto, compreenda quem é seu público, a maneira como eles se comunicam e como é que você deve abordá-los.

 

 

2- Se coloque no lugar do seu público

Ao iniciar a produção de conteúdos, se coloque no lugar da sua audiência e pense um pouco: o que o consumidor ganha com esse conteúdo? Esse conteúdo é útil e ajuda em algo?

 

Este exercício parece simples mas é muito importante. Ao tentar responder esta pergunta com os olhos do seu público, você consegue produzir conteúdos mais atraentes e que vão gerar maior engajamento de seus seguidores. Aposte na curadoria de conteúdo para compartilhar materiais relevantes.

 

3- Incentive a comunicação aberta

Faça perguntas, peça a opinião e escute tudo que o seu público falar. Permitir que exista esta interação entre sua marca e os seguidores te auxilia a criar um bom relacionamento com sua audiência e ainda permite que você consiga ter novas ideias sobre conteúdos que podem ser úteis.

 

Então, sempre que fizer a produção de conteúdo para redes sociais, pense em meios de incentivar essa comunicação aberta com seus seguidores. Além do seu público se sentir incluído, ele estará mais disposto a interagir com você.

 

4- Crie conteúdo sob medida para cada plataforma

Esta dica vai para você que posta o mesmo conteúdo, da mesma maneira, em todas as redes sociais. Copiar e colar um texto ou imagem em diferentes lugares pode não ser uma ideia tão boa.

 

Cada rede social tem um formato de conteúdo que engaja mais. Postar conteúdos únicos e exclusivos em plataformas diferentes garante que seu conteúdo seja entregue da melhor maneira possível para seus seguidores.

 

Leia também: Marketing de Conteúdo e e-commerce: um guia para usar a estratégia

 

 

5- Esteja onde seu cliente está

Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, ClubHouse, Pinterest, Snapchat, TikTok… A cada tempo que passa, uma nova rede social é criada com um objetivo e uma proposta diferente. 

 

É muito importante ter a noção de que você não precisa estar presente em todas elas. É preciso analisar e escolher sabiamente onde você vai atuar.

 

Esteja nas redes sociais em que o seu público-alvo está mais presente. Também é importante verificar se sua empresa tem condições e equipe para alimentar conteúdo em tantas redes sociais.

 

6- Invista em formatos diferentes

Variar o formato do conteúdo que você produz é uma ótima maneira de chamar a atenção e ganhar relevância. Quanto mais você diversificar sua mensagem, menos as pessoas vão se entediar e mais elas vão se engajar com você.

 

Aposte nas imagens, mas também em vídeos, podcasts, ebooks, ilustrações, textos e muito mais!

 

7- Defina metas e objetivos

Na produção de conteúdo, é fundamental criar metas e objetivos. Cada peça, cada conteúdo, cada estratégia deve ser executada de acordo com algum objetivo previamente estabelecido.

 

Leia também: Por que seu e-commerce não atinge seus objetivos? 8 erros para evitar

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

 

8- Acompanhe as métricas

Medir o seu desempenho é um processo fundamental em todas as etapas do marketing digital, inclusive na produção de conteúdo para as redes sociais.

 

Algumas métricas importantes para se analisar são: a visualização, o engajamento, a conversão e as informações de comportamento de seu público em relação a cada conteúdo postado.

 

A análise das métricas é um aliado incrível na hora de criar suas novas estratégias de conteúdo, pois você irá extrair as informações que o seu próprio público irá te fornecer através das ações dele em suas páginas!

 

Além disso, através de ferramentas como o Google Analytics, o Facebook Insights e outras diversas disponíveis, gratuitas e pagas, você consegue visualizar dados sobre sua audiência e o comportamento dela.

 

9- Tenha uma identidade e mantenha esse padrão

Uma marca com uma forte presença é aquela que, quando posta algum conteúdo, todo mundo já sabe que foi ela que postou.

 

Uma boa dica é criar um manual de identidade, com maneiras com a qual a sua marca costuma cumprimentar, responder dúvidas, se despedir, e até como ela escreve algumas palavras que possuem escritas de possibilidades variadas.

 

Também aproveitou para criar a identidade visual para as suas imagens e banners durante a produção de conteúdo.

 

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