O Pix surgiu em novembro de 2020 como uma forma de transferência prática, rápida, gratuita e disponível 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados – modelo que ainda não existia no país.

Desde a implementação da ferramenta, o Banco Central afirmou que o Pix conta com cerca de 103 milhões de usuários e 7,9 milhões de empresas com chaves cadastradas no país

O Pix se tornou tão popular que movimenta mais de R$550 bilhões por mês, e o número tende a aumentar este ano. Com esses dados, é fácil entender porque é vantajoso incluir o pagamento por Pix entre as opções do seu e-commerce. 

Além de oferecer mais praticidade e alcançar os clientes que não possuem cartões de crédito e débito, o Pix também pode ser uma ferramenta que facilita a gestão financeira de um negócio. Saiba quais os benefícios logísticos do Pix no e-commerce. 

 

Quais são as vantagens do Pix no e-commerce?

Utilizar o Pix no e-commerce como forma de pagamento traz uma série de benefícios em curto e longo prazo para todos os lados da transação. 

Para o cliente, é uma maneira mais acessível e rápida de realizar suas compras, sem burocracias. Atualmente, oferecer praticidade é essencial para o sucesso de um empreendimento, já que os compradores valorizam processos simples e sem complicações. 

Entretanto, os benefícios do Pix vão além do conforto para os clientes. A ferramenta se mostra muito vantajosa logisticamente para o e-commerce em quesitos de integração, alcance e até mesmo no faturamento. Entenda os principais motivos. 

 

[rock-convert-cta id=”52989″]

 

1. Maior agilidade para liquidação do pagamento

O Pix realiza uma transferência automática entre contas a qualquer hora de qualquer dia. Dessa maneira, independente de quando o cliente realizar a compra, o pagamento será recebido imediatamente pela loja, como se fosse dinheiro em espécie.

Esse mecanismo permite que você, como lojista, possa atualizar o fluxo de caixa com mais agilidade, sem esperar a liberação dos pagamentos via cartão de crédito, parcelamentos ou compensação de boletos bancários, que podem demorar alguns dias. 

 

2. Liberação de estoque

Em casos de compra por boleto, o cliente pode demorar a realizar o pagamento, fazendo com que você segure o produto em estoque até a compensação do mesmo.

Imagine que são as últimas unidades de um produto com muita procura. Nesses casos, o e-commerce pode perder vendas caso ocorra a desistência ou erro no pagamento do boleto. 

Quando o cliente realiza a compra via Pix no e-commerce o pagamento é instantâneo, o que significa que já podem começar os trâmites de separação e envio do produto, sem prender o estoque.

 

 

3. Menor desistência de compra que o boleto

Algo que acontece muito em lojas online é a compra sem certeza. O cliente confirma o pedido, solicita a emissão de um boleto, mas desiste de pagá-lo. Por não existir nenhum tipo de prejuízo para o comprador, essa prática é bem comum.

Com o pagamento por Pix, é raro que ocorram desistências, já que o pagamento é feito na hora, enquanto o cliente ainda está disposto a realizar a compra. Melhor para o e-commerce, pois o número de vendas tende a aumentar.

 

[rock-convert-cta id=”53012″]

 

4. Recebimento de pagamentos em tempo real

O pagamento por boleto bancário só é compensado em dias úteis. Ou seja, se algum cliente compra durante o final de semana ou um feriado, o estabelecimento só recebe o valor depois de algum tempo (entre 2 e 3 dias).

O Pix mudou isso: ele está disponível sete dias por semana, 24 horas por dia,  incluindo finais de semana e feriados. 

Essa disponibilidade é muito benéfica, tanto para o cliente quanto para o lojista – quanto mais rápida a confirmação de pagamento, mais rápido é o fluxo de caixa e o envio do produto. 

 

5. Segurança aumentada

A transferência por Pix é tão segura quanto boleto bancário, TED, DOC, cartão de crédito e débito. Portanto, ao usar uma plataforma de pagamentos confiável para processamento das transferências, o e-commerce estará livre de golpes. 

A tecnologia empregada na implementação do Pix é segura, pois, o processo é totalmente realizado por meio do Banco Central, maior instituição financeira do país. 

Logisticamente, o Pix no e-commerce também é mais seguro pela rapidez no recebimento dos valores e a incapacidade de cancelar transferências.

 

[rock-convert-cta id=”52976″]

 

6. Menor custo para a empresa

Para os lojistas, aceitar pagamento por Pix no e-commerce significa taxas bem menores a cada venda. As bandeiras de cartões cobram porcentagens altas em cima de cada transação, além do recebimento demorar alguns dias. 

Com o Pix, as taxas são bem mais baixas (ou até mesmo nulas, a depender da fintech usada). Além da economia, o e-commerce ganha maior liberdade para oferecer descontos no Pix e promoções especiais, fidelizando os clientes. 

 

7. Integração com softwares de automação

O Pix é objetivo. Como ele usa informações básicas e realiza transferências instantâneas, é muito simples integrar os registros de pagamentos aos softwares de automação que o e-commerce já utiliza. 

Existem muitas ferramentas para e-commerce e todas elas estão se adaptando ao Pix após observar o quanto essa forma de pagamento se tornou comum e indispensável entre os brasileiros. Portanto, integrar o Pix ao dia a dia do e-commerce não será complicado.

 

Como implementar o Pix no e-commerce?

Um e-commerce que integra o Pix estará na frente de outros que não se adequaram à forma de pagamento. Seguir as tendências de consumo é importante para manter a liderança no mercado. 

Os passos para oferecer Pix no e-commerce entre as formas de pagamento são simples, considerando que os bancos e fintechs estão inteirados na ferramenta. 

Ela começa com a definição de onde os pagamentos serão recebidos e a escolha do prestador do serviço. 

Se o e-commerce usa algum sistema de automação, deve realizar a integração por meio de uma API de pagamentos Pix, que direciona as informações para o sistema de vendas. 

Empresas usuárias da iSET conseguem integração direta com o Pix da plataforma de pagamentos da iugu, uma das mais completas do mercado. 

Com a solução da iugu, é possível fazer o gerenciamento completo das vendas pelo Pix, além de poder usá-lo em cobranças recorrentes, pagamentos a prazo e à vista. Tudo com segurança e infraestrutura para conciliação financeira, estornos e baixa de pagamentos automatizada.

Aceite o pagamento por Pix no seu e-commerce e aproveite os benefícios logísticos trazidos pela tecnologia. Fale com um especialista e consulte as condições!

Leia também:

 

Não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter! Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio decolar!