Até chegar neste ponto, você já decidiu que tipo de produto comercializará, já aprendeu a escolher seus fornecedores, registrou um domínio na Internet, criou uma identidade visual para o seu negócio e ainda conferiu outros passos importantes para a consolidação do seu e-commerce.

Agora, você está enfim diante de uma etapa fundamental para a conquista de novos clientes, a promoção da imagem da sua loja e a divulgação de seus serviços, suportes e tecnologias: a criação de uma estratégia de marketing. O sucesso de uma empresa, de fato, está cada vez mais dependente de um bom planejamento que vise sua projeção e sua popularidade no mercado.

Quer saber quais são as dicas para montar uma estratégia de marketing? Confira o último passo para alavancar de vez sua loja online!

Estabeleça objetivos

A definição das metas a serem alcançadas através da estratégia é crucial para os próximos procedimentos. Determine objetivos coerentes com o tipo do seu negócio, levando ainda em consideração os seguintes critérios:

  • Clareza e precisão: as metas devem ser facilmente compreensíveis para todos os membros da equipe envolvidos na estratégia;

  • Avaliabilidade: os objetivos deverão ser avaliáveis, permitindo saber qual é seu nível de cumprimento e também o grau de desenvolvimento das pessoas que estão trabalhando para alcançá-los;

  • Ser quantificáveis: as metas devem poder designar, por exemplo, qual é o volume de vendas a alcançar, a cota de mercado a obter ou o índice de satisfação dos clientes a atingir.

Defina as estratégias para atingir as metas

Agora é a hora de colocar os objetivos anteriormente definidos em prática. Para isso, é preciso que você determine 3 itens importantes: seu alvo, suas fontes de mercado e seu posicionamento.

Para atingir seus clientes-alvo com uma estratégia, é necessário saber primeiro qual é o segmento de mercado ao qual você se dirige. Tenha em sua mente, de forma definitiva e clara, qual o público que você deseja alcançar com a implantação das técnicas de marketing. Lembre-se de que uma marca ou um produto muito dificilmente interessará a todos os consumidores.

Ao estabelecer as fontes de mercado, você estará definindo quais são as marcas ou produtos concorrentes do seu negócio.

Existem 3 tipos de fontes: os produtos similares aos que já são vendidos na sua empresa (nesta estratégia, uma empresa lança um produto que concorrerá diretamente com o seu); os produtos da mesma categoria vendidos por concorrentes (você lança produtos que concorrerão diretamente com os produtos de outras empresas) e produtos de outra categoria (acontece no caso de itens que são frutos de uma inovação, criando um novo segmento na sua área de atuação).

O posicionamento diz respeito ao modo como você deseja ser visto pelo seu cliente, ou seja, seu alvo principal. Assim, a questão principal é estabelecer como seu produto se diferenciará dos outros.

Ao pensar esta distinção, leve em conta que ele deverá ser importante para o cliente, difícil de imitar, não representar uma despesa exorbitante para o comprador e ser rentável para seu negócio.

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

Determine pontos periódicos de checagem

Em meio ao processo de montar uma estratégia de marketing, é essencial que o empresário assuma uma atitude constante de controle da situação e reajuste do que já foi realizado.

Deste modo, faça uma avaliação periódica do quadro geral, verificando suas principais métricas e em quais níveis ideais elas deverão estar para alcançar os objetivos traçados.

Não se esqueça de checar o impacto no mercado, a evolução das vendas, o desempenho da empresa e, é claro, o cumprimento do seu plano de marketing. Através de uma avaliação cuidadosa, você conseguirá corrigir e evitar falhas no percurso.

Elabore um plano financeiro

Após definir a estratégia completa, é muito importante fazer uma planilha de custos. Com certo planejamento financeiro, você conseguirá saber exatamente quais serão os gastos com cada uma das ações e comparar com o que espera lucrar.

Com certeza ficará muito mais fácil ter controle das finanças e evitar riscos.

Já tinha considerado aplicar estratégias de marketing no seu negócio? O que achou das dicas? Não se esqueça de comentar, nos contando os seus resultados.

Para aprender mais sobre como alavancar o seu e-commerce, acompanhe o blog da iSet!

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