Prepare o seu e-commerce para o dia dos namorados!

Se você trabalha com comércio virtual, com certeza já sabe que datas comemorativas apresentam excelentes oportunidades ao varejo. Deve saber também que, entre elas, o Dia dos Namorados é uma das que mais oferece potencial de lucro.

Nesse período, milhões de casais estão dispostos a gastar com presentes mais caros do que os usuais para impressionar e agradar seu companheiro. Contudo, por trás de oportunidades, há riscos e a necessidade de um trabalho duro.

Saiba como preparar o seu e-commerce para a data!

Comece o planejamento com antecedência

Apesar do consumidor brasileiro deixar tudo para a última hora, você deve agir com antecedência. Além da duração da execução, inclua no seu cronograma o tempo de planejamento da sua campanha.

Se você delega essa tarefa a alguma agência, tenha em mente que ela estará abarrotada de projetos de outros clientes com o mesmo prazo de entrega e implementação. A antecedência é fundamental para que o trabalho seja desenvolvido e realizado com a devida calma e eficiência.

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

Esteja preparado para a demanda extra

Faça uma previsão de vendas: baseie-se em seus resultados de anos anteriores, índices do comércio eletrônico e no provável resultado de suas ações. Essa expectativa será fundamental para otimizar o seu estoque. Busque equilíbrio, não cometa excessos. Exagerar na sua reserva de produtos pode ser pior para as finanças da empresa do que perder uma oportunidade de venda por esgotamento de mercadoria.

Não prometa o que não vai cumprir e evite anunciar mais do que conseguirá vender. Monitore o que estão falando sobre a sua loja e atenda imediatamente a qualquer dúvida ou reclamação, durante e após as suas ações. Sem o devido cuidado, as mídias sociais podem transformar qualquer marola em um tsunami!

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Deixe claro até quando o pedido deve ser realizado

Além da disponibilidade, o cumprimento do prazo de entrega da mercadoria deve receber uma atenção muito especial. Cada entrega fora do prazo resultará em um cliente furioso. Lembre-se também de destacar no seu site até quando o pedido deve ser realizado para que o presente chegue em seu destino a tempo do Dia dos Namorados.

Se você utiliza os Correios, avalie se nesse período vale a pena terceirizar o serviço de entregas. Transportadoras privadas podem oferecer mais agilidade e pontualidade, além de servirem como alternativa para possíveis greves da estatal.

Segmente a sua publicidade por gênero

Anuncie na internet segmentando “presentes para ele” e “presentes para ela”. Pense em uma estratégia com uma landing page específica para cada grupo, mas não despreze outras segmentações por comportamento. Não se esqueça de personalizar a sua loja virtual e selecionar ofertas específicas.

Crie um clima: criatividade pode ser um diferencial

Caprichar nas embalagens de embrulho, permitir que o cliente personalize um cartão e oferecer brindes pertinentes, como cordões com pingentes que se completam e anéis de compromisso são boas ideias.

No Dia dos Namorados, o valor percebido de um presente comprado vai muito além do preço ou de sua utilidade. As experiências que ele proporcionará, desde o sentimento na hora da compra, passando pela emoção no ato da entrega, até o significado simbólico do objeto, contemplarão a satisfação do consumidor.

E você? Já preparou o seu e-commerce para o Dia dos Namorados? Não deixe de seguir as nossas dicas e nos contar aqui embaixo como elas te ajudaram!

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