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No mundo contemporâneo, não há possibilidade de ter uma empresa sem presença online. Um empreendimento que não investe nos canais disponíveis na internet, perde alcance e fica atrás da concorrência.

 

Para conseguir um melhor contato com os clientes por meio do mundo online, existem diferentes ferramentas no mercado que possibilitam a criação de um site, um blog, a geração de um canal de vídeos e, inclusive, páginas em redes sociais.

 

Entre as alternativas, definitivamente, o Facebook é uma das mais eficazes, tanto para manter quanto fidelizar pessoas. Não é à toa que a maior rede social do mundo tem mecanismos específicos para as empresas.

 

Se você está procurando saber mais sobre o Facebook, dicas, Facebook Marketplace, Facebook Ads, Facebook Business e outras ferramentas dessa rede social, você está no lugar certo! 

 

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Facebook Marketplace

Já faz um tempo desde que o Facebook anunciou seu novo serviço dentro da plataforma: o Facebook Marketplace – ou seja, agora, além de você visualizar as novidades dos seus amigos e compartilhar o que lhe interessa em seu feed, você também pode comprar e vender seus produtos, sem muita dificuldade. O que antes ficava restrito apenas a grupos específicos, agora ganhou um novo ambiente exclusivo dentro do Facebook.

 

O Facebook Marketplace funciona de maneira gratuita e é possível descobrir e pesquisar produtos à venda em regiões próximas, através da geolocalização, ou buscá-los também por categorias ou produtos específicos.

 

Lembrando que as transações de valores e/ou entrega não são feitos pelo Facebook, sendo total responsabilidade do anunciante definir as opções de pagamento, troca e entrega. As mensagens entre o anunciante e o comprador são realizadas de forma privada, através do Facebook Messenger.

 

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Como funciona o Facebook Marketplace?

Para acessar o Marketplace é bem simples: basta clicar no ícone localizado na barra principal do facebook, juntamente com os ícones de notificação, feed, grupos e vídeos. Em iOS esta barra fica na área inferior, em Android, esta barra fica na área superior.

 

Agora, caso queira acessar o Facebook Marketplace através do computador, acesse o site da Facebook e, na lateral esquerda da tela, clique em “Marketplace”.

 

Pelo computador, além de você conseguir fazer pesquisas por produtos específicos e categorias, conforme dito anteriormente, também conseguirá definir um valor mínimo e máximo.

 

Uma vez dentro do Marketplace você poderá pesquisar produtos clicando na barra de busca, onde você também achará “Atalhos” criados pelo próprio Facebook Marketplace. Estes atalhos são as categorias, que vão desde veículos até locações, móveis, roupas, acessórios, calçados, eletrônicos, classificados, hobbies, empregos e muito mais!

 

Agora, voltando para a página principal do Facebook Marketplace você verá balões com “Vender”, “Local”, “Veículos”, “Locações”, e “Mais”, que nada mais são do que os mesmos atalhos citados anteriormente mas de acesso mais rápidos.

 

Ao lado destes balões você verá um ícone com um usuário. É clicando neste ícone que você terá acesso ao seu Perfil de Marketplace, localização, caixa de entrada, seus classificados, caso esteja vendendo algo, seus produtos salvos e atividades recentes dentro do Facebook Marketplace.

 

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Facebook Ads

O marketing digital oferece diversas estratégias para divulgar um negócio, o que pode causar dificuldades para os empresários que têm pouca experiência com o assunto. O Facebook Ads é a ferramenta correspondente à rede social, e que ajuda os usuários a desenvolverem anúncios nas suas páginas.

 

O Facebook ads conta com uma enorme base de usuários que, para fazerem parte da plataforma, fornecem uma série de dados pessoais.

 

Essas informações do Facebook Ads permitem que as empresas segmentem seus anúncios e façam o direcionamento para o seu público-alvo, o que aumenta as chances de chamar a atenção e fazer novos negócios.

 

Se, por exemplo, a sua loja virtual é focada em camisas com estampas da cultura pop, então você pode direcionar seus anúncios na plataforma para jovens que gostem de séries e filmes e que residam na sua região no Facebook Ads. É justamente essa função que torna o Facebook uma ferramenta essencial para e-commerce.

 

Além disso, no Facebook Ads é possível criar anúncios dinâmicos, que desenvolvam um modelo de propaganda que use imagens e detalhes que estão no seu feed de produtos para divulgar mercadorias. E mais: esse mecanismo é uma excelente opção para o remarketing, ou seja, para impactar as pessoas que já demonstraram interesse no seu negócio.

 

O Facebook Ads apresenta inúmeras vantagens para os empresários que fazem uso da ferramenta para desenvolver suas campanhas. Há maior interação entre marca e cliente, tráfego segmentado para o site, captação de novos clientes, fácil de usar e acessar e tem ampla abrangência.

 

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Facebook Business

Diferentemente do perfil pessoal disponibilizado pela rede social, o Facebook Business é uma página institucional. Isto é, um canal específico em que os clientes podem interagir com uma determinada marca. Curiosamente, esse espaço também é conhecido como fanpage, já que tem é muito fácil para que as pessoas possam acompanhar as postagens e entrar em contato com os membros da página.

Facebook Business Manager

Junto à página corporativa, o empresário também tem acesso a uma outra ferramenta chamada de Gerenciador de Negócios ou Facebook Business Manager. Nela, é permitido controlar as páginas, anúncios, aplicativos e perfis em um só espaço. Dessa maneira, é possível que um grupo de pessoas consiga trabalhar no espaço sem exatamente ter acesso ao login ou senha pessoal de quem administra.

Por que usar o Facebook Business?

Para empresas, é imprescindível o uso dessa plataforma, principalmente, porque o alcance do Facebook é muito alto, atingindo cerca de 1,4 bilhão de pessoas. Com a possibilidade de ter uma página só para negócios, é muito mais fácil gerenciar e separar as notificações e interações. 

 

O Facebook Business separa o profissional do pessoal e torna possível a não interferência na página pessoal. Com uma página própria para as empresas, quando se trata de cadastrar formas de pagamentos, o Facebook Business Manager garante muito mais segurança, já que não é necessário disponibilizar os seus dados bancários no perfil pessoal. 

 

Como criar uma conta no Facebook Business?

É bem simples criar uma página corporativa no Facebook Business, o primeiro passo é acessar o Facebook Business Pages e clicar no botão “Criar uma conta”. Aqui, você deverá colocar qual é a classificação de sua empresa.

 

Após escolher a classificação, é hora de preencher os seus dados pessoais, como nome de sua empresa, o seu nome e sobrenome comercial, além de explicar um pouco sobre o seu negócio. Aproveite esse momento de criar sua conta no Facebook Business para utilizar as palavras-chaves para gerar um bom tráfego on-line.

Página no Facebook

O Facebook é uma das redes sociais favoritas no Brasil, contando com mais de 102 milhões de usuários no país. No Facebook, há dois tipos de canais com os quais as pessoas podem interagir: o perfil e a página (antigamente chamada fan page). Enquanto o perfil é pessoal, que visa proporcionar a conexão com amigos, a página pode ser uma ferramenta para uso profissional, com a função de propor contatos com clientes ou prospects.

Como criar uma página no Facebook?

Para criar uma página para a sua marca gratuitamente, basta ter uma conta no Facebook, acessar a rede social e entrar no guia para configuração de página. Então, é só seguir as instruções e preencher os dados com atenção.

 

Cuidado principalmente às informações de contato, pois os clientes as usarão para se comunicarem com você.

 

Se precisar de ajuda com a manutenção da página, existe a possibilidade de atribuir funções administrativas aos seus colaboradores. Nas Configurações, é só entrar em Funções Administrativas.

 

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Facebook Insights

As páginas no Facebook oferecem a funcionalidade Informações, em que é possível analisar, entre outras métricas, as curtidas, o alcance das publicações, o número de visualizações da página e alguns dados demográficos.

 

Também conhecida como Facebook Insights, as Informações são uma ótima ferramenta para avaliar se a sua estratégia para impulsionar as vendas usando o Facebook está dando certo ou não.

Principal vantagem em usar o Facebook para loja virtual?

Facebook é o lugar na internet onde todos estão. Começou com estudantes de Harvard e hoje, com um bilhão de usuários, se fosse um país, seria o terceiro mais populoso no mundo. A grande vantagem de se estar tão próximo de tantas pessoas é a possibilidade de conversar com cada uma delas. Literalmente. É possível engajar grandes grupos e comunidades, mas também cada usuário, individualmente, por chats e mensagens diretas.

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no Sucesso do Cliente na iSET e amante de gatos.
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