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Para ter sucesso no mundo do e-commerce sem gastar muito é preciso saber direcionar investimentos. Com o crescimento das lojas virtuais no Brasil também é essencial saber como atrair tráfego!

 

Porém, não é qualquer tráfego que irá fazer você vender, o tráfego orgânico é a melhor resposta! É nele que você deve focar para realmente vender pela internet.

 

No post de hoje, separei as melhores dicas de como aumentar o tráfego qualificado e altíssima qualidade do seu e-commerce

 

E, além disso, sem gastar nada com publicidade! Parece impossível, mas não é, então continue lendo!

Blog para e-commerce

Os blogs são excelentes ferramentas para atrair tráfego para uma loja virtual. A criação de um blog para o e-commerce é uma das melhores estratégias não só para aumentar o tráfego do seu e-commerce, como também, se tornar uma referência no segmento e fazer um ótimo marketing de conteúdo.

 

Uma das formas de atrair mais acessos para uma loja virtual é conseguir links de qualidade apontando para ela, o que chamamos de Link Building, isso influencia diretamente o posicionamento.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Guest post

Para aumentar o tráfego do seu e-commerce, faça parcerias com outros blogs que façam sentido, ou seja, que possuem conteúdo relacionados com a sua marca e nicho de mercado.

 

Ao fazer o guest post não se limite a linkar somente na sua assinatura, adicione links no corpo do texto para conteúdos relevante e para o seu próprio blog. Desse modo, você terá dois benefícios: o backlink e tráfego para o seu site.

Conteúdo de qualidade

Uma boa dica é usar posts enumerados em forma de lista no seu blog, eles atraem mais e fazem com que as pessoas se sinta mais interessadas e até compartilhem mais. Para chamar atenção, usar imagens bonitas nos seus posts, site ou páginas de vendas pode ser uma ótima opção.

 

Tudo isso pode gerar maior engajamento dos visitantes, mas também mantém as pessoas por mais tempo no seu site e o Google considera isso (tempo médio no site) como um fator importante de ranqueamento.

 

Se sua meta é aumentar o tráfego do seu e-commerce, aborde assuntos relacionados ao seu produto ou serviço, deixando-os mais atraentes e vantajosos.

 

O conteúdo de sua loja também é vital para seus negócios. Títulos chamativos, textos, descrições e informações relevantes aliados ao produto oferecido são fundamentais para atrair e fidelizar clientes.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

Velocidade do e-commerce

Se o seu site está levando mais do que três segundos para carregar, você pode perder até 50% dos seus visitantes, que ficarão frustrados com o tempo de carregamento do seu site. 

 

A velocidade de um site é um  dos principais fatores de rankeamento do google. Além disso, a velocidade retém mais pessoas na sua página e ainda reduz a taxa de rejeição.

Links internos

Quanto mais links internos, maiores as chances de uma pessoa se manter no seu site. Os links internos aumentam o tempo médio do site, reduzem a taxa de rejeição e o Google interpreta eles, melhorando o posicionamento do seu e-commerce nas buscas.

 

Artigos de blogs podem linkar outros artigos, como dito anteriormente. O blog é o tipo de ferramenta muito útil para quase todo nicho de e-commerce e traz muitos benefícios além do aumento do tráfego do seu e-commerce.

Sorteios de produtos

Por acaso você já viu aqueles sorteios em redes sociais, onde você tem que marcar amigos para participar? Pois é, essa é uma ótima estratégia para redirecionar o seu público em redes sociais para o seu e-commerce!

 

Dependendo do modo de como for feito o sorteio, ele pode viralizar e gerar uma quantidade enorme de pessoas vendo suas redes sociais e, consequentemente, o seu site! E, com certeza, essas serão as pessoas certas, pois eles terão interesse nos seus produtos!

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

Canal no Youtube

43% dos consumidores querem ver mais conteúdos em vídeo. Para ir ainda mais longe, 67% dos espectadores do YouTube querem ver avaliações de produto que vão ajudá-los a tomar decisões de compra.

 

Uma forma fácil de conectar vídeo ao seu site de e-commerce é publicar regularmente conteúdos “como fazer” para levar consumidores às suas páginas de produto.

 

O Youtube é a segunda maior ferramenta de busca na web e ainda é uma rede social. Muitas pessoas quando procuram algum produto ou assunto em que estejam interessados, buscam se informar no Youtube.

 

Por isso, se você estiver presente no Youtube,  as chances das pessoas encontrarem seu conteúdo é muito maior. E a possibilidade de direcioná-las para o seu site também!

 

É por esta razão que reviews de produtos funcionam tão bem. Assim como o blog, um canal no Youtube também pode ajudá-lo a construir uma audiência e, posteriormente, gerar tráfego e interesse em sua loja virtual.

 

Se o YouTube tem 1,5 bilhões de espectadores todos os meses, é só levá-los até a sua marca!

Redes Sociais

Outra excelente forma de gerar tráfego e de manter um relacionamento com os clientes são as redes sociais, como o Facebook, Twitter, Google+, Pinterest, entre outras. Essas ferramentas são ótimas para disseminar conteúdo e interagir com seu público, por meio de textos, fotos, vídeos e, principalmente, respondendo dúvidas, críticas e sugestões. Se o seu conteúdo for criativo, certamente será curtido e compartilhado.

 

Além disso, é um ótimo canal para promover promoções, estimular a interação dos usuários com perguntas e conversações, e, finalmente, divulgar os artigos de qualidade do seu mais novo blog.Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

 

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Newsletter

Outra ótima maneira de atrair visitas para sua loja online, divulgar artigos do seu blog, conquistar novos clientes e atingir os antigos, é publicar uma newsletter.

 

Busque maneiras para aumentar sua base de assinantes e escolha uma ferramenta que auxiliará na personalização de mensagens e no envio. Hoje é possível encontrar ferramentas gratuitas que, inclusive, oferecem relatórios de resultado.Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

 

Através de uma newsletter é possível manter contato com clientes e usuários divulgando artigos de interesse, promoções de produtos ou notícias importantes sobre a empresa. 

Marketing de referência

Se você ainda não tem um programa de recomendações para sua loja e-commerce, vale a pena criar um. 81% dos consumidores declaram que uma recomendação de um amigo ou parente influencia muito suas decisões de compra.

 

Pense em algo simples, mas efetivo. Um consumidor adquirido através de uma recomendação tem um lifetime value 25% mais alto do que outros consumidores.

Upsell

O upselling pode gerar em média 4% mais vendas apenas em sua base de consumidores já existente. Isso pode não parecer muito, mas tem um efeito cumulativo quando considerado em relação ao seu fluxo de receita total. A Amazon, por exemplo, aumentou suas vendas em 35% em um ano que testou o upselling em sua plataforma.

Prova social

92% dos consumidores confiam em uma recomendação de um colega, e 70% confiam em uma recomendação de uma pessoa que não conhecem.

 

A prova social é exatamente o que diz o nome. É a prova de que pessoas como você (ou pelo menos, uma grande parte da população) confia em uma marca o suficiente para comprar dela. A Amazon usa a prova social em todas as páginas de produto, na forma de avaliações!

 

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Estratégias de SEO

93% do tráfego da web vem de um mecanismo de pesquisa, e menos de 5% das pesquisas na web passam da segunda página de resultados exibidos. Para aumentar o tráfego do seu e-commerce, você precisa aparecer na primeira página.

 

Também preste atenção às palavras-chave de produto que você deve estar usando. Use uma ferramenta como o Google Keyword Planner para guiá-lo até a lista de palavras mais relevantes para o seu produto.

 

O tráfego orgânico, proveniente dos mecanismos de busca (Google, Bing, etc), é muito importante para o sucesso de sua loja online. Para melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca, é preciso entender sobre as práticas de SEO (Search Engine Optimization).

 

Se você não possui investimento para contratar uma agência, procure entender como funciona o Google Analytics e comece agora mesmo a colocar em prática estratégias de linkbuilding, inserção de tags, trabalho com palavras-chave. Isto ajudará a melhorar o posicionamento do seu e-commerce nos mecanismos de busca.

Retargeting

O retargeting é uma forma inteligente de usar os dados que você coleta sobre seus visitantes. O retargeting é eficaz porque combina comportamentos conhecidos de clientes a mensagens de marketing específicas. Feito corretamente, ele pode impulsionar as taxas de resposta a anúncios em até 400%.

 

Agora que você já chegou ao final do post,  já deve estar certo de que não precisa de um orçamento de publicidade enorme para ter sucesso com o e-commerce e aumentar o seu tráfego.

 

Mas, claro que com toda a concorrência que existe online, você precisa ser criativo e encontrar formas de atrair mais tráfego para e-commerce e manter seu público.

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
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