Você está preparado para faturar alto na Black Friday 2020? A edição deste ano tem tudo para ser a maior da história. Mas, para que você consiga aproveitar todo o potencial de uma das datas mais importantes do varejo online, é importante começar a se preparar o quanto antes.

 

Neste artigo, vamos te mostrar algumas técnicas de marketing digital para geração de leads na Black Friday da sua loja virtual e como elas podem te ajudar a fazer bonito na maior Black Friday de todos os tempos.

 

Continue lendo para descobrir como gerar leads valiosos para o seu e-commerce.

Compras online em 2020

O ano de 2020 trouxe muitos desafios para quem tem um comércio e mudou a forma como o consumidor se relaciona com as compras pela internet.

 

Devido ao cenário de pandemia, muitos negócios físicos tiveram que migrar para o digital para se manterem vivos.

 

Do lado do consumidor, quem não tinha o costume, passou a comprar online. E quem já consumia via e-commerces, aumentou a frequência de suas compras.

 

Essa mudança de comportamento com a inclusão de mais negócios digitais e consumidores online teve um impacto positivo no e-commerce brasileiro.

 

Segundo dados do E-commerce Brasil, em 2020, houve um aumento de 71% no faturamento comparado ao período de janeiro à maio do ano passado.

 

Além disso, o e-commerce brasileiro cresceu 60% no mesmo período de 2020 comparado ao ano passado.

 

Ou seja, esse foi o ano em que o e-commerce brasileiro decolou de vez.

 

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Black Friday

A Black Friday é uma das datas mais importantes do varejo online. Talvez a mais importante.

 

Os consumidores costumam se preparar e se planejar para esse momento com bastante antecedência, pois sabem que as promoções valem a pena.

 

Já os lojistas preparam as melhores promoções e descontos para esse momento único.

 

Com base nos dados acima, é possível prever que a Black Friday 2020 será a maior de todos os tempos, com um volume de vendas muito superior à de 2019.

 

Somente na quinta e sexta-feira, 28 e 29 de novembro do ano passado, o e-commerce brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões.

 

Se você quer se antecipar e começar a gerar leads desde já, fique atento às nossas dicas.

 

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Como gerar leads para e-commerce

Apesar de acontecer em apenas um dia, é preciso planejar a sua Black Friday com antecedência.

 

Quando falamos em e-commerce, a geração de leads é sempre um dos pontos mais abordados em qualquer conteúdo. Até mesmo por ser uma das grandes dificuldades de quem está montando a sua primeira loja online.

 

Sendo assim, trouxemos algumas técnicas de marketing digital bem simples e fáceis de executar, que vão te ajudar a gerar muitos leads para o seu e-commerce.

Landing Pages para receber ofertas em primeira mão

Trabalhar com estratégias de antecipação funcionam bastante quando falamos de datas comemorativas.

 

Na Black Friday é praticamente obrigatório trabalhar com o gatilho da Exclusividade. Mas, o que vem a ser esse gatilho da exclusividade?

 

O consumidor gosta de receber ofertas exclusivas e em primeira mão. Ou seja, ele gosta de ter uma vantagem sobre todos os outros consumidores que talvez queiram comprar o mesmo produto que ele.

 

Dessa forma, é interessante criar uma landing page exclusiva para que o consumidor possa se cadastrar e receber as suas ofertas de Black Friday antecipadamente.

 

Lembre-se, o evento acontece na última sexta-feira do mês de novembro, mas você pode começar a liberar ofertas exclusivas antes para os leads cadastrados em sua landing page.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Invista em anúncios direcionando para a sua Landing Page

Se você ainda não tem um tráfego orgânico consistente, é interessante trabalhar com anúncios direcionando para a sua Landing Page de ofertas em primeira mão.

 

O Google Ads é uma ferramenta de anúncios excelente para esse tipo de ação, já que você consegue trabalhar com palavras-chaves que vão acionar os seus anúncios.

 

Sendo assim, se você vende um tipo de produto muito específico, pode anunciar as palavras-chaves relevantes para o seu e-commerce em conjunto com a Black Friday.

 

Vamos supor que você tenha uma loja virtual de vasos de plantas artesanais. Você pode anunciar algo como “Vasos de plantas artesanais com descontos na Black Friday”.

 

Dessa forma, você consegue fazer a aquisição de leads e trabalhar uma comunicação mais específica com eles.

Conteúdos gratuitos e relevantes

Outra forma eficaz de gerar leads para sua loja virtual é oferecer conteúdos gratuitos e relevantes para o público.

 

Usando como base o exemplo acima, de uma loja de vasos de plantas artesanais, que tal oferecer um e-book ensinando como cuidar de plantas específicas? Ou se você tiver uma loja de suplementos alimentares, que tal oferecer um e-book gratuito com receitas de alimentação saudável?

 

Você pode divulgar esses materiais através de anúncios ou em suas redes sociais e, por serem gratuitos, tem potencial de gerar um grande volume de leads, desde que sejam indicados para as personas do seu negócio.

Webinares e Lives

O ano de 2020 também foi marcado pela frequência com que vários negócios digitais investiram em webinares e lives. Pode até parecer que esse dois formatos estejam saturados, mas não se engane: eles não estão.

 

Desde que o conteúdo seja atrativo e relevante para o seu público, as pessoas ainda tem interesse em saber o que profissionais referência de um determinado mercado tem a dizer.

 

No caso de e-commerces, lembre-se que, antes de tudo, esse não é momento de vender os seus produtos diretamente, mas de oferecer um conteúdo extra e valioso para o seu público.

 

De preferência com algum especialista da área, que pode oferecer dicas importantes para o seu público.

 

Imagine um e-commerce de câmeras fotográficas trazendo um fotógrafo de renome para dar algumas dicas simples de fotografia para quem está pensando em dar os primeiros passos nessa área?

 

Você vai entregar um conteúdo valioso para o seu público e, em troca, terá leads para trabalhar durante a Black Friday.

Invista no blog do seu e-commerce

Os blogs continuam sendo uma das fontes de tráfego mais eficazes para quem tem um negócio digital.

 

O custo de manutenção é baixo e tem um alto potencial de gerar tráfego e leads para o seu negócio.

 

Afinal, se você produz conteúdo de qualidade e com frequência, eles estarão bem posicionados no Google.

 

Quando falamos de Black Friday, é importante ter um calendário de conteúdos relevantes com base nas principais palavras-chaves do seu negócio.

 

Ao final dos artigos, você pode indicar algumas das suas landing pages ou simplesmente colocar uma caixa de captura de e-mail, para que o lead receba conteúdos inéditos relacionados aos seus produtos.

 

E-book 6 Estratégias pouco exploradas por quem vende em e-commerce

O Lead mais barato é aquele que você já tem

Gerar leads é importante no e-commerce, mas é muito mais barato vender para quem já é seu cliente do que realizar uma nova venda.

 

Sendo assim, valorize a sua base de clientes ou de pessoas que já se cadastraram para receber as suas ofertas em algum momento.

 

Ofereça conteúdos exclusivos para essas pessoas, dê descontos diferenciados e faça com que eles se sintam especiais.

 

A fidelização é um dos pilares mais importantes para quem trabalha com vendas pela internet.

E se eu não entender nada de Marketing Digital?

As dicas deste artigo são simples e podem ser executadas por qualquer pessoa, mas se você está chegando agora no mercado digital e não faz a menor ideia de por onde começar, não se preocupe.

 

Temos uma dica que vai te ajudar a ficar por dentro de algumas das principais estratégias citadas por aqui.

 

Você pode se inscrever gratuitamente na Escola Monetizze e aprender alguns dos principais conceitos de Marketing Digital.

 

Você vai aprender como produzir conteúdo orgânico, fazer anúncios no Google e no Facebook e muito mais.

 

Tudo em uma linguagem simples e prática, ideal para quem está começando agora.

 

Bom, já deu pra ver que a Black Friday 2020 tem tudo para bater recorde de vendas. Se você tem um e-commerce, com certeza não quer ficar de fora desse evento, certo?

 

Com as dicas deste artigo, você já sabe por onde começar a gerar leads para a sua loja online e dar o primeiro passo para o sucesso na Black Friday.

 

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