Logística no e-commerce: saiba como otimizá-la!

Assegurar que os produtos comprados em seu comércio eletrônico sejam entregues no prazo e reduzir os custos referentes aos serviços de entrega não são atitudes que agradam apenas o cliente, mas também auxiliam na gestão de uma perspectiva de crescimento de seu negócio.

 

Contudo, fazer isso funcionar positivamente para ambos os lados não é das tarefas a mais simples. Veja algumas dicas para melhorar a logística no e-commerce!

Planeje a gestão de entregas

A logística passa por diferentes processos. Portanto, não há como lidar com isso sem a devida programação.

 

Entenda que é necessário analisar desde o custo com fornecedores até os imprevistos relacionados às devoluções. Portanto, opte pelo melhor formato, ou seja, aquele capaz de atender às necessidades da operação do seu e-commerce.

 

Nesse caso, mantenha contato com o máximo de fornecedores que puder, pois os preços diversificam muito e isso ajuda na hora de controlar os gastos.

Organize o estoque para melhorar a logística no e-commerce

Uma maneira de colocar cada mercadoria em seu devido lugar é conhecendo o fluxo de saída dos produtos. Nesse caso, avalie quais são os que menos saem e os que proporcionam maior giro.

 

Afinal, garantir um layout eficiente nessas horas torna o processo fluido, porque os produtos de maior demanda podem ser remanejados para próximo da expedição, melhorando melhora no quesito rapidez.

 

Saiba 7 cuidados essenciais para você conquistar melhores resultados e uma gestão aprimorada.

Invista em novos centros de distribuição para reduzir os custos

Se a sua intenção é a de reduzir os custos com a logística em sua loja virtual, então, deve considerar esse tópico. Mesmo que o investimento seja alto, a longo prazo isso beneficia não só quanto à redução dos custos, mas otimiza as estratégias voltadas para ampliação da cartela de clientes.

 

Muitas empresas estão buscando alternativas nesse sentido. E algumas delas já colocaram a ideia para funcionar, ou seja, estão saindo de seus limites, buscando oportunidades em localidades além das regiões Sul e Sudeste. Dessa maneira, conseguem atingir o público de uma região mais afastada sem gastar tanto.

Utilize ferramenta de gestão de frete

Infelizmente, o frete ainda é o motivo número um em relação ao abandono de carrinhos. Nesse caso, se o cliente não finaliza a compra, você deixa de ganhar. Hoje, já é possível contar com diversos softwares para reduzir esses contratempos e melhorar a gestão nesse cenário.

 

Portanto, avalie todas as contratações de frete de seu e-commerce, pois essa análise ajuda na percepção e planejamento estratégico na hora de cobrir as áreas que estão em desvantagem, seja subsidiando uma parte, diminuindo ou aumentando o custo com o frete ou até mesmo acrescentando outras taxas.

 

A gestão da logística envolve todo o time da sua empresa. Por isso, a comunicação é fundamental para que esses processos sejam executados da melhor maneira possível.

 

Envolva a sua equipe nesse tema e, se possível, trabalhe para que as áreas sejam integradas. Essa atitude ajuda na redução de possíveis gastos e, consequentemente, traz benefícios que auxiliam no controle e manutenção da logística do e-commerce.

 

Mostre para outras pessoas como o tema da logística no e-commerce é importante, compartilhando este post em suas redes sociais!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram eYouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais