Descubra aqui como revolucionar as suas estratégias de marketing de conteúdo, através dos melhores livros sobre o assunto.

 

Vivemos uma era de transformações no marketing e na publicidade. Não necessitamos mais passar horas sentados em frente à televisão ou escutando rádio, absorvendo conteúdos irrelevantes, enquanto aguardamos pela matéria de nosso interesse.

 

Graças ao advento da internet, as relações sociais passaram por uma significativa mudança. Indivíduos estão buscando, a todo momento, assuntos on-line que façam a diferença. Empresas perceberam, então, que precisavam reformular suas estruturas. Foi a partir desse desafio que surgiu o marketing de conteúdo.

 

Este tipo de estratégia engloba a criação e distribuição de temas genuinamente relevantes ao público-alvo, sem explicitamente promover a marca.Tópicos por meio de blog posts, e-books, webinars e infográficos, por exemplo, são formas de proporcionar o que o consumidor demanda.

 

Além disso, a mídia tradicional tem sofrido um declínio gigantesco. Segundo o Painel Nacional de TV (PNT), em 2019, 10% da audiência da TV paga decaiu. Para piorar, as assinaturas, que outrora pertenciam à televisão, agora estão migrando para serviços de streaming.

 

Os internautas desejam consumir, afinal, suas preferências, no seu próprio tempo e onde lhes for mais cômodo. Felizmente, o marketing de conteúdo propõe esta facilidade. Por este motivo, seu exercício se torna cada vez mais primordial dentro da geração publicitária em que estamos vivenciando.

 

Pensando nisso, selecionamos 3 livros renomados e indispensáveis para quem almeja obter um considerável progresso em marketing de conteúdo!

 

Boa leitura!

 

1- Obrigado pelo Marketing – Vitor Peçanha

Obrigado pelo Marketing” é um estudo obrigatório para todo profissional que deseja se aprofundar em marketing de conteúdo. O livro contém uma linguagem didática e objetiva, facilitando bastante a absorção.

 

Vitor Peçanha é cofundador da Rock Content, empresa de marketing de conteúdo considerada um dos maiores casos de sucesso neste segmento . Portanto, esta obra engloba todos os conhecimentos técnicos do autor, que ele adquiriu ao longo de sua vasta experiência.

 

O primeiro passo para a construção de um excelente tópico é a estratégia. Para isto, Peçanha implica que, com a finalidade de nortear o redator neste momento inicial, é preciso realizar 3 perguntas: “como será feita a divulgação?”, “por que foi escolhido o formato marketing de conteúdo” e “para quem será direcionado?”.

 

Em seguida, deve-se partir para a execução. Um produtor de conteúdo eficiente se atenta à estrutura, título e tema, para que a produção seja original e envolva o consumidor. Acima de tudo, a boa prática de SEO (Search Engine Optimization) traz maior relevância à sua página.

 

Por meio desta leitura, o empresário nos fornece insights valiosos sobre marketing de conteúdo, incluindo dicas pessoais sobre otimização e análise de dados, essenciais para a evolução de qualquer planejamento. Sem dúvidas, é um guia completo tanto para profissionais iniciantes, quanto para veteranos.

 

 

2- Master Content Marketing – Pamela Wilson

Pamela Wilson fundou a BIG Brand System, uma empresa de consultoria que, desde 2010, tem o intuito de auxiliar negócios a aumentarem seu tráfego e audiência nas plataformas digitais.

 

Em sua obra, “Master Content Marketing”, Wilson, que acumula mais de 30 anos de carreira no ramo, confidencia segredos de sua própria vivência. Para ela, o grande desafio ao ser um profissional da área, é a necessidade de estar em constante adaptação.

 

A especialista relata também que, atualmente, o cliente não mais espera que as informações caiam em seu colo. Estamos falando, portanto, de um consumidor cada vez mais ativo, que regularmente se engaja on-line em temas de seu interesse.

 

Esta é a primeira adversidade encontrada pelas marcas: expor o seu produto sem adotar uma postura agressiva, deixando que os prospects as encontrem, através dos mecanismos de pesquisa ou mídias sociais. Logo, o planejamento certo e a criatividade são a chave para uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

 

Ao longo dos capítulos, nos deparamos com ensinamentos práticos sobre estrutura, temática e elementos visuais, extremamente importantes para a eficácia de um planejamento. Assim, esta leitura é fundamental para quem deseja dominar a estratégia do marketing de conteúdo.

 

 

3- 10x Marketing Formula – Garrett Moon

Todo profissional de marketing sabe o que é enfrentar obstáculos diariamente para captar a atenção de sua audiência. A internet é, de fato, um lugar maravilhoso, porém está repleta de blogs fantasmas, vídeos somente vistos pela família ou amigos e posts que, por mais que sejam pertinentes, “flopam”.

 

10x Marketing Formula” irá lhe ajudar com isso! Neste livro, são enumerados métodos para se prevenir destas frustrações digitais. Seu autor, Garrett Moon, é o criador de uma das startups mais bem-sucedidas dos Estados Unidos, o calendário on-line CoSchedule, inteiramente voltado para equipes de marketing.

 

Moon propõe em sua obra que, para alcançar a excelência em marketing de conteúdo, uma equipe deve seguir 4 passos: planejar, executar, publicar e analisar.

 

Dentro do planejamento, o autor revela um conceito denominado content core, que nada mais é que a escolha de um tema estratégico, a partir da junção do valor do produto da empresa e dos interesses de seus clientes. Ou seja, seu conteúdo precisa ser relevante e autêntico.

 

Em seguida, ao selecionar o tópico da sua estratégia, a equipe deve avançar para a execução. Nesta fase, é impossível realizar algo se não houver constância em ações. Portanto, a rotina é a chave. Na terceira etapa da publicação, é chegado o momento crucial para a divulgação do produto, através da publicidade.

 

Por fim, ocorre o último estágio. A otimização de resultados, a partir da profunda análise de KPIs, é algo que não pode faltar dentro do cotidiano de um time de marketing. Definitivamente, esta obra é bastante proveitosa para quem deseja organizar suas estratégias de produção de conteúdo e alavancar em resultados.

 

 

Marketing de conteúdo é o futuro!

Embora não seja uma prática nova (suas origens remontam ao século XIX), o marketing de conteúdo tem crescido bastante de popularidade nos últimos anos. Profissionais desta área estão se tornando cada vez mais valorizados, por ocuparem uma posição estratégica no time.

 

Além disso, são muitas as vantagens de se utilizar esta estratégia digital para sua marca. Com o marketing de conteúdo, é possível, natural e espontaneamente, crescer em brand awareness, aumentar o tráfego do seu website e a geração de leads, possibilitar o engajamento da sua companhia, entre outros.

 

Também, uma pesquisa realizada pela Content Trends, em 2018, revelou que 86,7% das pessoas utilizam o Google como mecanismo de busca principal. Que insight podemos retirar desta afirmação?

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

A resposta é muito simples: times que exercem efetivamente o SEO, dentro do marketing de conteúdo, têm a possibilidade de se tornarem relevantes, “rankeando” em sites de pesquisa, sem precisar gastar absolutamente nada.

 

Por último, este método foca em causar impacto, legitimamente positivo e pertinente. O mesmo educa o cliente, sobre o produto ou serviço oferecido e, desse modo, facilita a comunicação entre marca e consumidor. Assim, este detalhe provoca uma enorme diferença na prevenção de inúmeros contratempos.

 

Esperamos que os ensinamentos contidos nestes livros tenham sido proveitosos e contribuam positivamente para a sua carreira e os resultados de sua equipe!

 

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Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!