Ímãs de leads: 5 ideias para capturar leads para sua empresa

Imagine atrair público para o seu sitee vê-lo sair sem deixar rastro algum. Nada bom, não é? Mas como você vai converter visitantes em leads e leads em consumidores, se você não sabe quem eles são, o que querem e como falar com eles novamente?

 

É por isso que a geração de leads se tornou uma das maiores prioridades dos profissionais de marketing hoje em dia. E com as pessoas receosas em compartilhar seus detalhes de contato, conseguir novos contatos já não é uma tarefa relativamente fácil que costumava ser.

 

Para estimular os visitantes do seu site a se inscreverem e deixarem seus contatos, as marcas precisam oferecer algo valioso em troca, e aqui entram os conteúdos criados para gerar leads, chamados leads magnets ou ímãs de leads.

 

O que torna a geração de leads efetiva?

Ímãs de lead são conteúdos que as empresas produzem para convencer o visitante a fornecer seus dados e, a partir disso, começar a trajetória do cliente em direção à conversão mais importante: a compra do produto ou serviço.

 

Veja abaixo o que torna um ímã de lead eficaz e o que deve ser feito para aumentar a sua lista de e-mail e capturar leads de qualidade.

 

1- Ofertas e soluções valiosas

O ponto mais definitivo é que se o conteúdo criado para aumentar a geração de leads não oferece valor, ele não vai ter sucesso. Então o primeiro passo é entender o seu público-alvo para abordar seus desejos, dores e desafios. Isso ajudará a saber como oferecer algo que o usuário não vai recusar tão facilmente.

 

2- Específico e detalhado

Uma vez identificado o seu público, o próximo passo é delimitar o conceito do que você vai oferecer a respeito de um tópico específico e abordá-lo detalhadamente. Você precisa dar aos visitantes algo que não esteja disponível em nenhum outro lugar do seu site.

 

Por exemplo, se você é uma imobiliária, pode criar um infográfico com um guia detalhado sobre a compra de uma casa. É algo abrangente e aborda uma preocupação específica do seu público-alvo.

 

3- Fácil e acessível

As pessoas adoram recompensas instantâneas, e é exatamente isso que seu lead magnet deve fornecer.

 

O processo de download e acesso não deve ser longo e complicado. Certifique-se que os usuários interessados consigam baixar e consumir o conteúdo imediatamente em todos os dispositivos.

 

Isso é algo simples para ambas as partes: crie um formulário pedindo informações mínimas e uma frase chamativa no CTA. Assim que o cliente em potencial preenche o formulário e clicar no botão, ele obtém acesso ao conteúdo prometido.


4- Seja autoridade

Seja administrando uma agência de marketing digital ou vendendo seguros, o seu cliente em potencial precisa ser convencido sobre a sua expertise na área abordada. Portanto, use o seu material para estabelecer credibilidade e construir confiança, pois isso ajudará você a nutrir seus leads e levá-los mais adiante no funil de vendas.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Tipos de lead magnet para o seu negócio

Existem vários tipos de ímãs que você pode produzir, dependendo do seu setor, público-alvo e objetivos de negócios. Como uma pequena empresa, é provável que você tenha de se esforçar enquanto conta com recursos limitados. Portanto, aqui estão cinco ideias fáceis de colocar em prática e adequadas para startups e pequenas empresas.

 

1- eBooks

Criar um e-book não é tão intimidante quanto parece. O importante é escolher um tópico que seja a sua especialidade e relevante para o seu público. Para criar conteúdo que envolva os leitores, uma boa maneira de começar é usar o Google Analytics para identificar a postagem do seu blog com melhor desempenho e desenvolver um ebook a partir dela.

 

Embora o conteúdo escrito seja importante, o aspecto visual é crucial, porque desempenha papel fundamental para prender a atenção do leitor e mantê-lo engajado. Conteúdos sem recursos visuais são menos atraentes e mais cansativos, especialmente na tela do computador ou do smartphone.

 

Caso você não tenha experiência com design e não saiba como criar um ebook, você pode contar com ferramentas para criar e-books profissionais e personalizados em minutos.

 

Os e-books são uma forma de aprofundar assuntos que em postagens em um blog são abordados nos seus aspectos mais gerais ou detalhando apenas um recorte. Normalmente os e-books têm mais de 20 páginas, mas muitas empresas fazem ebook menores e isso é perfeitamente adequado em alguns casos.

 

O uso de recursos visuais ajuda a aumentar o número de páginas sem cansar o leitor, seja para conteúdos mais longos ou curtos, e o tamanho do material vai depender do seu objetivo, do nível de detalhamento e do tempo que você tem disponível.

 

2- Checklists

Se você tem a impressão de que os conteúdos para captar leads precisam ser complexos, está enganado. Até mesmo um checklist pode ser eficaz, desde que forneça valor imediato e seja atraente o bastante para fazer o seu leitor querer fazer o download.

 

Os checklists não são apenas rápidos e fáceis de criar, mas fornecem dicas valiosas e dão um senso de metas a serem cumpridas, o que as torna uma opção divertida e valiosa.

 

 

Você pode usá-las para informar o público e ajudá-lo a lembrar de fazer algo, por exemplo, e funcionam quase como um passo a passo. Uma lista é tão interessante quanto o seu visual é atrativo, pois trata de conteúdos de apenas uma página e deve cativar o leitor à primeira vista. O infográfico abaixo é uma boa referência de checklist que informa e guia o leitor de forma atrativa.

 

3- Infográficos

Os recursos visuais quando bem elaborados se destacam na multidão, e isso faz dos infográficos uma opção a ser levada seriamente em conta quando a intenção é fazer os visitantes do seu site ou seguidores nas redes sociais interagirem com a sua marca.

 

Os infográficos são uma forma poderosa de comunicação porque apresentam as informações de uma maneira divertida e envolvente. Por exemplo, se você está lidando com um assunto complexo ou que pode ser cansativo, é uma boa ideia usá-los para compartilhar informações.

 

Fluxogramas, cronogramas e mapas mentais, entre outros tipos de gráficos, são ótimos para isso.

 

 

Como no exemplo abaixo, os infográficos usam recursos visuais para comunicar informações de maneira clara e rápida, destacando os pontos principais e guiando o leitor com o uso de cores e com a organização dos tópicos na página. Em resumo, você pode usar a esses recursos para:

 

  • Engajar com o seu público;
  • Comunicar informações complexas;
  • Contar uma história e transmitir emoção;
  • Simplificar informações;
  • Comunicar impacto de dados.

 

4- Estudos de caso

Você resolveu um problema para um cliente ou o ajudou a alcançar seus objetivos? É hora de mostrar ao público, e uma das maneiras mais eficazes de fazer isso e capturar leads no processo é escrevendo um estudo de caso.

 

Os estudos de caso são uma ótima maneira de demonstrar sua experiência. Eles servem como prova social eficaz, inspirando clientes em potencial a ter confiança em você e a entender o que você faz..

 

Portanto, se você tem uma história de sucesso para compartilhar, escreva um estudo de caso convincente que forneça informações básicas sobre o cliente, destaque seu desafio e mostre como sua empresa o ajudou a superá-lo.

 

Um estudo de caso é um método para entender melhor um tema ou processo e envolve pesquisas aprofundadas e que resultam em histórias sobre como você ajudou uma pessoa ou empresa a atingir seus objetivos.

 

5- Quizzes

Um ímã de leads não precisa ser apenas educacional ou informativo, ele também pode ser interativo. Uma dessas opções é um questionário para que o usuário interaja com o seu conteúdo.

 

Eles são divertidos, envolventes e ajudam a manter o leitor engajado até o fim. Além do mais, eles também ajudam na segmentação de clientes, tornando mais fácil otimizar a sua lista de e-mail e enviar comunicações mais direcionadas.

 

A chave para criar um questionário de alta conversão é basear-se em um ponto específico ou desafio. Use recursos visuais para torná-lo atraente e oferecer uma proposta de valor forte (além dos resultados do questionário), como um recurso gratuito que resulte em uma alta taxa de conversão.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Conclusão

Sim, não é fácil converter visitantes do site em leads, mas um conteúdo focado na geração de leads com uma proposta de valor forte pode ajudá-lo a se aproximar desse objetivo.

 

Além do mais, você não precisa de um grande orçamento ou recursos extras para isso. Você só precisa se concentrar em criar conteúdos que sejam valiosos ou interessantes para o seu público-alvo, dando-lhes um motivo para interagir mais e compartilhar seus endereços de e-mail.

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIne YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais