Ser bem-sucedido nas vendas online é o sonho de todo empreendedor. Afinal de contas, apenas no ano de 2022 o e-commerce brasileiro atingiu o valor de faturamento recorde de R$ 262 bilhões.

Esse é o maior número já registrado em toda história do varejo digital, o que apenas demonstra que o sonho de fazer parte desse mercado que, só cresce a cada ano que passa, pode se concretizar.

Entretanto, se engana quem pensa que é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, é repleta de desafios. Por sorte, você não vai precisar fazer tudo sozinho.

Você pode contar com a ajuda de diversas ferramentas e serviços, entretanto nenhum deles vai ser tão benéfico e agregador quanto o hub de integração.

Por isso, no artigo de hoje você vai entender de uma vez por todas quando é o momento certo para contratar um para o seu negócio e como escolher esse parceiro de forma mais assertiva.

 

O que é um hub de integração?

Podemos definir hub de integração como uma ferramenta de otimização, centralização e conexão com marketplaces, pois ele absorve todos os dados do seu negócio em um único lugar, fazendo o gerenciamento do estoque, anúncios, números, cadastramento e logística de produtos, além de, em alguns casos, das notas fiscais.

Ele permite que você anuncie seus produtos em vários canais de venda ao mesmo tempo, podendo administrar absolutamente tudo a partir de uma única aba.

Como escolher um hub para seu negócio

Com a expansão do varejo digital, cada vez mais ferramentas deste tipo foram surgindo, fazendo com que haja, hoje em dia, uma variedade de opções no mercado de aplicativos que prometem trazer absolutamente tudo que o empreendedor digital necessita.

Agora que você já sabe o que esse software faz, vamos te mostrar quais são as características de um bom hub de integração.

 

Quantidade de integrações com marketplaces

Geralmente é por esse motivo que tantos lojistas buscam um hub, justamente pela chance de ter sua loja e produtos presente em múltiplos canais, fazendo com que seus anúncios ganhem muito mais visibilidade.

Antes de qualquer coisa, analise se o hub possui integração com os marketplaces que você já anuncia ou que tem algum interesse em começar a vender. Nesse sentido, quanto mais canais, melhor!

Também é importante verificar a quantidade de integrações gerais que a ferramenta tem, incluindo plataformas de e-commerce, ERPs e serviços logísticos. Ter todo esse arsenal de possibilidades e aplicativos dá segurança para que você otimize a sua operação.

 

Suporte robusto

Existem aplicações que prometem muito e não entregam praticamente nada. Além disso, não adianta de nada o hub ter muitas funcionalidades, mas não oferecer suporte adequado.

No final das contas, isso pode se traduzir em diversos problemas, principalmente até aprender a utilizar a ferramenta de modo pleno.

Ainda assim, até mesmo os melhores e mais famosos integradores podem falhar ou passar por instabilidades, no entanto o modo como isso vai ser conduzido vai fazer toda a diferença.

Já imaginou ter um erro no seu estoque e, ao contatar o sistema, se deparar com o absoluto silêncio. O suporte é muito importante.

 

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Quais vantagens o sistema oferece

Quando falamos que o hub de integração traz automatização e outros benefícios, estamos se referindo justamente às aplicações que existem dentro do software.

É igual o caso da integração com marketplaces, quanto mais tiver, melhor. Mas nesse caso é importante analisar também a qualidade e impacto dessas funcionalidades na sua operação.

Ferramentas que auxiliam na criação de anúncios, ofertas e estratégias de venda, como por exemplo kit de produto são sempre bem-vindas.

Mas além daqueles voltadas diretamente para performance, existe também algumas com foco na operação, como:

  • Faturador de Nota Fiscal;
  • Relatório de vendas em tempo real;
  • Monitoramento das etapas de expedição;
  • Calculadora de preço.

 

Custo-benefício para o seu empreendimento

A grande pergunta que paira sobre a sua mente agora é: Quanto isso vai custar para o meu negócio?

A verdade é que existem diferentes formas de cobrança que essas ferramentas aplicam, sendo as mais utilizadas em específico 3:

  1. Uma taxa fixa dívida em planos que pode ser paga de forma anual ou mensal;
  2. Porcentagem em cima das suas vendas em período determinado;
  3. Taxa por cada venda efetuada pela sua loja.

 

Claro que cada modelo deve ser analisado de forma mais profunda, porém a opção 2 e 3 são considerados não tão benéficas para quem não possui um fluxo de caixa tão bem estabelecido e só possui os marketplaces como principal renda.

Afinal de contas, junto a comissão do canal de venda mais o futuro custo do hub, o faturamento final por produto vendido pode ser baixo.

 

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Quando contratar um Hub de Integração

Não há um momento 100% correto para fechar uma parceria desse tipo com o seu negócio. Existem empreendedores que vão utilizar no começo com o intuito de agilizar o crescimento da loja e outros após algum tempo, como uma forma de evolução para superar a estagnação.

De qualquer forma, o hub de integração vai trazer uma otimização para sua operação e um fluxo de visibilidade para seu anúncio.

Seguindo todos os passos que listamos ao longo deste artigo, você vai conseguir encontrar a melhor ferramenta possível e no momento mais oportuno. Nesse caso, fica o convite para conhecer a Plugg.To, que é o hub de integração especializado em marketplaces.

São mais de 70 marketplaces disponíveis no catálogo, diversas funcionalidades e algumas exclusivas com grandes canais, como por exemplo Amazon e Mercado Livre, além de um faturador de Notas Fiscais nativo.

 

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