Para quem tem vontade de ser empreendedor é importante estar por dentro de todas as novidades e tendências de negócio.

Porque mais eficiente do que tentar repetir o sucesso de outros empresários, é estudar suas ideias e escolher estratégias inovadoras que te farão se destacar no mercado, seja ela qual for.

Afinal, decidir investir em seu próprio negócio, mas não ter ideia do que fazer é extremamente comum.

Continue lendo e descubra agora as principais tendências de negócios para empreender no ano de 2022.

 

Novos empreendedores

No Brasil o movimento de empregados que se tornam empregadores só cresce.

Conforme o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revelou a abertura de 310.543 novos negócios em novembro de 2021.

Os dados representam um aumento de 6,3% comparado ao mesmo período de 2020, quando o índice registrou 292.268 empresas criadas. Segundo o índice, o segmento de Indústrias teve o melhor desempenho, com alta de 25,7%.

Os empreendimentos do setor Comercial cresceram 11,8% enquanto os de Serviços apenas 1,2%.

De maneira geral, foram cerca de 581 mil novas empresas, o número não é tão alto desde 2010.

Mais empresas no mercado significa mais concorrência, por isso a importância de estar atento as estratégias que estão funcionando no momento.

O primeiro passo, e você já deve saber, é sentar e desenvolver um plano de negócios.

Todas as questões mais relevantes, como o capital disponível para investir no negócio, viabilidade da ideia e possíveis investidores, são essenciais para dar o pontapé inicial que seu negócio precisa.

 

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Tendências de negócios

A primeira dica é não ter pressa, no mundo dos negócios ela só irá te atrapalhar.

É importante analisar suas ideias com calma e sempre visando a longevidade do seu empreendimento, deixe tudo que for “da moda” de lado.

Conforme o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as atividades mais promissoras são aquelas que agregam valor e economia ao consumidor, além de atender às suas necessidades básicas.

Vamos mostrar agora alguns exemplos:

 

Brechós

O comércio de roupas usadas têm crescido muito nos últimos tempos.

A venda de peças exclusivas e únicas por um preço muito mais acessível do que as lojas estão virando tendência, além de que as pessoas estão perdendo o preconceito com as roupas usadas.

Esse segmento ainda se mostra muito forte na internet, que tal um brechó online?

Ainda é possível ir além, quem sabe fazer uma parceria com algum digital influencer para gerar mais visibilidade para seu brechó, as possibilidades são as mais diversas!

 

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Serviços voltados a animais de estimação

O mercado de produtos e serviços para os bichinhos de estimação fatura em torno de R$20 bilhões por ano no Brasil.

Investir nesse segmento se mantém como uma tendência promissora de negócio, mesmo que você não tenha uma ideia inovadora para apresentar.

 

Entrega de alimento

Sem dúvidas o ramo de alimentação foi um dos que mais se expandiu ao longo deste e do ano passado.

Com o crescimento de pessoas adotando o modelo de trabalho home office, a necessidade por restaurantes que fazem entregas cresceu muito nos últimos meses, e não há dúvidas de que essa evolução continuará acontecendo durante 2022.

Portanto, o delivery de alimentos sem dúvidas segue sendo uma tendência forte para este ano.

 

 

Produtos naturais

O público também está mais exigente quando o assunto é alimentação. Os benefícios de uma rotina mais saudável se reflete em nossa saúde, a curto e longo prazo.

É um segmento muito amplo, em que você pode focar tanto no público mais fitness, quanto naquelas pessoas com alguma restrição alimentar, como os alérgicos a glúten.

 

Consultoria a distância

Muitas pessoas visam empreender ou melhorar suas competências profissionais e verbais.

Então, porque não utilizar o universo online para realizar essas ações e compartilhar os seus conhecimentos?

Utilizando estratégias de marketing digital para pequenas empresas corretamente e sabendo em quais canais divulgar seus serviços, as chances de êxito são ainda maiores.

 

Farmácia

Á área da saúde presta um serviço essencial para as pessoas e atualmente o setor vem encontrando no ambiente virtual um excelente aliado.

Seja uma farmácia pequena, seja de porte médio, ter um site para vender os seus produtos certamente ajudarão a levantar o faturamento da sua empresa.

Além disso, com uma boa campanha de divulgação, você pode inclusive alcançar novos consumidores em áreas mais afastadas da localização do seu comércio.

Portanto, para os empresários que estão buscando investir em uma área rentável, a farmácia segue em tendência e pode ser uma ótima opção.

 

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Transportadoras

Considerando que cada dia que passa surge uma nova loja virtual, ter quem faça a entrega dos produtos oferecidos também é algo fundamental e acabou criando uma demanda bem maior do que a vista há alguns anos.

Para os donos de transportadoras, estar nos ambientes virtuais pode ser uma maneira eficiente não apenas de fechar parcerias com outros empresários, mas também de conseguir atender alguns clientes que precisam realizar movimentações de itens pequenos em curtas distâncias.

 

Cursos EAD

Com toda onda de isolamento social, diversas pessoas estão buscando investir cada vez em educação, seja buscando um novo diploma da faculdade, com cursos de idioma, e até mesmo complementando conhecimentos em áreas específicas.

Dentre as áreas de curso tendências para esse ano estão:

  • Marketing;
  • Auto-ajuda;
  • Beleza (moda e maquiagem);
  • Apresentação pessoal, etc.

 

Para os empreendedores donos de escola, a opção virtual despontou ainda mais como a promessa de algo que deve se manter em crescimento no futuro.

Essas são algumas ideias de nichos em você pode investir no ano de 2022, pesquise, entenda suas necessidades e objetivos e não tenha medo de se jogar na carreira de empreendedor. Boa sorte!

Esse conteúdo foi escrito pela Jacqueline, colaboradora do portal www.maisresultados.com.br

 

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