Uma das melhores ferramentas atuais para alcançar o sucesso com o seu público é o Instagram. Ele gera um relacionamento próximo com os clientes e possibilita uma ótima variedade de estratégias de Marketing Digital.

 

O Instagram já conta com mais de 600 milhões de usuários ativos por mês, de acordo com dados fornecidos pela própria plataforma. Sendo a 2ª rede social mais utilizada no Brasil, ficando atrás apenas do Facebook.

 

Além disso, o aplicativo de compartilhamento de fotos vem trazendo novidades com mais recursos para seus usuários.

Em 2016, a rede lançou o Instagram Stories, que possibilita que os usuários compartilhem os seus momentos com fotos e vídeos de no máximo 10 segundos, personalizando-os com textos, emojis e desenhos feitos à mão. E, assim como o Snapchat, as publicações ficam no ar por apenas 24 horas.

 

O Instagram também lançou o “conta para negócios”, possibilitando que empresas criem perfis comerciais. Assim, são disponibilizadas informações sobre quais publicações tiveram mais engajamento entre os seguidores e outros dados importantes para análises.

 

Com tanto sucesso, as empresas começaram a utilizar cada vez mais a ferramenta para aumentar as suas vendas e a sua visibilidade. E um dos grandes objetivos dessas marcas é, com certeza, aumentar o seu número de seguidores.

 

Para isso, vamos te ensinar a ganhar seguidores no Instagram e a bombar o seu perfil. Confira:

Aprenda com a concorrência

Principalmente para quem está começando, é fundamental dar uma conferida no que outras empresas do mesmo segmento tem postado e como utilizam o Instagram de forma geral.

 

Essa é uma ótima forma de você pegar ideias do que tem dado certo e, claro, analisar o que não deve ser feito de jeito nenhum no seu perfil.

 

Não estamos falando aqui que você deve imitar uma outra empresa — a originalidade é também muito importante no processo de conquista de seguidores!

 

Mas você pode se informar e aprender boas estratégias com outros perfis, adequando e aprimorando para a sua marca.

 

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Utilize hashtags

As hashtags já são uma expressão bem comum entre os usuários nas redes sociais.

 

Elas são aquelas palavras-chave antecedidas pelo símbolo popularmente conhecido como jogo da velha (#) e servem para categorizar o conteúdo de uma publicação.

 

As hashtags criadas são transformadas automaticamente em hiperlinks. Assim, quando uma pessoa clica naquela palavra, é realizada uma pesquisa automática mostrando todos os posts feitos por outras pessoas que também adicionaram aquela hashtag.

 

É uma forma de criar uma interação com outros usuários que estão interessados no assunto que foi publicado por você.

 

Para utilizá-las, é simples: basta inserir o jogo da velha (#) antes da palavra-chave. Os espaços não são identificados, portanto, é preciso escrever todas as palavras juntas.

 

Vamos imaginar que você tenha uma loja de roupas e postou um look como uma calça jeans de cintura alta. As hashtags que poderiam ser utilizadas são:

 

  • #calçadecinturaalta;
  • #calçajeans;
  • #cinturalta;
  • e por aí vai.

 

Dessa forma, se uma pessoa estiver procurando um produto ou um assunto com essas especificações, é provável que sua loja seja vista durante essa pesquisa.

Crie parcerias e faça sorteios

Faça parcerias com outros usuários do Instagram que tenham seguidores de acordo com a sua Persona. Vocês podem trocar divulgações ou fazer sorteios.

 

Nos sorteios, você pode escolher um produto ou um serviço da sua marca para presentear o ganhador e determinar uma regra na qual, para participar, os usuários devem seguir ambos os perfis (da sua empresa e do perfil parceiro) e marcar mais amigos na publicação do sorteio.

 

É interessante que essas parcerias sejam feitas com usuários que possuam um grande número de seguidores e tenham relação com o nicho do seu negócio.

Invista em um digital influencer

Um digital influencer nada mais é do que uma pessoa que influencia outras digitalmente por meio das redes sociais. Alguns deles são bem conhecidos, como Hugo Gloss e Gabriela Pugliese.

 

Geralmente, você pode contatar um digital influencer pelo próprio Instagram. Cada um tem uma proposta e um preço para fazer as divulgações. É claro que, quanto mais conhecido e com mais seguidores, o investimento tende a ser maior.

 

Mas há alguns deles que topam fazer com valores bem acessíveis, como uma espécie de parceria, na qual você fornece um produto ou um serviço da sua empresa e, em troca, ele divulga seu perfil.

 

Mas, antes de sair por aí fechando parcerias com qualquer um, é fundamental analisar se o digital influencer tem relação com a sua empresa e com o seu público-alvo.

 

De nada adianta contratar uma pessoa que nunca praticou atividade física se você tem um negócio de roupas fitness, por exemplo.

 

Outro ponto que deve ser observado é se os seguidores do perfil são verdadeiros. Isso porque algumas pessoas compram seguidores.

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Fique atento ao que você publica

As publicações são a peça-chave para atrair mais usuários e, principalmente, são elas que vão fazer com que seus seguidores continuem te acompanhando.

 

Por causa disso, é fundamental que as postagens tenham qualidade e realmente sejam interessantes para o seu público.

 

Há várias maneiras de deixar as publicações mais atrativas. Veja algumas dicas:

 

  • poste fotos com qualidade: faça imagens com bom ângulo e boa iluminação. O Instagram possui alguns filtros que podem te ajudar nesse momento. Além disso, há diversos aplicativos que tem uma série de truques e funcionalidades para você editar as suas fotos;
  • faça vídeos: o Instagram também permite que sejam postados vídeos, que podem ser de até 1 minuto de duração. Faça vídeos rápidos mostrando o modo de uso de um produto, por exemplo;
  • publique conteúdo exclusivo: há muitas imagens e vídeos engraçados e criativos que podem ser copiados e postados no seu perfil. Mas não deixe de fazer posts originais com conteúdo exclusivo;
  • fotos de clientes: peça fotos dos seus clientes utilizando os produtos;
  • faça um post de “complete a frase”: publique um pequeno texto para que os seguidores completem a frase. Por exemplo: se você tem uma loja de produtos alimentícios saudáveis, peça para eles completarem a seguinte frase: “Eu preciso de _____ após a academia”.

Tenha frequência nas publicações

Quanto mais você postar, mais chances terá de ser visto, tanto pelos seus seguidores, quanto pelos outros usuários do Instagram.

 

Mas é claro que você não deve exagerar e fazer uma enxurrada de publicações, pois isso vai gerar o efeito contrário. As pessoas poderão parar de te seguir. O ideal é que se faça 1 ou 2 posts diários.

 

É imprescindível que você analise o melhor horário para fazer uma publicação. Assim como outras redes sociais, há dias e horários de pico, ou seja, períodos em que os usuários estão mais ativos na ferramenta.

 

Nos perfis comerciais, essas informações podem ser vistas no insights, na parte de seguidores, que mostra um gráfico com a média de acesso dos dias e dos horários que o aplicativo é mais acessado.

Interaja com os seus seguidores

Como você já sabe, além de conseguir seguidores, é preciso também mantê-los. Para isso, é importante que você seja sempre solícito e interaja com eles:

 

  • curta e comente as fotos dos seus seguidores;
  • curta os comentários que eles vierem a fazer nas suas fotos;
  • não deixe de responder às dúvidas dos seus seguidores nos comentários de alguma publicação;
  • não se esqueça também de acompanhar e responder os directs rapidamente.

Monitore os seus resultados

Um dos grandes benefícios em ter um perfil comercial no Instagram é a possibilidade de monitorar os resultados.

 

Assim, você pode analisar se as suas ações estão trazendo bons resultados, aprimorar as estratégias que estão dando certo e melhorar o que não está trazendo o retorno esperado, dando um direcionamento de quais devem ser os seus próximos passos.

 

Abaixo, explicamos um pouco sobre algumas métricas que o Instagram disponibiliza:

 

  • impressões: o número total de vezes que todas as suas publicações foram vistas;
  • alcance: o número de contas únicas que viram qualquer uma de suas publicações;
  • visualizações do perfil: o número de vezes que seu perfil foi visualizado;
  • cliques em e-mail: o número de toques para enviar um e-mail para sua empresa;
  • seguidores: o tempo médio que os seus seguidores ficam no Instagram em um dia típico.

Anuncie no Instagram

Você já deve ter visto algumas publicações que aparecem no seu feed, de perfis que você não segue, e geralmente trazem um post que tem relação com os seus gostos e com o seu estilo de vida.

 

Isso é possível com o Instagram Ads, a plataforma de anúncios do Instagram.

 

Os posts patrocinados são pagos, mas não tem um custo alto e você pode escolher o quanto deseja investir. Além disso, você tem disponível todas as opções de foto, vídeo, anúncio ou mesmo a opção carrossel, que permite inserir várias imagens em uma mesma publicação.

 

É possível, também, determinar qual é o seu objetivo com os anúncios, tais como:

 

  • impulsionar as suas publicações;
  • enviar as pessoas para um destino dentro ou fora do Facebook;
  • aumentar conversões no site;
  • e obter visualizações de vídeo.

 

Sem contar que você pode segmentar o tipo de público que deverá receber o anúncio, definindo características como idade, região, interesses etc. Dessa forma, você alcançará o público que tem mais chances de seguir o seu perfil e que mais interessa para a sua empresa.

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

 

Agora que você já sabe como ganhar mais seguidores no Instagram, que tal aprender a vender nessa rede social? Confira este post!

 

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Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content.

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