Um dos principais desafios das agências é manter os recursos para dar continuidade às suas atividades. Daí a necessidade de adotar, no setor financeiro, uma precificação adequada e modelos de cobrança eficientes. Um deles é o fee mensal, que tem se mostrado muito interessante para os dois lados, agência e cliente.

 

Neste post, vamos apresentar o conceito, as vantagens e outras informações sobre o tema. Acompanhe!

A importância do fee mensal

O fee mensal é um tipo de cobrança feita pelas agências de publicidade que inclui um determinado número de serviços por um valor fixo durante o período do contrato. Essa remuneração é calculada com base na análise de serviços prestados e dos valores praticados, levando em conta as horas de trabalho, insumos e demais encargos que possam estar envolvidos no trabalho.

 

Esse modelo de negócio assegura, para a agência, um montante para o pagamento dos colaboradores, aquisição de materiais, investimentos em ferramentas e o que mais for necessário para o bom funcionamento do negócio.

As vantagens desse modelo de cobrança

Além da segurança para as agências e os clientes, o fee mensal traz uma série de vantagens e, dentre elas, podemos destacar as seguintes:

Diferencial para os clientes

Quando uma empresa contrata uma agência pelo regime de fee mensal tem a praticidade de ser atendido sem precisar fazer orçamentos para cada campanha ou peça publicitária. Há um estreitamento na relação, permitindo que a agência conheça a fundo seu cliente, suas necessidades de comunicação e preferências. Por isso, as campanhas geram resultados mais eficazes e rápidos.

 

Dessa forma, o ciclo de comunicação que não fecha quando é feito apenas um serviço. Ele é um contínuo, capaz de aumentar o aprendizado e garantir um padrão para os clientes.

Possibilidade de elaborar uma estratégia para médio prazo ou longo prazo

Com um contrato mais longo e com a certeza de que serão injetados mais recursos, é possível definir uma estratégia longa, tanto para o cliente, quanto para os projetos internos da agência. Ela pode, por exemplo:

 

  • definir um calendário de ações e campanhas;
  • agendar a compra de espaços publicitários;
  • criar campanhas que durarão mais tempo;
  • planejar a compra e/ou uso de ferramentas específicas;
  • otimizar o fluxo de trabalho.

Em linhas gerais, ter clientes vinculados a médio e longo prazo permitirá um gerenciamento mais eficiente, o que trará mais organização para a agência. Essa característica vai permitir uma avaliação constante nos processos internos e externos, além de melhoria contínua e a possibilidade de acompanhar de perto os avanços.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

Garantia de renda recorrente

A renda recorrente traz mais solidez para o negócio, facilitando a gestão do caixa e a aplicação dos recursos. A empresa saberá quanto vai receber, mantendo o faturamento positivo, podendo também se antecipar a períodos em que há menores ganhos.

Não basta apenas cobrar fee mensal

Para manter a lucratividade, é importante contar com uma precificação que mantenha o negócio. Também é fundamental avaliar a possibilidade de adicionar serviços gráficos que tenham impacto significativo no faturamento. A agência pode até oferecer descontos e construir parcerias com gráficas e demais fornecedores para conseguir bons resultados para todos os envolvidos.

 

Neste post, foram apresentados os benefícios do fee mensal. Contudo, os gestores precisam entender que não basta apenas adotá-lo. As finanças devem ser acompanhadas de perto e, se necessário, o modelo pode ser aperfeiçoado conforme as necessidades do empreendimento e dos clientes.

 

Para saber mais sobre a precificação leia este post que traz informações essenciais para estabelecer os preços adequados para seus serviços.

 

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