fbpx

Fee Mensal: a importância desse tipo monetização para sua agência

Um dos principais desafios das agências é manter os recursos para dar continuidade às suas atividades. Daí a necessidade de adotar, no setor financeiro, uma precificação adequada e modelos de cobrança eficientes. Um deles é o fee mensal, que tem se mostrado muito interessante para os dois lados, agência e cliente.

 

Neste post, vamos apresentar o conceito, as vantagens e outras informações sobre o tema. Acompanhe!

A importância do fee mensal

O fee mensal é um tipo de cobrança feita pelas agências de publicidade que inclui um determinado número de serviços por um valor fixo durante o período do contrato. Essa remuneração é calculada com base na análise de serviços prestados e dos valores praticados, levando em conta as horas de trabalho, insumos e demais encargos que possam estar envolvidos no trabalho.

 

Esse modelo de negócio assegura, para a agência, um montante para o pagamento dos colaboradores, aquisição de materiais, investimentos em ferramentas e o que mais for necessário para o bom funcionamento do negócio.

As vantagens desse modelo de cobrança

Além da segurança para as agências e os clientes, o fee mensal traz uma série de vantagens e, dentre elas, podemos destacar as seguintes:

Diferencial para os clientes

Quando uma empresa contrata uma agência pelo regime de fee mensal tem a praticidade de ser atendido sem precisar fazer orçamentos para cada campanha ou peça publicitária. Há um estreitamento na relação, permitindo que a agência conheça a fundo seu cliente, suas necessidades de comunicação e preferências. Por isso, as campanhas geram resultados mais eficazes e rápidos.

 

Dessa forma, o ciclo de comunicação que não fecha quando é feito apenas um serviço. Ele é um contínuo, capaz de aumentar o aprendizado e garantir um padrão para os clientes.

Possibilidade de elaborar uma estratégia para médio prazo ou longo prazo

Com um contrato mais longo e com a certeza de que serão injetados mais recursos, é possível definir uma estratégia longa, tanto para o cliente, quanto para os projetos internos da agência. Ela pode, por exemplo:

 

  • definir um calendário de ações e campanhas;
  • agendar a compra de espaços publicitários;
  • criar campanhas que durarão mais tempo;
  • planejar a compra e/ou uso de ferramentas específicas;
  • otimizar o fluxo de trabalho.

Em linhas gerais, ter clientes vinculados a médio e longo prazo permitirá um gerenciamento mais eficiente, o que trará mais organização para a agência. Essa característica vai permitir uma avaliação constante nos processos internos e externos, além de melhoria contínua e a possibilidade de acompanhar de perto os avanços.

Garantia de renda recorrente

A renda recorrente traz mais solidez para o negócio, facilitando a gestão do caixa e a aplicação dos recursos. A empresa saberá quanto vai receber, mantendo o faturamento positivo, podendo também se antecipar a períodos em que há menores ganhos.

Não basta apenas cobrar fee mensal

Para manter a lucratividade, é importante contar com uma precificação que mantenha o negócio. Também é fundamental avaliar a possibilidade de adicionar serviços gráficos que tenham impacto significativo no faturamento. A agência pode até oferecer descontos e construir parcerias com gráficas e demais fornecedores para conseguir bons resultados para todos os envolvidos.

 

Neste post, foram apresentados os benefícios do fee mensal. Contudo, os gestores precisam entender que não basta apenas adotá-lo. As finanças devem ser acompanhadas de perto e, se necessário, o modelo pode ser aperfeiçoado conforme as necessidades do empreendimento e dos clientes.

 

Para saber mais sobre a precificação leia este post que traz informações essenciais para estabelecer os preços adequados para seus serviços.

Powered by Rock Convert


Comentários

Comentários

Avatar
Sou gestora do time de Sucesso do Cliente na iSET e meu maior desejo é te ajudar a entender o universo do e-commerce de forma descomplicada!
Post criado 47

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo